Autodesk oferece softwares na nuvem a preços reduzidos

Postado em: 25 / 11 / 2015

Usuários utilizam softwares  Autodesk disponibilizados por assinatura online e na nuvem

Em material de divulgação usuários utilizam softwares Autodesk adquiridos por assinatura online e na nuvem

Maria Edicy Moreira

Se você é daqueles que sempre sonhou usar os softwares da Autodesk, mas fica só com a vontade por não tem dinheiro para compra-los ou surfa na onda das cópias piratas, agora tem motivos para comemorar. A partir deste mês (novembro de 2015) a Autodesk começa a disponibilizar toda a sua linha de produtos na nuvem para compra exclusivamente por assinatura online, Desktop Subscription.

Marcelo Landi, presidente da Autodesk Brasil, disse que inicialmente a E-Store da companhia tinha como objetivo popularizar apenas os softwares voltados ao mercado VSB (Very Small Business) empresas muito pequenas com menos de 4 funcionários. Agora, devido ao amadurecimento desse canal, que começou a operar há dois anos, e o aprofundamento das crises econômica e política no Brasil, a Autodesk decidiu antecipar a descontinuação completa das licenças perpétuas para 31 de janeiro de 2016. O prazo previsto anteriormente era 31 de julho de 2016.

Marcelo Landi: Um programa de assinaturas flexível vai facilitar a vida dos clientes

Marcelo Landi: Um programa de assinaturas flexível e preços menores vai facilitar a vida dos clientes

Assim a partir do dia 1º de fevereiro de 2016 todos os produtos Autodesk estarão disponíveis na nuvem e só poderão ser adquiridos por assinatura com boa flexibilidade em relação aos prazos que o usuário poderá licenciar. A assinatura poderá ser feita pela E-Store ou por intermédio das revendas Autodesk. Landi disse que o Brasil será o primeiro país a acabar com todas as licenças perpétuas.

Segundo ele, a Autodesk decidiu antecipar o fim das licenças perpétuas porque o Brasil vive momento de crises econômica e política e a oferta dos softwares via nuvem, com um programa de assinaturas flexível vai facilitar a vida dos clientes, principalmente os pequenos, que trabalham com projetos sazonais ou de curto prazo. “Com a nova modalidade de licenciamento eles terão facilidades para assinar os softwares pelo tempo que necessitarem e por valores bem menores do que pagariam pelas licenças perpétuas”.

Para reforçar seu comprometimento com o mercado local e adequar seu portfolio ao momento difícil pelo qual passa o pais, a Autodesk fez uma revisão de preços em toda a lista de softwares reduzindo os valores em percentuais que variam de 20% e 45%. A promoção durará por três meses para alguns produtos e outros irão permanecer com preços reduzidos por mais tempo.

Veja no vídeo acima como a assinatura online e os softwares na nuvem mudam a vida dos usuários

Com softwares disponíveis na nuvem e a assinatura online os usuários terão outros benefícios como a flexibilidade de poder usar os softwares em diferentes computadores e dispositivos móveis em qualquer lugar e mais facilidade no gerenciamento das licenças. Pesando nas startups e empresas sensíveis a custos a Autodesk disponibilizou em sua E-Store a possibilidade de começar com a assinatura de um mês. “Essa modalidade é uma forma de continuar atendendo ao pequeno empreendedor que precisa fazer uso da tecnologia por um tempo curto, mas com a possibilidade de usar o que há de mais avançado para seu negócio”, afirma Landi.

O executivo reconhece que a Autodesk vai perder receita no 1º trimestre de 2016, mas vai aumentar o número de usuários e, depois desse período, a expectativa é voltar a crescer. “Nós estamos tendo uma diminuição de receita agora, mas no futuro vamos ter uma receita recorrente com novos usuários e uma previsão mais clara de quanto vamos faturar. A adoção da Desktop Subscription é totalmente gerenciada, não vai colocar a Autodesk no vermelho. É só um período de adaptação”, explica Landi.

O fim das licenças perpétuas é um bom negócio para os usuários e também para a Autodesk, pois alavanca as vendas da companhia e traz novos clientes. Landi contou que a companhia fez uma experiência na Nova Zelândia e Austrália com a oferta dos softwares na nuvem e substituição total das licenças perpétuas pela Desktop Subscription para o AutoCAD LT e as vendas aumentaram 50%.

Veja no vídeo acima os benefícios que os softwares Autodesk na nuvem trazem aos usuários

O novo papel das revendas

Com a adoção da Desktop Subscription, muita gente deve estar se perguntando se as revendas que se dedicavam à venda de licenças perpétuas vão perder suas funções e ficar no prejuízo. Porém, J. C. Yazbek, gerente de canal da Autodesk, explica que na realidade as atividades dessas empresas vão mudar e até ampliar. Elas não vão mais vender licenças perpétuas, mas vão oferecer consultoria aos clientes auxiliando na escolha dos softwares, na contratação das licenças por Desktop Subscription, na implantação dos softwares e treinamento dos usuários.

Marcio Pinto, gerente de marketing da Autodesk Brasil, diz que as assinaturas pela loja virtual não vão abalar os negócios das revendas porque apenas os clientes muito pequenos – aqueles que fazem freelance ou pequenos projetos próprios – vão comprar os softwares direto na E-Store da Autodesk e usa-los sem necessitar de apoio das revendas, e esses usuários deverão representar de 5% a 10% dos clientes. As empresas maiores vão continuar precisando da consultoria das revendas, que estarão muito presentes no dia a dia dos clientes ajudando a escolher e implantar os softwares, treinando os usuários e dando dicas para que eles possam explorar os softwares ao máximo.

Marcio Pinto: As revendas precisam trabalhar para que os usuários tenham um ciclo de adoção imediato

Marcio Pinto: As revendas terão de trabalhar para que os usuários tenham ciclo de adoção imediato

Segundo ele, o trabalho das revendas não será perseguir a base da pirâmide de usuários, mas a faixa intermediária na qual estão empresas com 5 ou mais usuários, que sempre vão depender do apoio das revendas, que deverão oferecer workshops e treinamento e dar toques sobre as tecnologias que o usuário pode explorar a mais, mostrando, por exemplo, que aquele software que ele usava só para criar modelos 3D pode ser usado também para simulações, ajudando a melhorar o design e a qualidade do produto final.

“As revendas precisam trabalhar para que os usuários tenham um ciclo de adoção imediato. Se ele fizer uma assinatura por três meses e não começar a produzir em 15 dias, ele não vai conseguir cumprir os prazos de seu projeto e pode mudar para um software do concorrente. Por isso, todo cliente da Autodesk tem que ser um caso de sucesso. Ele tem que assinar e sentir que valeu a pena, que teve retorno, que a ferramenta funciona e entrega o que ele precisa”, conclui Marcio Pinto.

Para saber mais sobre a nova modalidade de assinatura acesse:

http://www.autodesk.com.br/resellers/locate-a-reseller

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