Estádio sustentável de Brasília foi projetado no AutoCAD

Postado em: 29 / 05 / 2013

Veja no vídeo acima o projeto do Nacional de Brasília concebido pela Castro Mello para a Copa FIFA

 

Maria Edicy Moreira

O escritório Castro Mello Arquitetos encontrou nos softwares da Autodesk a solução para desenvolver o projeto e aumentar a precisão dos cálculos de eficiência energética do Estádio Mané Garrincha, mais conhecido como Estádio Nacional do Brasil, e assim garantir a sustentabilidade do empreendimento. Isso significa que quando abrir suas portas aos jogos da Copa das Confederações em 2013 e da Copa FIFA 2014 o Estádio terá capacidade para economizar metade da energia que consumiria se o projeto não tivesse o consumo de energia otimizado no Autodesk Green Building Studio, um plug in do AutoCAD.

Com o apoio das tecnologias Autodesk o Castro Mello Arquitetos busca atingir o nível máximo da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O AutoCAD, junto com o Autodesk Green Building Studio, estão ajudando a trabalhar cada detalhe do projeto para garantir a sustentabilidade do estádio e manter a unidade no desenvolvimento do projeto comandado por arquitetos de diferentes escritórios.

As melhorias e as novas ferramentas de análise de energia inseridas no AutoCAD 2013, como o plug in Autodesk Green Building Studio, contribuíram para a escolha do AutoCAD para medir de forma rápida e segura a eficiência energética, o desempenho e o comportamento ambiental do Estádio Nacional. A geometria 3D do estádio, concebida com o auxílio do AutoCAD e o Revit Architecture, foi exportada para nuvem, ambiente no qual os arquitetos usam o Autodesk Green Building Studio para calcular o consumo de energia do estádio a cada hora e a cada dia do ano.

Além disso, o Autodesk Green Building Studio possibilita a visualização do estádio na nuvem levando em conta diferentes aspectos do projeto, facilitando assim a colaboração e a troca de informações entre as equipes de desenvolvimento que podem acompanhar em tempo real todas as mudanças feitas ao longo do projeto. “É incrível como essa tecnologia tão particular nos ajuda a mover um projeto desse tamanho tão rápido”, diz o arquiteto Vicente Castro Mello, coautor do projeto.

O Green Building Studio oferece diversas ferramentas para analise do consumo de água e energia com alto nível de detalhamento. O aplicativo coleta informações sobre sistemas de HVAC (heating, ventilation, and air conditioning) e o consumo de energia aplicável a partir da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) e realiza os respectivos cálculos.

“Nosso escritório é formado por um time relativamente enxuto e, o uso do AutoCAD desde 2010 e atualmente o AutoCAD 2013, nos permitiu competir no mercado global, não pelo tamanho da nossa empresa, mas pela qualidade de trabalho. Com um time de cinco pessoas realizamos um trabalho que outros escritórios demandaria 30 arquitetos para realizar com outros softwares. A economia de tempo foi três vezes maior”, diz Vicente Castro Mello.

O Estádio Nacional de Brasília foi construído em 1974 com capacidade para 45 mil pessoas e após a reforma para a Copa FIFA 2014 poderá receber 70 mil pessoas. Além de alterações no gramado e nas arquibancadas, o estádio ganhou uma cobertura e um setor para lojas e empreendimentos comerciais.

Conheça o Castro Mello

Por seu histórico, além do conhecimento técnico geral dos arquitetos, o escritório possui alto conhecimento específico sobre diversas modalidades esportivas e recreativas, seu funcionamento e regras, assim como novos conceitos e paradigmas que surgem com a diversificação desses respectivos espaços. Isso permite aos arquitetos conceber empreendimentos culturais e esportivos, eficientes, econômicos e sustentáveis.

O Castro Mello já projetou mais de 4 milhões de m2 que se materializaram em empreendimentos como o Ginásio do Ibirapuera e o Clube Pinheiros em São Paulo, além e diversas unidades do SESC (Itaquera, Bauru, Campinas, São José dos Campos, do Alphaville Tênis Clube, entre outros na capital e no interior do Estado de São Paulo. O escritório assinou ainda os ginásios de Fortaleza, Recife e Brasília e agora o Estádio Nacional de Brasília.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar