Internet das Coisas transforma indústria da mineração

Postado em: 15 / 06 / 2016

Renato Carneiro, CEO S2

Renato Carneiro: Sensores ajudam a decidir

A Internet das Coisas (IoT) está transformando a indústria e, no segmento de mineração não é diferente. Ao levar conectividade, sensores e inteligência ao interior das minas, IoT abre diversas oportunidades para tornar o setor mais eficiente e seguro, como jamais visto.

“Já existem casos de sucesso nesse segmento, com soluções que envolvem comunicação, colaboração e data center adaptadas ao ambiente das minas, que permitiram quadruplicar a produção anual e reduzir os custos em US$ 2,5 milhões”, explica Renato Carneiro, presidente da 2S Inovações Tecnológicas, uma das pioneiras em prover soluções de Internet das Coisas para a mineração no país.

Além de reduzir custos e otimizar processos com a infraestrutura adequada, a IoT traz sensores, atuadores e conectividade à mineração, possibilitando o melhor planejamento, a programação das atividades de perfuração nas minas, a tomada de decisão em tempo real e o total controle da operação – da extração ao transporte.

“Esses sensores ajudam decidir rapidamente se é vantajoso ou não processar o minério, em vez dos demorados tradicionais testes da composição dos minérios. Dessa forma, estar mais perto da informação sobre esse processo proporciona um grande aumento de produtividade e redução de custos”, explica Carneiro.

s2-mineraçao

No passado, tudo o que acontecia no interior da mina era documentado em papel e analisado no dia seguinte no escritório. Hoje, é possível resolver um problema ou anomalia em tempo real no interior da mina. Por meio dos sensores é feita a identificação do ocorrido e, por videoconferência, os geólogos são acionados para interagir com os mineiros, dar coordenadas e acompanhar a execução dos procedimentos mais adequados.

“Tornar as coisas conectadas não as torna inteligentes, é necessário fazê-las interagir. E é aí que a Internet das Coisas faz diferença e se torna relevante para as cidades, os negócios e as pessoas”, diz Mirella Damaso Vieira, IoT business development manager da 2S Inovações Tecnológicas. A 2S combina as melhores soluções em Internet das Coisas para prover um projeto completo, neste caso: da extração ao transporte. Instalado em uma mineradora brasileira, a solução de transporte conectado, desenvolvida pela 2S, apresentando ganhos e produtividade, redução de perdas, de custos com acidentes de trabalho, manutenção e, principalmente, possibilitando a gestão e tomada de decisão em tempo real.

Mirela: Sistema conetado controla caminhões

Mirela: Sistema conetado controla caminhões

O projeto da 2S viabilizou a Internet para todas as áreas da mina e, a partir da conectividade, tablets são embarcados nos veículos para fornecer roteiro, mapas, frentes de carregamento e informações de manutenção. Por meio do tablet o condutor sinaliza o carregamento e descarregamento e aponta alguma irregularidade, interagindo com o supervisor da operação.

Mirella explica que ao obter total controle do transporte, o gestor administra filas de forma remota, reduzindo o tempo ocioso dos caminhões e otimizando as frentes de trabalho. A solução de transporte conectado trouxe à mineração mais controle na operação, reduzindo acidentes de trabalho. “Tudo sob uma infraestrutura apta a suportar essas aplicações e as novas demandas por IoT em toda a mineração”.

Para mais informações acesse: www.2s.com.br/iot

 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar