BioArchitects usa impressora 3D para criar próteses e biomodelos

Postado em: 09 / 11 / 2015

Felipe Marques, COO da BioArchitects, com um biomodelo  impresso em 3D (Foto: GWA)

Felipe Marques, COO da BioArchitects, com um biomodelo impresso em 3D (Foto: GWA)

Maria Edicy Moreira

A BioArchitects, empresa especializada no desenvolvimento de dispositivos médicos e serviços para tratamento personalizado de cada paciente, encontrou na impressora 3D, Stratasys Objet260 Connex3, a solução para entregar a hospitais, clínicas e médicos réplicas realistas de órgãos do corpo humano na forma de biomodelos que auxiliam os médicos no diagnóstico de doenças e no planejamento de cirurgias. Além disso, a empresa utilizada a impressora 3D para produzir próteses sob medida, criadas a partir de imagens de exames adquiridas do próprio corpo do paciente.

“Acreditamos que o futuro das próteses e dos biomodelos é a customização total – cada corpo tem sua anatomia própria e somente um modelo construído sob medida para aquele paciente cumprirá plenamente sua missão”, diz Felipe Marques, COO da BioArchitects.

Para atingir esse objetivo, a equipe BioArchitects transforma exames de imagem como tomografias, ressonâncias magnéticas e PET scam em arquivos 3D, que posteriormente se transformarão em modelos físicos na impressora 3D, Objet260 Connex3.

 

Objet260 Connex3 usada pela BioArchitects

Impressora Objet260 Connex3 usada pela BioArchitects

A BioArchitects foi uma das primeiras empresas no Brasil a adquirir a impressora 3D Stratasys Objet Connex3, baseada na tecnologia de impressão 3D PolyJet com capacidade para trabalhar com mais de 1.200 opções de materiais básicos, digitais e coloridos. “A grande oferta de materiais e cores permite que desenvolvamos modelos em 3D de órgãos e tecidos extremamente próximos da realidade – uma conquista essencial para a medicina”, afirma Marques.

Ele explica que a impressora Objet Connex3 foi escolhida por ser capaz de produzir uma réplica de um órgão mesclando materiais com diferentes densidades, cores, transparências e flexibilidade. “A extrema semelhança entre o material que é possível ser impresso na Connex3 e os órgãos do corpo humano traz à equipe médica a possibilidade de interagir com o biomodelo fora do corpo do paciente, antes de a cirurgia ser iniciada”.

As primeiras cirurgias realizadas mostram que o uso dos serviços da BioArchitects chega a reduzir em até 40% o custo de uma cirurgia. Além disso, reduz em quase 2 horas do tempo de permanência do paciente no centro cirúrgico, contribuindo para o bem-estar da pessoa e também otimizando os recursos do hospital.

O grande ganho para os hospitais, clínicas e médicos que contam com a consultoria da BioArchitects está na sofisticação da tecnologia de impressão 3D oferecida pela Objet Connex3 e no conhecimento dos profissionais da BioArchitects que utilizam imagens médicas, tecnologia e materiais de impressão 3D para ajudar os médicos na avaliação de seus pacientes e na comunicação com eles, facilitando ainda o planejamento do tratamento.

Projetada pela empresa de tecnologia de São Paulo, o biomodelo dos ossos foi usado pela primeira vez no Brasil em procedimento de correção de múltiplas fraturas no tórax

Cirurgia planejada com biomodelo

Biomodelo do tórax de paciente com fratura nas costelas foi usado para planejar cirurgia

Biomodelo do tórax de paciente com fratura nas costelas foi usado para planejar cirurgia e colocar placas

O Hospital Samaritano de São Paulo foi o primeiro a usar um biomodelo produzido pela BioArchitects para planejamento de cirurgia no tórax de um paciente com múltiplas fraturas. A partir de imagens de exames médicos os profissionais da BioArchitects criaram um modelo 3D das costelas do paciente que depois foram impressas com riqueza de detalhes como cores e texturas na Objet260 Connex3.

“Além de tornar mais precisa a localização das fraturas no momento da operação, o biomodelo nos ajudou a evitar o desperdício de material que ocorre na hora da cirurgia”, diz Dr. Diogo Garcia, coordenador do Núcleo de Trauma do Hospital Samaritano de São Paulo e responsável pela cirurgia.

Segundo ele, com o planejamento pré-operatório feito com o auxílio do biomodelo, ao invés das cinco placas de titânio previstas, foram usadas apenas três.  “Como o planejamento pré-operatório foi realizado sem preocupação com tempo, já que não havia um paciente anestesiado, foi possível otimizar o uso do material implantado ”, refere-se o especialista em relação ao caso do paciente de 65 anos com fraturas nas costelas.

O Dr. Garcia finaliza dizendo que “a ideia de personalizar o atendimento ao paciente usando um molde real do órgão a ser operado é um dos grandes avanços da medicina dos últimos tempos, diminuindo o tempo de cirurgia e os riscos de complicações”.

Prótese sob medida (implante)

Prótese de cranio em titânio biocompatível é de fácil utilização

Prótese de crânio em titânio biocompatível é de fácil produção e implantação

Os implantes sob medida BioArchitects são indicados para reposição de tecido duro como parte da cobertura do crânio. Fabricados com alta tecnologia em titânio biocompatível e de fácil utilização, o material proporciona excelentes imagens pós-operatórias em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas oferecendo o mínimo de artefatos.

Os implantes BioArchitects são confeccionados com alta tecnologia proporcionando precisão de até 16 μm (micrômetros). O titânio é um material biologicamente inerte que não provoca reação no tecido humano e é de fácil fixação no tecido ósseo também com parafusos de titânio.

Fornecedora de impressoras

A revenda da Stratasys, LWT Sistemas, foi responsável pelo fornecimento da impressora Stratasys Objet260 Connex3 e consultoria para viabilizar toda a estrutura da produção de biomodelos da BioArchitects. “Essa empresa compreendeu nosso desafio específico e, desde o princípio do processo, nos atendeu em tudo o que precisávamos”, diz Marques.

A LWT forneceu também uma impressora de uso pessoal, MakerBot Replicator, produzida pela nova divisão da Stratasys, que tem a missão de tornar a tecnologia de impressão 3D acessível a todas as pessoas, empresas e escolas. Assim, colocando lado a lado a Objet260 Connex3, equipamento topo de linha da Stratasys e a impressora 3D desktop de entrada, MakerBot Replicator, a BioArchitects construiu seu ambiente de impressão 3D com capacidade para atender às diferentes necessidades dos clientes.

Para saber mais acesse:

http://bioarchitects.com/?lang=pt-br

http://www.lwtsistemas.com.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar