Autodesk cria serviços na nuvem para construção e infraestrutura

Postado em: 27 / 07 / 2012

Veja no vídeo acima como funciona na nuvem o novo serviço Autodesk BIM 360 para construção

 

Maria Edicy Moreira

A Autodesk apresentou sua próxima geração de serviços de computação na nuvem para os segmentos de construção civil e infraestrutura, o Autodesk BIM 360. A nova solução é voltada aos usuários que trabalham com os modelos 3D inteligentes do edifício ou obra de infraestrutura gerados pela tecnologia BIM (Building Information Building ou Modelagem de Informação da Construção), que está disponível nos softwares Autodesk Revit e AutoCAD Civil 3D.

Os softwares Autodesk Revit e AutoCAD Civil 3D fazem parte das suítes Autodesk Building Design Suite e a Autodesk Infrastructure Design Suite, respectivamente, que trazem também softwares de simulação, visualização etc. que interagem com o Revit e o Civil no uso dos serviços de computação na nuvem.

Assim os usuários das duas suítes acima podem aprimorar os resultados de seus projetos, transferindo tarefas que requerem muitos recursos de computação como renderização e visualização para a nuvem. É possível usar o serviço na nuvem para realizar, por exemplo, simulações e análises energética e estrutural do projeto e para gerenciar o ciclo do edifício ou obra de infraestrutura.

“Os fluxos de trabalho conectados à nuvem, proporcionados pelo Autodesk BIM 360 revolucionará a maneira como os proprietários, projetistas, engenheiros e empreiteiros da construção civil e infraestrutura criam, compartilham e usam as informações de projeto”, diz Amar Hanspal, vice-presidente sênior de produtos de modelagem de informação da Autodesk.

 

Ilustração mostra colaboração dos usuários utilizando a computação na nuvem por intermédio do BIM 360

Os novos serviços na nuvem para colaboração multidisciplinar apoiam na coordenação de modelos e na troca de dados relacionados a objetos inteligentes transformando a maneira como arquitetos, engenheiros, empreiteiros e proprietários colaboram em tempo real e as equipes geograficamente dispersas colaboram na exploração dos conceitos de projeto, criação e analise de propostas e avaliações de viabilidade do projeto. 

“Com o Autodesk BIM 360 associado à Autodesk Infrastructure Design Suite, podemos compartilhar nossos conceitos iniciais de projeto de infraestrutura e avaliar sua viabilidade com mais precisão. Esse foi um ótimo acréscimo ao que já podíamos fazer com os produtos Autodesk. Nossa capacidade de compartilhar até os maiores modelos com nossas equipes remotas foi ampliada”, afirma Keith Warren, gerente de tecnologia de design virtual da VTN Consulting.

“Tempo é dinheiro, em especial no mundo da construção, e todos os proprietários desejam valorizar mais seu dinheiro. O Autodesk BIM 360 é uma ferramenta chave que nos ajuda a conseguir isso”, diz Weston Tanner, gerente de construção virtual do The Walsh Group.

O lançamento do Autodesk BIM 360 marca uma expansão importante do Autodesk 360, uma plataforma em nuvem que permite aos clientes dominar o vasto poder de computação disponível na nuvem para transformar a maneira como projetam, visualizam e simulam suas ideias e compartilham seu trabalho.

 

Disponibilidade

O Autodesk BIM 360 já está disponível em inglês e, em breve, estará disponível em outros idiomas.  Alguns serviços podem estar disponíveis exclusivamente para clientes subscription das suítes Autodesk Infrastructure Design Suite 2013 e da Autodesk Building Design Suite 2013.

Para saber mais acesse: www.autodesk.com/bim360

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar