AutoCAD e BIM vão continuar convivendo paralelamente

Postado em: 23 / 04 / 2012

Claudia Campos Lima

Claudia Campos Lima

Com o AutoCAD já foram projetados e construídos os mais importantes edifícios, carros, eletrodomésticos, ferramentas, maquinas, motores, móveis, aviões, navios, mapas e muito mais. Tudo começa com um desenho, na maioria das vezes feito no AutoCAD, pois o software é versátil e agrega ferramentas de desenho, impressão, criação de bibliotecas e extração de atributos. Além disso, auxilia no desenvolvimento de aplicativos por meio de linguagens inteligentes, universalmente usadas pelos engenheiros, arquitetos, designers etc.

Hoje, depois de tantos anos da era AutoCAD, estamos em transição para o BIM – Building Information Modeling (tecnologia disponível no Revit da Autodesk e de outros fornecedores de softwares para AEC) e também para a prototipagem digital que permite projetar, visualizar e simular os produtos digitalmente. 

“A prototipagem digital proporciona aos fabricantes a capacidade de explorar virtualmente um produto completo antes de iniciar a sua fabricação, permitindo criar, validar, otimizar e gerenciar projetos ao longo de todo o processo de desenvolvimento do produto, desde o projeto conceitual até a fabricação do produto” (Autodesk).

O BIM é um conceito para projeto do edifício em 3D com todos os seus elementos construtivos tais como pilares, vigas, lajes, pisos paredes etc. com suas propriedades definidas e com características paramétricas que permitem extrair, além da documentação, os quantitativos e fazer analises térmicas, de estrutura e de interferência entre as disciplinas de arquitetura, estrutura e instalações.

 

Modelo publicado originalmente no blog da Comunidade Autodesk representa os conceitos do BIM

O conceito BIM vai além do projeto, pois seu uso no modelo 3D se inicia na concepção do projeto, passa pelo anteprojeto e segue até a fase de projeto executivo permitindo fazer, ainda nesta fase, o que chamamos de 4D, que é a integração do planejamento com o fator tempo, e ainda o que se chama de 5D, levantamento de custos. Depois do edifício pronto, o mesmo modelo rico em informações sobre o edifício poderá ser utilizado para a manutenção do mesmo.

Resumindo, a modelagem da informação da construção permite criar um modelo virtual 3D do edifício com objetos inteligentes e paramétricos que poderá ser testado, analisado e contabilizado antes mesmo da construção do edifício. Isso gera muito mais confiabilidade no projeto, reduzindo riscos, problemas na obra e custos.

Esses conceitos estão revolucionando a forma de projetar com o uso de tecnologias CAD porque estão forçando a transição dos profissionais que trabalham com desenhos 2D para 3D. O projeto em 3D é muito mais rico em informações tanto visuais quanto técnicas e quantitativas.

 

AutoCAD WS para o sistema operacional Android permite ao usuário comunicar projetos pela nuvem

Com essa nova onda de tecnologia o AutoCAD, que é um software 3D, mas muito mais usado como ferramenta de desenho em 2D na maioria dos escritórios de projeto, não deixa de ser utilizado paralelamente a esses novos conceitos porque é uma ferramenta poderosa e amplamente conhecida. Estará sempre lado a lado com a nova tecnologia BIM e de prototipagem digital dando a elas suporte e completando algumas etapas dos projetos.

Hoje temos formas de armazenar arquivos na nuvem que nos permitem visualizar e compartilhar desenhos por intermédio de aplicativos para dispositivos móveis tais como celulares e tablets e até uma versão do AutoCAD para Web pela tecnologia como SAS, tudo de maneira simples, intuitiva e de graça.

Com isso você pode receber um email no seu celular com um desenho anexo, visualizar e editar na mesma hora, na palma da mão, e enviar novamente ao remetente. Sem dúvida um grande avanço, se pensarmos nas limitações que havia há alguns anos. Dessa forma quero dizer que o AutoCAD está ao lado do BIM como um recurso que sempre será utilizado não importando tipo de dispositivo.

Para finalizar, quero dizer que o mundo está em constante revolução tecnológica com ferramentas cada vez mais inteligentes, rápidas e eficientes para nos ajudar a projetar e nos comunicar facilmente.

Claudia Campos Lima é arquiteta e consultora de CAD e BIM.

clalima@matrix.com.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar