MSC Nastran NEF foi premiado como inovação em CAE

Postado em: 18 / 12 / 2013

Simulação feita no NEF que combina cálculos e análise de fadiga e tensão em um processo simultâneo

Maria Edicy Moreira

A MSC Software Corporation teve seu software de simulação MSC Nastran Embedded Fatigue (NEF) premiado como a Inovação CAE do Ano pela revista americana Automotive Testing Technology International. A publicação prestigia indivíduos e empresas que fizeram a diferença no mundo do desenvolvimento de automóveis.

“É uma honra ter um software reconhecido como Inovação CAE do Ano em um tempo de mudanças tão rápidas na indústria automotiva, quando a inovação é tão vital para atender aos regulamentos do governo e às necessidades dos consumidores,“ disse Dominic Galello, presidente e CEO da MSC Software. Segundo ele, o NEF representa o compromisso da MSC Software em oferecer aos engenheiros as melhores ferramentas para aumentar a durabilidade dos produtos fabricados com novos materiais e produzidos por intermédio de novos métodos.

Na visão dos jurados da Automotive Testing Technology International, o NEF fez diferença ao ajudar os engenheiros a detectar e eliminar falhas de projeto que poderiam causar fadiga nos componentes dos automóveis e diminuir sua durabilidade. Além disso, o software ajuda a reduzir o peso dos componentes e o consumo de matéria-prima e de energia, já que veículos mais leves consomem menos energia.

O padrão CAFE – Corporate Average Fuel Economy tem desafiado os fabricantes de automóveis a projetarem veículos mais leves sem perder integridade estrutural que garante a segurança dos usuários e, o MSC NEF chega para ajudar os engenheiros a vencer esse desafio.

Ao unir análise de tensão ao cálculo de fadiga em uma operação simultânea o NEF elimina a necessidade de combinar dados de análises de fadiga e de tensão gerados separadamente como ocorre nos sistemas de simulação tradicionais, acelerando assim o desenvolvimento e melhorando a qualidade do projeto e aumentando a durabilidade do produto final.

Com essa nova tecnologia a MSC Software permitiu que pela primeira a etapa de análise de fadiga se tornasse parte do processo solver do Nastran em vez de ser trabalhada como uma tarefa de pós-processamento. Assim revolucionou a forma como os cálculos são feitos porque há uma redução drástica no número de arquivos diversos a serem geridos e, consequentemente no tempo total de análise.

O NEF elimina a necessidade de se trabalhar com os arquivos de stress, por exemplo. Assim, como não há nenhum arquivo de stress a ser transferido para a memória do computador o equipamento fica com mais capacidade de processamento acelerando os cálculos de fadiga e tensão tornando possível trabalhar com corpos inteiros até em grandes modelos.

www.mscsoftware.com

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