NVIDIA apresenta plataforma VGX, a primeira GPU virtualizada

Postado em: 05 / 06 / 2012

 

Maria Edicy Moreira

A plataforma NVIDIA VGX permite que até 100 usuários sejam atendidos a partir de um único servidor

 

A NVIDIA anunciou a plataforma VGX, que estará no mercado até o final de 2012, e permitirá aos departamentos de TI distribuírem  desktops virtualizados com os gráficos e a performance de computação de GPU em um PC ou workstation. Com a plataforma NVIDIA VGX no centro de dados, os usuários poderão acessar um verdadeiro PC na nuvem a partir de qualquer dispositivo – thin client, laptop, tablet ou smartphone –, seja qual for seu sistema operacional. Assim poderão aproveitar, em uma ampla variedade de aplicativos, uma experiência que anteriormente estava disponível apenas em um PC de escritório.

A NVIDIA VGX permite que profissionais do conhecimento acessem, por um desktop acelerado por GPU similar a um PC local tradicional, as opções de capacidade de gerenciamento da plataforma e os recursos de monitor remoto de latência ultra baixa estendendo essa conveniência àqueles que usam ferramentas de simulação e de design 3D.

A integração da plataforma VGX na rede corporativa também permite que os departamentos de TI corporativos resolvam os desafios complexos do “BYOD” (bring your own device), que nada mais é que os funcionários levarem seus próprios dispositivos de computação para o trabalho. A plataforma fornecerá um desktop remoto a esses dispositivos, permitindo aos usuários o mesmo acesso que teriam em seus desktops e, ao mesmo tempo, ajudará a reduzir custos com TI, melhorar a segurança dos dados e minimizar a complexidade do centro de dados.

“A VGX representa uma nova era na virtualização do desktop fornecendo uma experiência quase igual à de um desktop e, além disso, diminui substancialmente o custo de um PC virtualizado”, afirma Jeff Brown, gerente geral do grupo de soluções profissionais da NVIDIA. A plataforma VGX resolve os principais desafios enfrentados por empresas globais, sob pressão constante não só para controlar os custos operacionais, mas também para usar a TI como uma vantagem competitiva que permita a seus funcionários obter mais produtividade e desenvolver novos produtos mais rapidamente. Os desktops virtualizados também poderão minimizar os riscos de segurança no compartilhamento de dados estratégicos e de propriedade intelectual entre uma força de trabalho cada vez mais global.

 

Gordon McMullan, da LandRover Jaguar, vê a VGX com entusiasmo para aprimorar os carros da empresa

“A Jaguar LandRover é uma empresa global com uma força de trabalho internacional. Precisamos fornecer desktops virtualizados a engenheiros que trabalham em outros países para que possamos aproveitar os melhores talentos da engenharia sem arriscar a segurança dos nossos novos projetos de carros” disse Gordon McMullan, CTO da Jaguar LandRover.

Segundo ele, a plataforma VGX é a etapa mais promissora para mover a experiência dos usuários para a força de trabalho virtualizada da LandRover. Com a VGX, pela primeira vez, os engenheiros poderão gerenciar toda a produtividade do escritório e os aplicativos técnicos de que precisam em um ambiente virtualizado. Isso melhorá drasticamente a produtividade desses profissionais.

“A tecnologia de GPU virtualizada da NVIDIA se alinha com a visão da Cisco de nuvem e distribuição de aplicativos para desktop e de mídia avançada. A virtualização de GPU é o único grande desafio da tecnologia que estava refreando uma maior adoção da VDI nas empresas. Acreditamos que o avanço da NVIDIA fornecerá a experiência de usuário exclusiva e a facilidade de gerenciamento que os clientes têm exigido”, comenta David Yen, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo corporativo de centro de dados da Cisco.

“Ambientes de desktops virtuais poderão permitir que profissionais móveis realizem tarefas de modo mais eficiente. Com o HP VirtualSystem utilizando servidores HP Blade e a plataforma NVIDIA VGX, os clientes poderão implantar um ambiente virtual simplificado que fornecerá rapidamente as informações ou os aplicativos de que os usuários precisam”, diz Chuck Smith, vice-presidente de servidores da HP.

 

Uma camada de software da VGX se integra a hipervisores possibilitando a virtualização da GPU

Três avanços tecnológicos

Placas NVIDIA VGX – Desenvolvida para hospedar um grande número de usuários com uso eficiente de energia, a primeira placa NVIDIA VGX é configurada com quatro GPUs e 16 GB de memória e é compatível com a interface PCI Express padrão do setor em servidores.

NVIDIA VGX GPU Hypervisor – Essa camada de software se integra a hipervisores comerciais, como Citrix XenServer, possibilitando a virtualização da GPU.

• Máquinas Selecionáveis pelo Usuário (USMs) – Essa opção de capacidade de gerenciamento permite que as empresas configurem recursos gráficos fornecidos a usuários individuais na rede, com base em suas demandas. Os recursos variam de experiências de PC verdadeiras, disponíveis com a USM padrão da NVIDIA, a experiências de engenharia e design 3D profissional aperfeiçoadas com GPUs NVIDIA Quadro ou NVIDIA NVS.

A plataforma NVIDIA VGX permite que até 100 usuários sejam atendidos a partir de um único servidor com uma placa VGX, melhorando drasticamente a densidade de usuários em um único servidor, em comparação com soluções tradicionais de infraestrutura de desktop virtual (VDI). A VGX  reduz nitidamente problemas como latência, interação lenta e suporte limitado a aplicações, problemas normalmente associados às soluções de VDI convencionais.

www.nvidia.com/object/vdi-desktop-virtualization.html

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar