Conheça as muitas vantagens do software 3DVia Composer

Postado em: 07 / 08 / 2012

Emanuel Campos

 Emanuel Campos

Você se lembra da primeira vez que teve que explicar uma vista em perspectiva a alguém que não era “da área”? Seja namorado(a), aquele amigo bancário ou alguém da família? Dava trabalho, não dava? E se tivesse que explicar um movimento então? Usando uma perspectiva em 2D, tinha que preparar a paciência, não era mesmo?

Entretanto, com o tempo, um fenômeno que eu não havia percebido, foi gradualmente fazendo com que eu precisasse fazer cada vez menos  longas explicações. Primeiro eu achei que isso era mero fruto do meu meio de trabalho, mas cada vez mais os estagiário pareciam vir mais preparados e sabendo mais sobre  softwares e 3D, até os que não trabalhavam com CAD.

Podemos apontar diversos motivos para essa mudança, mas acho que o motivo principal é atribuído àqueles que ironicamente foram os vilões de minha própria infância: videogames e televisão. O advento de jogos em 3D e animações veio preparando toda uma geração para pensar nativamente em 3D, e chegar mais bem preparada não só para à engenharia, mas a todos os setores da empresa: compras, vendas, marketing, são alguns dos departamentos que falam corriqueiramente em 3D, já que se relacionam diretamente com aquilo que é projetado, com o produto.

 

Vídeo 1 – Veja no vídeo acima como o 3DVia Composer trabalha com o processo de documentação

 

Não que eles desenhem e projetem como os projetistas e cadistas, mas eles já sabem compreender o que estão vendo e o que querem ver, dando origem a um novo fenômeno dentro das engenharias, aquele em que o sujeito de outro setor se aproxima e diz: “faz essa vista para mim, só que ao contrário? Pode aplicar o fotorrealismo nesse desenho para mim?”. E assim por diante.

Eu não fui o único a notar esse processo, os desenvolvedores de softwares CAD como a Dassault Systèmes também notaram que subitamente seus visualizadores tradicionais já não eram suficientes para atender às novas demandas dos usuário que buscavam soluções para visualizar, montar, renderizar, posicionar, dividir e muito mais.

Foi pensando nesse novo público, que a Dassault Systèmes desenvolveu uma nova categoria de softwares, ainda sem um termo específico, o 3DVia, um software que não modela em 3D propriamente dito, mas que permite uma gama de comunicação via 3D, ou como no inglês eles gostam de dizer tudo ao contrário do português, o 3DVia…

Tentar explicar todas as possibilidades de comunicação que o 3DVia oferece é como tentar limitar as funções de um clipes de papel nas mãos do MacGyver, mas vou tentar descrever as principais funções e algumas das áreas que podem usufruir através dessas funções, sempre lembrando que de forma alguma, tal ferramenta esteja limitada apenas aos recursos que vou citar.

 

Vídeo 2 – Veja no teaser acima o poder do 3Dvia Composer para gerar ilustrações de um truck

 

O 3DVia é fornecido em várias versões. No segmento de criação, o software é apresentado nas versões 3DVia Composer, 3DVia Studio, 3DVia Store, 3DVia Shape e 3DVia Scene. Existem também versões do 3DVia para compartilhamento de informações: 3DVia Hosting, 3DVia Mobili (iOS), 3DVia Player (Web Browser). E finalmente o 3DVia Live Marketing Apps para comunicação na área de marketing.

Neste artigo vou tratar do 3DVia Composer. Antes de começar a falar das suas funcionalidades, é preciso fazer uma observação. O 3DVia Composer é um software tão simples – por ser voltado a um público que não sabe usar um CAD – que falar de suas funcionalidades, sobre como são intuitivas corre-se o risco de fazer o artigo parecer uma brochura publicitária.

Já vi e escrevi centenas de páginas sobre softwares CAD e na maior parte do tempo, esses textos parecem estar se desculpando por uma função que não está contida ou que é um módulo de terceiro. Isso não acontece com o 3DVia Composer. Esta é a mais simples e intuitiva plataforma já criada para usuários leigos ou experientes, de diversos setores da empresa e, por sofrer de tão poucas falhas, é possível praticamente falar apenas de suas funções e aplicações, que permitem realizar feitos complexos,  deixando sua vida mais simples e eficiente.

 

Visualizar & extrair medidas

A primeira função é tão óbvia que mal merecia ser comentada, mas como pretendo apresentar as ferramentas em uma ordem crescente, ou seja, cada nova ferramenta que descrevo aqui, se acrescenta às anteriores, é preciso falar desta também. Com o 3DVia Composer você pode abrir e visualizar  formatos de arquivos gerados em diversos sistemas CAD.

Por ser desenvolvido pela Dassault Systèmes, o CATIA e o SolidWorks são visualizados nativamente, mas tendo em vista o formato multiplataforma com que muitas fornecedoras precisam lidar hoje em dia, fornecendo para mais um cliente, o 3DVia Composer também suporta formatos neutros, os conhecidos NURBS, como STEP, IGES e também importa, pagando-se os royalties necessários de outros CADs.

Além de abrir e visualizar, é possível sobrepor desenhos, identificando facilmente modificações entre versões diferentes de um mesmo arquivo e extrair medidas, com cotas e outras informações, deixando-as sobre o 3D, sem nenhum problema. Gerar folhas de processo no departamento de manufatura ou documentação são os principais, mas não os únicos usos destes recursos.

 

Simulações

Vídeo 3 – Veja no vídeo acima como o 3DVia Composer trabalha com vistas inteligentes

 

O 3DVia Composer não tem como função substituir o protótipo virtual, mas permite realizar simulações de movimentos entre conjuntos, tais como abrir e fechar portas, arrastar um banco em um automóvel e já avaliar visualmente, se os movimentos estão condizentes e se há espaço para os movimentos ocorrerem (Veja o vídeo acima).

Esse recurso pode ser usado tanto na própria engenharia quanto em uma simulação de cinemática prévia, sem ter que parar uma estação CAD especificamente para isso, e também para demonstrar um movimento em um vídeo de marketing, em um curso para montadores em uma linha de produção ou em um processo de manutenção em uma assistência técnica.

Não há restrições quanto ao tamanho da simulação ou ao número de partes em movimento simultaneamente, pode-se simular até toda uma linha de produção e os robôs nela contidos. O processo de animação desses movimentos permite ainda atribuir tempos e intervalos e editá-los. É tão fácil quanto as velhas animações em flash por meio de uma “time line” e de posições de câmeras.

Se sua simulação for realizada sobre um par de peças com uma cota entre elas, é possível ver a cota se modificando de forma dinâmica, conforme as peças se afasta ou se aproximam, dando uma percepção muito mais realista do movimento que está ocorrendo e percebendo, com clareza, qual o “vão livre” disponível durante a movimentação e no seu ponto de máxima e mínima distância! (Veja vídeo abaixo):

 

Vídeo 4 – Veja no vídeo acima como o 3DVia faz simulações sobre peças com uma cota entre elas 

 

Vistas em explosão & BOM!

Gerar vistas em explosão de conjuntos hoje requer apenas dois cliques e um arrastar de mouse, literalmente. Seleciona-se a ferramenta explosão, escolhe entre linear ou esférica e então se arrasta o mouse determinando o quão afastados você quer os componentes. Pode-se ainda, com mais um par de cliques do mouse, escolher se você quer fazer linhas de chamadas aos componentes, numerá-los por meio de “bullets” e exibir ou não, a Bill of Material, lista de materiais, ou BOM no inglês.

Os nomes dos componentes nesta lista de materiais e suas quantidades e outras informações que deseje, tão pouco necessitam ser escritos, elas podem ser importadas diretamente da árvore de elementos do seu conjunto CAD 3D, tornado o processo ainda mais rápido e dinâmico. Esse recurso é muito útil para a engenharia criar documentação sobre seus conjuntos, mas é particularmente útil para departamentos de catálogos e manuais, permitindo com grande agilidade criar catálogos de peças, manuais do proprietário ou de manutenção e informações às assistências técnicas. Figura 2

 

Figura 02

Render fotorrealismo ou não

E já que estamos falando em catálogos e manuais, que software estaria completo sem ferramentas elegantes de fotorrealismo? O 3DVia Composer não apenas permite exportar o 3D em imagens TIFF, como também permite criar incríveis fotorrealismos para fins de marketing, gerando ainda desenhos vetoriais para saída, excelentes para imprimi-los nos mais diferentes tamanhos sem se preocupar com imagens “estouradas” ou com pixels aparecendo.

O 3DVia ainda guarda um recurso incrível de render, que é quase seu oposto. A opção silhueta,  permite gerar imagens em preto e branco com apenas os contornos elegantemente traçados dos arquivos 3D, perfeitos para manuais do proprietário e instruções de manutenção, que com frequência, para não ficarem “carregados”, requerem ilustrações mais simples. Figura 3

Figura 03

Vídeos

Como já mencionamos, é possível criar simulações de movimento, mas também é possível criar toda uma gama de vídeos com os recursos de time line do 3DVia Composer. Os vídeos podem ser criados com as mais variadas finalidades, um vídeo com excelente render, para divulgar um produto que ainda não foi fabricado; um vídeo com o render convencional, para treinamento e demonstração de montagem ou desmontagem de um componente ou um vídeo para fins técnicos ou comerciais.

E qual ferramenta de edição de vídeos estaria completa sem recursos de aparecer ou desaparecer componentes (fade in/fade out), diversos ângulos, rotações, câmeras, fontes de luz e outros recursos? No 3DVia Composer você tem também todos esses recursos. E os formatos de saída são mov, wmv e 3DXML, um formato 3D open-source, baseado em XML. (Veja o vídeo  4 ao alto).

 

Formatos de saída

Já que estamos falando em formatos de saída, o 3DVia Composer permite exportar arquivos em 3DXML e inseri-los em arquivos do Microsoft Office, gerar PDF e PDF em 3D, formatos vetoriais e de imagens (bmp, png, jpeg), formatos de vídeos como já dissemos, formatos para visualizadores gratuitos do 3DVia e formatos com o visualizador já inserido, para assegurar que quem o receba poderá visualizá-lo.

Nos formatos para o 3DVia Viewer ou executáveis com o Viewer inserido é possível ainda colocar senha para acesso aos dados, logo da sua empresa na abertura do arquivo e inclusive, e mais impressionante, inserir data de expiração do arquivo, data a partir da qual o arquivo deixa de abrir, garantindo que versões antigas de seus dados não circulem pelo mercado à revelia.

 

Digger

Guardei para o final o Digger, uma das ferramentas do 3Via Composer que considero mais fenomenais. “O Digger é como uma máquina de raio-X que permite enxergar por intermédio do seu 3D, revelando detalhes internos, e com controle de quanto vocês quer ver por intermédio do seu 3D! Utilizando um seletor, é possível escolher quantas camadas se deseja visualizar do 3D, gerar vistas de detalhes desta região e inserir quantos Diggers desejar sobre sua peça, exibindo sobre conjuntos complexos, quantas vistas auxiliares forem necessárias para tornar aquele 3D mais fácil de ser compreendido.

O Digger superou tanto as expectativas da própria Dassault Systèmes que ela optou por patentear a ferramenta e a função. Sua forma inovadora de um microscópio e as funções auxiliares à ela são únicas e não encontraram até hoje, par no setor de softwares para uso do 3D. Figura 4

 

Figura 04

Em síntese, todas as formas de comunicação geradas via um arquivo 3D, seja para fins técnicos ou comerciais, podem ser concebidos no 3DVia Composer, com os mais diversos formatos de saída possíveis, dos formatos abertos como 3DXML e HTML, integração com ferramentas de escritório, pacotes compatíveis com diversas plataformas como PDF e vídeos e vídeos interativos, por meio de programações e botões para telas sensíveis ao toque ou a onda do momento, os tablets. A única limitação é a criatividade, mas como naqueles comerciais das facas que podiam fazer uma deliciosa salada de canos e ainda cortar um tomate, “não é só isso”!

 

Sincronização e atualização cascateada

Quem já lidou com comunicação, sejam catálogos, vídeos ou folhas de processos na indústria, sabe de um demônio oculto na teoria, mas tão presente na prática, chamado atualização. Cada vez que um desenho é modificado na engenharia, semanas são necessárias para atualizar as folhas de processos, catálogos de peças, manual do proprietário, manual de manutenção, vídeos de divulgação e artigos de marketing. Eram necessárias! Os desenvolvedores do 3DVia Composer, aplicativo criado com base na experiência e depoimentos de centenas de usuários, não se esqueceram de incluir um recurso de sincronismo cascateado dentro software!

Funciona assim. Um arquivo é modificado. Insira-o sobre o arquivo anterior na pasta de sincronismo do 3DVia Composer daquele projeto. Abra as diversas comunicações geradas e simplesmente atualize. Pronto! Salvo modificações drásticas que possam requer atualizações pontuais, em geral, no mínimo 50% do trabalho das modificações já foi poupado. Muitas vezes, de acordo com o número dessas comunicações geradas, o software já pode vir pago!

 

Casos de sucesso

Segundo a desenvolvedora, e alguns depoimentos dos seus clientes, o 3DVia Composer serviu para impactar positivamente diversos níveis da empresa. Como diz o velho adágio, uma imagem vale por mil palavras, e o 3D tem servido para ilustrar mais e melhor os manuais, diminuindo em até 80% os custos e tempo de traduções de manuais, como declarado pela PSA.

 

Air Cross, da Citröen, desenvolvido pela equipe de designers da PSA, que usa o 3Dvia Composer em SP

A John Deere diz que obteve uma redução em 70% nos custos e tempo de produção graças ao uso de vídeos para ilustrar uma montagem ao invés de imagens estáticas sequências. A Thales Alenia, no mesmo sentido, alega que seus custos em documentação e manuais caíram 50% e o por fim, a Snecma Services obteve um aumento de 30% de aprovação nas avaliações e certificações de procedimentos do seus funcionários, devido à melhor comunicação em 3D. No Brasil, a Embraer é uma das grandes empresas que adotou o 3DVia Composer em seu cotidiano pelo sigilo, controle de revisões e pela data de expiração da informação que eles liberam aos fornecedores.

Emanuel Campos é tecnólogo mecânico, tecnólogo em marketing e atua como gerente de contas no departamento de vendas consultivas da LWT Software.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentários (7)

 

  1. Ianina disse:

    Limitar as possibilidades de um clipe nas mão do MacGyver…excelente metáfora!!! E excelente matéria, Emanuel, parabéns!

  2. Italo Vestali disse:

    Esse software realmente é muito, mas muito importante. Eu já sabia um pouco sobre o software e lendo esse artigo aumentou ainda mais a vontade de trabalhar com ele. Sem dúvida é o futuro muito próximo das empresas que trabalham com CAD. Eu tive o gosto de usar o software e digo que ele é excelente, em poucos segundos com ele “economizei” litros de saliva. É uma ótima ferramenta de interface da Engenharia com outros departamentos.

  3. Vinicius Caravante disse:

    Muito boa matéria Emanuel, poucos sabem que existem ferramentas como o 3DVia, nada como um especialista para publicar mais sobre essas possibilidades.
    Parabéns.

  4. Luís Basturk disse:

    Estou iniciando agora a utilização do software. Gostei imenso deste post, daí que escrevi para o elogiar e também para que , caso tenha mais informação técnica sobre o produto que me possa facultar agradecia que me enviasse para o meu email.
    Desde já obrigado e parabéns…

  5. Joselly Araújo disse:

    eu li bem rapidão pq to cm pressa (desculpas), mas a única que queria saber, é se dá pra fazer animação ou só o desenho. dá pra programar o movimento no desenho ou só desenhar mesmo? não achei essa resposta em canto nenhum do google :/ nem aqui :( alguém me ajuda?

Comentar