Stratasys e Objet fazem fusão e prevalece o nome Stratasys

Postado em: 02 / 10 / 2012

Scott Crump presidirá nova Stratasys

Maria Edicy Moreira

O mundo da prototipagem rápida passa por mais uma fusão de dois grandes players do setor, Stratasys e Objet, que buscam ganhar força no mercado. Os conselhos de administração das duas empresas aprovaram por unanimidade um acordo de fusão  em que as duas companhias passam a contar com um valor patrimonial combinado  aproximado de US $ 1,4 bilhão.

Iniciado no dia 13 de abril de 2012, o processo de fusão prevê que a Stratasys irá se fundir com a Objet e, de acordo com dados publicados no www.kraftwurx.com (link http://bit.ly/Oaebi6),  os acionistas da Stratasys receberão uma ação da nova companhia para cada ação ordinária da Stratasys. Após o fechamento da transação os acionistas da Stratasys deverão ficar com 55% das ações e os acionistas da Objet com 45%.

A companhia resultante da fusão passa a operar sob o nome Stratasys Ltd e terá duas sedes, uma nos Estados Unidos e outra em Israel. Ainda de acordo com o site Kraftwurx, o cofundador e atual CEO e presidente da Stratasys, Scott Crump, assumirá a presidência da nova Stratasys. Para facilitar o desenvolvimento dos negócios, após a conclusão da fusão será formado um comitê executivo composto por quatro membros do conselho de administração da empresa combinada com a função de supervisionar a integração Stratasys/Objet e implementar a estratégia de negócios da nova Stratasys.

 

Veja como funciona a impressora Mojo da Stratasys e quais são as suas aplicações

 

O comitê executivo, segundo o  Kraftwurx, será presidido por Elchanan Jaglom, atual presidente da Objet, e a diretoria executiva da nova Stratasys será comandada por David Reis, atual diretor executivo e CEO da Objet. Ao final da fusão será formado ainda um conselho com nove diretores sendo 4 da Stratasys e 4 da Objet. O nono diretor será designado pela Stratasys e aprovado pela Objet.

Renata Sollero: seremos mais fortes

Segundo Renata Sollero, country manager da Objet Brasil, a fusão chega para fortalecer a Stratasys que passa a contar uma linha produtos muito mais ampla, abrangendo desde equipamentos de entrada como as impressoras 3D de pequeno porte até equipamentos de grande porte para ambientes industriais, atendendo a todas as demandas do mercado. Com a fusão o nome Objet como empresa sai de cena permanecendo apenas os produtos Objet que passam a ser produzidos e comercializados pela nova Stratasys.

A Stratasys é um dos maiores fabricantes de equipamentos de prototipagem rápida de grande porte focados nas indústrias às quais fornece equipamentos para manufatura rápida visando à produção de peças finais e para testes reais. Alem disso, fabrica impressoras 3D para pequenas, médias e grandes empresas como as linhas Dimension, uPrint e a recém-lançada Mojo, voltada aos usuários iniciantes.

O portfólio com a marca Objet tem uma ampla linha de impressoras 3D que atendem às pequenas, médias e grandes empresas como os modelos Objet 24 e Objet 30; cinco modelos da linha Eden; e três modelos da linha Connex. Em breve será lançada uma Connex para o mercado acadêmico. O que chama a atenção nas impressoras 3D com a marca Objet é a diversidades de materiais para a produção de protótipos que permite fazer mais de noventa combinações de acabamento e cores aplicando múltiplos materiais em um mesmo protótipo. 

 

 

Veja no vídeo acime a aplicação de multiplos materiais em um mesmo protótipo na Connex  

 

Renata Sollero disse que não tem informações definitivas sobre a atuação da nova Stratasys no Brasil. Hoje a marca Objet tem subsidiária no Brasil e atende ao mercado por intermédio de revendas, enquanto a Stratasys é representada no Brasil pela revenda SKA, que trata direto com a Stratasys nos EUA.

Porém, é bem provável que tanto as revendas da marca Objet quanto da Stratasys trabalhem simultaneamente com as duas marcas de equipamentos de prototipagem rápida. Gabriel Diehl Fleig, gerente de marketing da SKA, já adiantou que a empresa está negociando com a nova Stratasys para vender as impressoras 3D Objet.

Renata Sollero disse ainda não poder precisar quando a subsidiária da Objet, que agora passa a se chamar Stratasys, vai vender os equipamentos Stratasys, mas uma coisa é certa a estrutura de venda dos produtos Objet será ampliada com a contração de novas revendas.

A executiva disse que há interesse também em trabalhar com revendas verticalizadas. “Estamos conversando com uma empresa com conhecimento  verticalizado, direcionado às indústrias, para atendermos ao segmento de manufatura.” Hoje apenas a Anacom revende as impressoras 3D Objet.

www.objet.com

www.stratasys.com

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar