Usando o SolidWorks Motion no desenvolvimento de produtos

Postado em: 26 / 04 / 2015

Timoteo Müller

Timoteo Müller

Timoteo Müller

Pois é, sabemos que as alterações de projeto são mais fáceis e baratas quando realizadas mais cedo dentro do processo de desenvolvimento de um produto. O processo tradicional de desenvolvimento causa diversos problemas relacionados ao projeto e a resolução dos mesmos ocorre muito tarde, quando o produto já está em fase adiantada de concepção. Os erros gerados pelo processo tradicional de projeto aumentam o peso e os custos do produto e atrasam a sua definição, para finalmente encaminha-lo para fabricação e lançamento no mercado.

Ao realizar testes virtuais mais cedo dentro do processo de desenvolvimento de um produto, nós podemos encurtar o ciclo de desenvolvimento substancialmente. Isso garante que o projeto permaneça dentro do prazo e siga a direção correta. Agora, você já pensou como o SOLIDWORKS Motion poderia aperfeiçoar ainda mais um produto, e ao mesmo tempo conferir ganhos de tempo e dinheiro?

Processo convencional versus benefícios da validação antecipada do projeto

Veja no gráfico as diferenças entre o processo convencional e os benefícios da validação antecipada do projeto

As capacidades do SOLIDWORKS Motion ajudam aos usuários que projetam montagens com peças em movimento para que possam criar mais facilmente produtos sofisticados e inovadores. O aplicativo é totalmente integrado ao software de análise estrutural SOLIDWORKS Simulation. Isso significa que agora os engenheiros podem projetar, simular e analisar uma montagem dentro de uma única operação integrada. Por exemplo, um engenheiro de elevadores pode projetar uma montagem no SOLIDWORKS, usar o SOLIDWORKS Motion para dimensionar os requerimentos dos acionadores e empregar o SOLIDWORKS Simulation para garantir que o conjunto vai suportar com segurança os carregamentos de operação.

O SOLIDWORKS Motion simula as operações mecânicas das montagens em movimento e também as forças físicas que são geradas, ajudando os usuários das seguintes formas:

*Calcula posições, velocidades, acelerações e carregamentos encontrados por cada componente da montagem;

*Transfere automaticamente as forças de reação para o SOLIDWORKS Simulation a fim de prever se os componentes quebrarão ou não, ou se alcançarão as normas de segurança;

*Verifica peças em colisão enquanto a montagem se movimenta, e também confere quais são as forças de contato entre eles.

Como definido anteriormente, o SOLIDWORKS Motion está ligado ao SOLIDWORKS Simulation. Assim que tivermos as informações de carregamento seremos capazes de validar as tensões nos componentes. É possível ainda selecionar qualquer componente na montagem, especificar a faixa de tempo de interesse e então avaliar os resultados de tensão.

Resultados de tensão no braço no momento de pico de força produzido pelo equipamento

Resultados de tensão no braço no momento de pico de força produzido pelo equipamento

Se você quiser ir mais adiante no processo de validação a fim de explorar outros modos de falha, como fadiga e até estudos não lineares, você vai gostar disso: o SOLIDWORKS Simulation pode ler os carregamentos de movimento diretamente do estudo. Você pode importar carregamentos dentro de um único valor de tempo ou então por meio de uma faixa de valores no tempo. O procedimento é muito simples e direto.

Em resumo, o SOLIDWORKS Motion é uma solução muito interativa e, ao mesmo tempo, permite identificar com facilidade os pontos de tensão no projeto. Dessa forma você pode dimensionar seus componentes da melhor forma, a fim de determinar a função precisamente. O SOLIDWORKS Motion é uma excelente ferramenta para definir se o projeto vai funcionar perfeitamente antes que você construa o primeiro protótipo físico.

Timoteo Müller é gerente técnico da Dassault Systèmes para a América Latina. 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar