Máquina SLA acelera lançamento de caminhões na Mercedes-Benz
Postado em: 11 / 04 / 2012
Maria Edicy Moreira
Ao instalar em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP, a máquina de prototipagem rápida, SLA 3500, da 3D Systems, baseada na tecnologia de estereolitografia, a Mercedes-Benz, fabricante de caminhões, ônibus, motores e eixos, ganhou inúmeras vantagens em relação à terceirização dos serviços que contratava anteriormente.
“A decisão de adquirir a máquina de prototipagem em vez de continuar comprando serviços teve como objetivo ganhar escala de produção de protótipos e otimizar nosso planejamento. Antes a continuidade de um projeto ficava, muitas vezes, dependendo da confecção de peças”, afirma Carlos Alberto Mazziero, engenheiro da Mercedes-Benz. Ele conta que pelo método artesanal de produção de protótipos o tempo necessário para se chegar ao modelo ideal era bem maior e gerava lentidão em toda a engenharia.
Após a instalação da 3D Systems SLA 3500, adquirida da Robtec, fornecedora de equipamentos e serviços de prototipagem rápida, as equipes da Mercedes-Benz passaram a fazer seu próprio cronograma de produção e a definir as prioridades internas, de acordo com os interesses da empresa.
Segundo Mazziero, a rápida impressão dos protótipos, com alta fidelidade em relação ao projeto de engenharia, permite a produção de modelos capazes de orientar desde a produção de ferramentas de modelagem (ou corte) da peça final, até o desenvolvimento e simulação dos processos de montagem. A estereolitografia permitiu à Mercedes-Benz ampliar também sua capacidade de experimentação, eliminando o longo tempo consumido na maturação de uma ideia, desde a concepção até o protótipo.
A compra da SLA 3500 permitiu incrementar ainda o time to market trazendo à Mercedes-Benz a capacidade de responder imediatamente às exigências do mercado e ajudou a implementar o conceito de fabricação simultânea trabalhando ao mesmo tempo no desenvolvimento da peça e de seu processo de fabricação. Além disso, reduziu os erros de interpretação, permitindo, ao final do processo, uma crítica altamente consistente em relação ao projeto gerado no CAD.