Arquitetos complementam complexos acadêmicos

Postado em: 14 / 04 / 2016

Projeto de escola infantil de Contagem

Projeto de escola infantil de Contagem atendeu às necessidades dos proprietários e requisitos do MEC

 

As escolas são ambientes nos quais crianças, jovens e adultos passam boa parte de suas vidas, por isso, oferecer instalações arquitetônicas que prezam pela beleza e funcionalidade marca pontos para as instituições de ensino e para os arquitetos que têm a oportunidade de usar sua experiência e criatividade para trazer conforto e bem-estar às pessoas que frequentam essas instituições.

Por isso, além de investir na melhoria da qualidade do ensino, algumas escolas e faculdades de Minas Gerais vêm investindo em projetos arquitetônicos que se destacam pela beleza, comodidade, funcionalidade e acessibilidade, criando uma influência positiva para a educação. Um exemplo dessa tendência vem de Contagem/MG, onde o Escritório Bellini Arquitetura, Design e Decoração projetou a escola infantil, Centro de Aprendizagem Vida Eterna, enfatizando o lúdico e a modernidade.

Os arquitetos Danielle Bellini e Luís Gustavo Bellini, conceberam a escola infantil com referências contemporâneas e dentro das normas estabelecidas pelo MEC. “As pessoas estão abertas a coisas novas e eu adoro trabalhar com estilo moderno, por ser atemporal. O projeto não perde as linhas contemporâneas”, afirma Danielle Bellini.

O projeto arquitetônico foi minuciosamente estudado pelos arquitetos para atender a todas as necessidades dos proprietários da escola e ao mesmo às normas de educação e acessibilidade determinadas pelo Ministério da Educação. “Tivemos de estudar os tamanhos das salas para que ficassem dentro das normas do MEC, além de priorizarmos a acessibilidade com banheiros adaptados e rampas de acesso para os alunos com necessidades especiais”, conta Danielle, cujo escritório atua há mais de 25 anos no setor de educação.

 

Horizontes Arquitetura

Faculdade São João Del Rey, projetada pela Horizontes Arquitertura

Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos da Faculdade São João Del Rey, criado pela Horizontes

Atuando também no segmento educacional, a Horizontes Arquitetura e Urbanismo, de Belo Horizonte/MG, elaborou projetos para a PUC, o Colégio Arnaldo e a Faculdade de São João Del Rei, que vão além da solução construtiva e do espaço das salas de aula. O diretor da empresa, Marcelo Palhares Santiago, ressalta que a Horizontes trabalha para entender às necessidades de funcionamento e eficiências dos espaços físicos das escolas, propondo soluções que aumentam o potencial de uso e melhoram a qualidade de vida da comunidade acadêmica.

Na Faculdade de São João Del Rey, por exemplo, a Horizontes Arquitetura projetou o Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos, enfatizando aspectos ligados à interação dos alunos com os espaços acadêmicos: Bibliotecas, corredores, escadas, setores administrativos, pátios, banheiros etc. facilitando o encontro entre estudantes e professores, pois a troca de conhecimentos acontece em todo lugar. “A boa arquitetura é fundamental para estimular estes encontros e melhorar a qualidade do ensino”, afirma Santiago.

Ele explica que as escolas têm pressa em construir novos edifícios e ampliações para agilizar a entrada de novos alunos e, para que não haja impacto negativo no planejamento, é importante que as obras sejam rápidas. Por isso, geralmente seu escritório propõe estruturas pré-fabricadas (aço ou concreto) e materiais modulados com dimensões padronizadas como paredes internas em drywall preenchidas com isolantes acústicos, reduzindo e evitando cortes e alterações durante a obra. Além disso, o drywall  permite alterar a dimensão ou a quantidade de salas de acordo com o planejamento anual da escola, sem a realização de obras sujas e complexas.

A faculdade de Medicina da Universidade Federal de São João Del Rey será inserida dentro da área de tombamento Histórico da cidade e, por isso, o projeto criado pelo escritório Horizontes Arquitetura teve que atender a legislações específicas para respeitar e manter relação harmoniosa com o centro histórico.

 

Colégio Arnaldo

Colégio Arnaldo

Colégio Arnaldo: projeto de ampliação da escola desenvolvido pela Horizontes Arquitetura

Para o Colégio Arnaldo, o escritório Horizontes criou o projeto de ampliação da escola, uma edificação tombada pelo patrimônio histórico municipal de Belo Horizonte, e parte do Conjunto Urbano da Avenida Carandaí, Avenida Alfredo Balena e adjacências, demolindo as edificações não originais e aproveitando o potencial construtivo para um novo edifício, que será usado para a escola infantil e escritórios

Na PUC Minas no Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, o projeto do Prédio 88 foi planejado em estrutura metálica pré-fabricada, que permite a construção rápida e em etapas. O início das obras está previsto para o ano de 2017.

Faculdade de medicina de São JPaulo

Prédio 88 da PUC Minas foi planejada em estrutura metálica pré-fabricada de construção rápida

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar