Vídeo SKA traz webinar sobre nova escrituração digital

Postado em: 11 / 09 / 2015

webiner-bloco-k

Maria Edicy Moreira

Se você perdeu o webinar “Bloco K: Preparando a produção e a engenharia para as mudanças na legislação”, realizado pela SKA, no dia 27 de agosto de 2015, ou deseja rever as informações passadas, assista ao vídeo publicado aqui neste post com todo o conteúdo do evento gravado.

Hoje muitas indústrias estão cheias de dúvidas sobre como elaborar a escrituração do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque exigida pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que passa a ser obrigatória a partir de 1º janeiro de 2016.

A maior dúvida das indústrias com relação ao SPED se refere ao preenchimento do bloco K (Controle da Produção e do Estoque) que controla o quantitativo da produção e do estoque de mercadorias por meio da escrituração. Por isso, a SKA realizou o webinar “Bloco K: Preparando a produção e a engenharia para as mudanças na legislação”.

O objetivo do SPED é unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das Pessoa Jurídica por meio de um fluxo computadorizado de informações. Também visa facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estadual.

O SPED começou a ser desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) ainda no Governo Fernando Henrique Cardoso, com a edição da Lei 9989/00 (Plano Plurianual) que contemplava o programa de modernização das administrações tributárias e aduaneiras.

Vídeo mostra Webinar sobre o Bloco K realizado pela SKA para ajudar em escrituração digital

Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o SPED entrou em vigor para algumas empresas em 2008, em caráter de teste, atingindo em 2009 grande parte das empresas tributadas pelo lucro real no Brasil. A partir de 2014 o Sistema passou a abarcar a grande maioria das empresas brasileiras tributadas também pelo lucro presumido, e está estabelecido que a partir de 1º de janeiro de 2016 se tornará obrigatório.De acordo com o SPED os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados deverão inserir no bloco K dados sobre o consumo específico padronizado, perdas normais do processo produtivo e substituição de insumos para todos os produtos fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiros. Além disso, o Ato Cotepe n° 52/2013 estabelece que o Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque será transmitido mensalmente, de forma digital por meio do SPED Fiscal.

Essas informações são geradas a partir da engenharia e da fábrica e requer realinhamento interno com controladoria, recursos humanos e tecnologia de informação. Por isso, o objetivo do webinar, “Bloco K: Preparando a produção e a engenharia para as mudanças na legislação”, é esclarecer como os softwares fornecidos por ela podem ajudar a engenharia e a fábrica a entregarem esses dados.

O webinar foi apresentado por Everto Godoy, engenheiro de aplicações da SKA, que tem mais de 10 anos de vivência em tecnologias e que já ajudou centenas de empresas na melhoria dos seus processos industriais; e por Éder Paulo Miotto, mestre em Ciências Contábeis que atua há 20 anos como professor e consultor de empresas na área de finanças, custos e sistemas de custeio, finanças de longo prazo, benefícios fiscais e projetos financeiros.

www.ska.com.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar