PTC anuncia Creo 3.0 e metas para a Internet das coisas

Postado em: 28 / 09 / 2014

Hélio Samora fala das estratégias da PTC para a IoT

Hélio Samora fala das estratégias da PTC para a Internet das Coisas nas indústrias de manufatura

Maria Edicy Moreira

Até alguns anos atrás a tarefa de desenvolver e colocar um novo produto no mercado se resumia ao design do produto em um software de CAD, alguns refinamentos de detalhes técnicos pela engenharia, vindo em seguida a fabricação e a venda do produto e ponto final. Era hora de pensar em um novo produto e esquecer aquele, cuja preocupação agora era apenas vende-lo.

Depois surgiram os sistemas PLM (Product Lifecycle Management) que chegaram com a proposta de controlar todo o ciclo de vida do produto, desde a sua concepção até a retirada do mercado. Em seguida surgiram as soluções de gerenciamento de serviços durante o clico de vida do produto levando em conta processos de manutenção, reposição de peças, logística de componentes etc. Agora é a vez de as infinitas possibilidades de conectividade proporcionadas pela Internet, seja por meio dos computadores, dispositivos móveis ou equipamentos industriais, trazerem mais uma revolução nos segmentos de concepção, fabricação e venda de produtos.

As mudanças são tão rápidas e inesperadas que é preciso inventar novas terminologias para definir as novas aplicações da Internet. Uma dessas novas terminologias se chama Internet das Coisas (IoT). De acordo com estimativas do McKinsey Global Institute, este novo jeito de usar a Internet deverá movimentar $ 6,2 trilhões até 2025 e, 100% dos fabricantes de produtos com conexão pela Internet deverão oferecer aplicativos baseados na IoT. O McKinsey Global Institute estima também que até o final de 2020, haverá aproximadamente 50 bilhões de dispositivos conectados pela Internet.

Entenda a Internet das Coisas e como ela irá mudar o uso dos produtos e equipamentos (vídeo PTC)

 

O salto tecnológico da Internet e das “coisas” que estão a sua volta promete evoluir a uma velocidade cada vez maior e não deixar pedra sobre pedra tanto no que se refere às comunicações entre pessoas ou empresas quanto nos processos industriais de desenvolvimento, fabricação, venda e manutenção de produtos.

É por isso, que os desenvolvedores de softwares para as indústrias de manufatura e serviços como a PTC já estão, discutindo com as indústrias esse novo panorama de conectividade e se movimentando para oferecer a eles soluções que lhes permitam desenvolver essa nova geração de produtos capazes de explorar a IoT seja para o uso pessoal, corporativo e até no chão de fábrica.

Durante o PTC Technology Day, realizado em São Paulo, no dia 09 de setembro de 2014, o vice-presidente da PTC para a América Latina, Hélio Samora, disse que hoje alguns produtos já integram sistemas complexos que combinam processadores, sensores, softwares e interfaces, possibilitando sua conexão entre si e com a Internet. Um exemplo são algumas máquinas de chão de fábrica capazes de informar ao departamento de manutenção sobre o desgaste de uma peça, alteração de temperatura, ou outro fator que afete o seu desempenho, possibilitando fazer uma manutenção preventiva.

Porém, isso é só o começo do que promete a IoT e, para aplicar essa nova tecnologia em sua plenitude, será preciso mudar totalmente a maneira como as máquinas e os produtos serão projetados e o tipo de serviço que os fabricantes deverão oferecer aos consumidores.

Rafael de Carvalho Leite, da Embraer, fala da implantação das soluções PTC e benefícios alcançados

Rafael de Carvalho Leite, da Embraer, fala da implantação das soluções PTC e benefícios alcançados

Hélio Samora disse que as transformações trazidas pela IoT, que possibilita a criação de produtos ainda mais inteligentes e conectados, levará as indústrias de manufatura a adotar modelos de negócios inteiramente novos e, para aproveitar essa nova onda de oportunidades. As indústrias terão ainda de repensar não só a forma como seus produtos são criados, fabricados e vendidos, mas também como serão operados e mantidos.

O vice-presidente do segmento de SLM da PTC/USA, Lee Smith, destacou a importância dos serviços dentro desse novo cenário de conectividade. Durante sua palestra “Transforming Service for Competitive Advantage”, ele disse que as transformações trazidas pela IoT tornarão os serviços e seu correto gerenciamento vitais para garantir a otimização dos processos e das tecnologias envolvidas para os consumidores.

Rafael de Carvalho Ferreira Leite, gerente das áreas de engenharia, planejamento e preços de peças de reposição da aviação executiva da Embraer falou sobre “Os desafios do gerenciamento de Service Parts no Segmento Aeronáutico” destacando o uso do PTC Servigistics para viabilizar e otimizar o serviço de atendimento das ordens de peças de reposição, além de aumentar o valor dos serviços entregues aos clientes da Embraer.

Executivos da PTC/USA (dir.p/esq.): Fred Hehl, Bradley Rhoton, Lee Smith, JJ Trahan e Paul Sagar

Executivos da PTC/USA (dir.p/esq.): Fred Hehl, Bradley Rhoton, Lee Smith, JJ Trahan e Paul Sagar

O sucesso do PTC Technology Day e dos negócios da PTC no Brasil vem conquistando cada vez mais o apoio da matriz nos Estados Unidos que neste ano enviou diversos executivos para apresentar palestras e interagir com os clientes brasileiros. Veja na foto acima, da esquerda para a direita e em ordem crescente:

1 Fred Hehl, VP para as Américas

2 Bradley Rhoton, gerente de marketing para SLM

3 Lee Smith, VP do segmento de SLM

4 JJ Trahan, VP de vendas

5 Paul Sagar, diretor de desenvolvimento de produto

PTC Creo

O lançamento da versão 3.0 do PTC Creo também foi destaque no PTC Technology Day. Paul Sagar, diretor de desenvolvimento de produtos Creo da PTC/USA, destacou as novidades do software como a tecnologia Unite que permite ao usuário ler e editar projetos criados em CADs de terceiros sem ter de importa-los para o Creo. Isso reduz o tempo de desenvolvimento e acelera o lançamento do produto. Veja nos vídeos abaixo as principais novidades do PTC Creo 3.0:

Brian Thompson, VP PTC mostra no vídeo acima as principais melhorias e novas features do PTC Creo 3.0

Veja no vídeo acima a apresentação detalhada do Creo por Brain durante a PTC Live Global 2014

Lenovo

A Lenovo uma das maiores fabricantes de PCs do mundo, participou como patrocinadora exclusiva do PTC Technology Day 2014 e aproveitou o evento para apresentar sua linha de workstations ThinkStation, recém-lançada no Brasil, que traz os modelos ThinkStation D30, ThinkStation S30 e ThinkStation E32. Os participantes do PTC Technology Day tiveram a oportunidade de experimentar os softwares da PTC, inclusive as funcionalidades do PTC Creo 3.0, nas novas workstations da Lenovo.

Workstation S30 da Lenovo foi apresentada no PTC Technology Day

Workstation S30 da Lenovo foi apresentada no PTC Technology Day executando os softwares da PTC

Contribuir para reinventar a forma como os profissionais das próximas gerações irão trabalhar é uma das metas da Lenovo, que reforça no Brasil a parceria global que mantém com a PTC. “O DNA da Lenovo está baseado em inovação e alta tecnologia, por esse motivo, a parceria com a PTC é fundamental para acelerar e ampliar as capacidades de inovação da Lenovo”, disse Joarez Bertholdo, diretor executivo da unidade de negócios corporativos da Lenovo.

“É uma satisfação contar com uma parceira de peso como a Lenovo, e com isso oferecer aos profissionais da área de manufatura e de TI ligados ao desenvolvimento de produtos e gestão de serviços, além dos diretores de empresas, executivos, estudantes e demais participantes do evento a oportunidade de ver e experimentar todo o potencial das nossas soluções em estações de trabalho, servidores e computadores de última geração da Lenovo”, afirmou Hélio Samora, VP da PTC para a América Latina.

www.ptc.com

www.lenovo.com.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar