MSC celebra 50 anos de história e dos softwares de simulação

Postado em: 14 / 05 / 2013

Richard MacNeal e Robert Schwendler, que fundaram a MacNeal-Schwendler Corporation em 1963

Os computadores eram quase tão exóticos quanto foguetes em 1962, quando o Presidente John F. Kennedy desafiou a nação ao mandar um homem à lua. Passeando por quartos frios de universidades e grandes corporações, poucas pessoas tinham visto alguma vez um computador, nem vamos mencionar quantos já haviam trabalhado com um.

Os softwares que faziam os computadores funcionarem eram um mistério ainda maior. Eles estavam enterrados fundo em cérebros eletrônicos, soldados em um hardware de aplicações específicas ou em partes das máquinas monolíticas que podiam ser do tamanho de um walk-in cooler.

Esse era o ambiente em que Richard MacNeal e Robert Schwendler iniciaram a MacNeal-Schwendler Corporation em 1963. Cinquenta anos depois, nós somos a MSC Software e somente o nome mudou. Nossos produtos oferecem, de forma fácil e barata, produtos com design de alta qualidade – incluindo o primeiro foguete a levar humanos fora da Terra e impulsioná-los à Lua, ajudando a simular virtualmente todos os veículos espaciais projetados desde então, além de gerações de aviões e automóveis.

“Eu não consigo pensar em um carro ou avião que não tenha sido estruturalmente analisado pelo NASTRAN, particularmente o MSC Nastran. A MSC Software é profundamente respeitada no campo de tecnologia de engenharia suportada por computadores, particularmente análise de elementos finitos. Ela tem uma expertise tão grande neste campo que se tornou padrão de fato, particularmente nas indústrias automotiva e aeroespacial”, disse Marc Halpern, vice-presidente de pesquisa do Gartner e veterano em softwares de simulação há 30 anos.

Por mais de 50 anos, nós crescemos de dois homens em uma loja, para 1100 funcionários. Uma nova geração de liderança virou o nosso foco para as nossas forças histórias, enquanto traçamos um novo caminho para o futuro da simulação e dos softwares de simulação.

 

Espaço, a primeira fronteira

Richard (Dick) MacNeal foi um membro da “grande geração” de Tom Brokaw’s, que cresceu durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial e ajudou a construir a economia norte-americana do Pós-Guerra.

As Forças Armadas dos Estados Unidos colocaram o cérebro prodigioso de Dick MacNeal para trabalhar durante a Segunda Guerra calculando a trajetória de bombas que caíam dos aviões. Depois que a Guerra acabou, a bolsa de $250 premiou cada funcionário pela exoneração. O dinheiro possibilitou Dick se deslocar de seu posto de Massachusetts para a Califórnia do Sul, indo trabalhar em um ambiente de aeronáutica e engenharia avançada.

Dick trabalhou para a Associação de Engenharia de Computação e para a gigante do ramo aéreo Lockheed Martin, antes de decidir que não estava descartado para as grandes empresas. Aos 39 anos, com o sócio Robert Schwendler e $18,000 em investimentos, ele lançou a MacNeal Schwendler Corporation em 1963.

No mesmo ano, os dois engenheiros de software pioneiros desenvolveram o primeiro produto da empresa: SADSAM, (Structural Analysis by Digital Simulation of Analog Methods). Em uma recente entrevista, Dick lembra-se de que o primeiro cliente da empresa veio de uma empresa inesperada. “Nosso primeiro cliente se chamava Raymond Hill. Ele era um engenheiro civil que projetava grandes barragens, precisava de alguém para fazer as análises e soube de nós,” lembra Dick.

 

Crescendo com a NASA

Em 1965, ele se juntou a um time de engenheiros particulares e governamentais que desenvolviam um software para a NASA. A agência espacial queria um software que consolidasse todas as funções de análises estruturais computadorizadas em uma única solução. O resultado foi o software NASTRAN (NASA Structural Analysis). O NASTRAN possibilitou os engenheiros da NASA antecipar os efeitos do calor, vibração e pressão no veículo espacial Apollo. Desde então, o NASTRAN tem tido sido usado para simular virtualmente cada veículo espacial da NASA.

Seis anos depois, em 1971, nós divulgamos uma versão comercial do NASTRAN intitulado MSC Nastran. Sua divulgação coincidiu com a decisão da IBM em desagregar da empresa o software de operação de seu hardware, criando um mercado de softwares independentes, e isso abriu as portas para empresas como a MSC.

“A MSC estava entre as primeiras empresas que vendiam softwares para análises de engenharia A IBM deu uma grande contribuição à ideia de que seria possível vender seu software pelo valor de sua propriedade intelectual e  custo de desenvolvimento a uma empresa 100% dedicada a melhorar o software, suportando-o e orientando os clientes. Os engenheiros da IBM eram competitivos, mas a empresa reconheceu que todos precisavam da tecnologia eles nunca teriam acelerado a tecnologia tão rapidamente quanto a MSC, se  tivessem tentado desenvolver um software de engenharia suportado por computador sozinhos. Se a MSC não tivesse se lançado no ecossistema, provavelmente ele nunca teria existido ou teria acontecido muito tempo depois”, disse Halpern.

Durante o restante da década de 70 e 80, o MSC Nastran cresceu e se tornou uma das aplicações de simulação e análises mais utilizadas em todo o mundo. Nós expandimos para a Alemanha e Japão nos anos 70, assim que as empresas do ramo automotivo reconheceram a habilidade do software em diminuir custos enquanto melhoravam sua qualidade, desempenho e reduzindo o tempo de lançamento de novos produtos. A NASA calculou que o custo do NASTRAN para a sociedade excede $10 billiões.

Em 1983, a MSC foi a público arrecadando dinheiro para financiar o desenvolvimento de produtos e aquisições para atender ao constante crescimento no poder da computação, que gera novos postos de trabalho trazendo o CAE (softwares de simulação) às indústrias de máquinas pesadas e construção naval. A MSC expandiu em direção a estas áreas enquanto solidificava sua posição nos mercados automotivo e aeroespacial. Também continuou a fazer movimentos importantes durante a década de 1990 com o lançamento de uma versão do MSC Nastran para Windows.

Em 2009, o grupo de investimento Synphony Technology Group & Elliot Management Corporation comprou a MSC e elegeu o veterano em softwares de design, Dominic Gallello, como nosso CEO. Dominic projetou um crescimento no período em que trabalhou para trazer a MSC Software de volta às suas raízes para entregar ótimos softwares de engenharia e trabalhar com clientes-chave no desenvolvimento de novos métodos de engenharia. Acrescentaou mais de 40 PhDs à área de desenvolvimento expandindo o número de funcionários de R&D em aproximadamente 40%. Ao mesmo tempo aproximadamente 40% da equipe de R&D foi devotada ao desenvolvimento transformacional de tecnologias para mudar a forma como a simulação será  feita no futuro.

Finalmente, as duas melhores empresas de simulação nas áreas de acústica e modelagem de materiais compósitos foram adquiridas pela MSC  visando oferecer aos usuários melhor entendimento na simulação  desses comportamentos importantes do mundo real. Como resultado, aumentou a satisfação dos clientes, a receita cresce constantemente, renovações de manutenção estão altas e cada vez mais clientes vêm à MSC em busca de softares de simulação, serviços e know-how.

Outra aterrissagem e uma Nova Era

Em 13 de agosto de 2012, um veículo a jato pairava sobre a superfície de Marte e baixou suavemente. Era o Curiosity Rover, concebido para ir ao planeta vermelho. Os engenheiros da NASA nunca haviam tentado este método para entregar uma sonda ao seu destino. Sondas anteriores enviadas a Marte se afastaram em paraquedas e saltaram sobre a superfície em grandes casulos acolchoados. O tamanho do Curiosity faria ambas abordagens impraticáveis. Ele atingiria a superfície de Marte muito forte e potencialmente danificaria a sonda.

O Jet Pack criado para o Curiosity era uma abordagem totalmente nova que funcionou perfeitamente. Os softwares da MSC ajudaram os engenheiros da NASA a simular qualquer eventualidade e antecipar e corrigir todas as fraquezas do design, da mesma forma que tinham feito há 50 anos pelas missões do Apollo.

Hoje a MSC Software é tão relevante quanto foi em 1963, pois, assim como antes, a sociedade está mudando. As mudanças trazem novas necessidades, desafios e oportunidades. De aviões a automóveis, de bens de consumo às maquinarias industriais, mudanças enormes serão necessárias.

“Produtos com performances melhores, emissões de carbono zero, melhoria na eficiência energética, compatíveis com as normas cada vez mais rigorosas e requisitos de segurança mais rígidos fazem parte do mantra que cada departamento de engenharia irá enfrentar à medida que avançarmos. Em 2013, uma nova era se inicia para a MSC Software, que foca na  introdução de uma inovação compatível com a nossa rica história para ser novamente a vanguarda voltada ao futuro da simulação,” disse Gallello.

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