Universidade de Tokio usa PTC Creo para criar coração artificial

Postado em: 12 / 01 / 2015

Coração digital total em desenvolvimento na Universidade de Medicina de Tokio

Coração digital total criado pela Universidade de Tokio

Maria Edicy Moreira

A Organização Mundial da Saúde sempre destaca as doenças cardiovasculares como uma das principais causas de morte no mundo. Pesquisas realizadas pela entidade estimam a existência de 20 milhões de pessoas no mundo com insuficiência cardíaca e o diagnóstico de mais de 2 milhões de novos casos por ano. Diante desses dados alarmantes e da baixa disponibilidade de corações humanos para transplantes, cerca de 5.000 por ano, o grande desafio para os médicos e cientistas é desenvolver um coração artificial total, capaz de suprir totalmente as funções do órgão humano.

Por isso, em várias partes do mundo médicos e cientistas correm contra o tempo para chegar ao coração artificial total o mais rápido possível. Hoje as pesquisas para criar um coração artificial evoluem em duas direções: aquela em que se busca desenvolver um coração artificial total, capaz de substituir totalmente o coração humano, e aquela em que estão criando dispositivos de assistência ventricular, que ao serem implantados no corpo humano complementam a capacidade de bombeamento de um coração existente.

Para vencer desafio os médicos e cientistas que trabalham no desenvolvimento de corações artificiais contam com um aliado importante para desenvolver seus projetos: as tecnologias de CAD/CAE/CAM, que podem representar um salto incomparável em suas pesquisas científicas. A Universidade de Tokio investe no desenvolvimento de corações artificiais desde 1959  e, em 2003, começou a usar o CAD Pro/ENGINEER, da PTCEm 2012 migrou para o Creo, software da PTC que vem substituindo o Pro/ENGINEER.

A Universidade está desenvolvendo um coração artificial total que possui um mecanismo (rolamento hidrodinâmico) que promete notável aumento em sua durabilidade. Também a equipe de pesquisa trabalha em um coração artificial total pneumático-driven que conta com uma bomba que auxilia na circulação do sangue e uma unidade de alimentação fora do corpo. Este coração foi testado em um bode e conseguiu mantê-lo vivo por 532 dias, superando o recorde mundial de sobrevida de animais com esse tipo de coração.

O Creo auxilia na modelagem tridimensional do coração artificial e no compartilhamento de informações visuais contribuindo para maximizar o desempenho do dispositivo, aumentando sua eficiência e durabilidade. Além disso, os recursos de modelagem 3D do Creo estão ajudando os pesquisadores  a avançar mais rapidamente no desenvolvimento do atual projeto de concepção de um coração artificial total, que deverá ser concluído em 2016.

O softwares desempenha um papel crítico também nas simulações para verificar o funcionamento do coração artificial, ainda na fase de projeto, e na usinagem de componentes do dispositivo. As ferramentas de design e simulação do Creo contribuíram ainda para reforçar a estabilidade do rolamento hidrodinâmico do coração artificial, permitindo aos pesquisadores solucionarem problemas relacionados a questões hemolíticas e trombóticas que estavam enfrentando.  Também possibilita a colaboração entre os membros da equipe de pesquisadores, permitindo criar e compartilhar todo o material gráfico, com cortes transversais do modelo 3D e animações.

“O PTC Creo tornou-se uma parte essencial em nosso ambiente de desenvolvimento e uma solução padrão para nossas equipe de engenharia e de desenvolvimento que estão trabalhando no coração artificial.  O Software apoiou com sucesso os processos de projetos e estudos do coração artifial e também na usinagem de componentes, permitindo que nossa equipe faça avanços significativos para alcançar os objetivos no desenvolvimento do coração artificial”, disse Takashi Isoyama, Ph.D. e professor assistente do departamento de engenharia biomédica da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Tóquio,

“Estamos orgulhosos em apoiar a investigação inovadora que está sendo feita na Universidade de Tóquio. O sucesso de nossos clientes e da sociedade, depende da capacitação de cada geração para resolver os desafios do mundo real. A pesquisa para o desenvolvimento do Coração Artificial Total é um excelente exemplo de como as instituições acadêmicas estão usando as soluções da PTC para preparar seus alunos para competir efetivamente no mercado de trabalho”, disse John Stuart, vice-presidente sênior de Educação da PTC.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar