Autodesk anuncia impressora e software para impressão 3D

Postado em: 26 / 05 / 2014

A impressora 3D Autodesk será referência

A impressora 3D Autodesk será referência

Maria Edicy Moreira

Com o crescimento do mercado das impressoras 3D o que se tem visto é a aproximação das empresas desenvolvedoras de CAD com os fabricantes desses equipamentos para oferecer uma solução completa aos consumidores, já que sem o CAD para criar os protótipos digitais em 3D as impressoras não poderão transformar ideias modelos físicos.

Diante dessa realidade a Autodesk, que parecia quietinha em seu canto, decidiu mostrar a que veio nesse palpitante mercado da impressão 3D. A empresa anunciou que vai caminhar com as próprias pernas.

Em vez de fazer parceria com os fabricantes de impressoras 3D, optou por desenvolver sua própria impressora, que será lançada ainda em 2014. Além disso, está desenvolvendo uma nova plataforma de software aberta para impressão 3D, denominada Spark, que também chega ao mercado em 2014.

O Spark está sendo criado para tornar mais fácil a participação dos cientistas, designers de produtos, fabricantes de hardware, desenvolvedores de software e de materiais no desenvolvimento da impressão 3D.

Carl Bass, presidente e CEO da Autodesk, é o maior entusiasta com as tecnologias de impressão 3D que estão sendo desenvolvidas pela Autodesk. Veja o que ele diz no site In The Fold da Autodesk, no qual saem notícias quentinhas. “Por anos fui fascinado pela promessa e frustrado pela realidade da impressão 3D. Hoje, a Autodesk está anunciando duas contribuições para ajudar a tornar as coisas melhores:

Primeiro, a nossa plataforma de software para a impressão 3D chamada Spark é aberta e, por isso, irá tornar o controle da impressão 3D mais confiável e simples. Em segundo lugar, vamos introduzir nossa própria impressora 3D que servirá como uma implementação de referência para a plataforma Spark”, afirmou o CEO da Autodesk.

Segundo ele, a impressora vai demonstrar o poder da plataforma Spark e definir um novo marco para a experiência dos usuários com a impressão 3D. “Juntas, a impressora e a plataforma de software Spark, irão fornecer os blocos de construção que os designers de produto, fabricantes de hardware, desenvolvedores de software e de materiais para impressão 3D necessitam para continuar ultrapassando os limites da tecnologia de impressão 3D”.

Bass explica que a plataforma Spark será livremente licenciável pelos fabricantes de hardware e outros que estejam interessados em contribuir para a evolução da impressão 3D. O mesmo vale para a impressora 3D da Autodesk. O design do equipamento será disponibilizado ao público para permitir novos desenvolvimentos e experimentações. A impressora será capaz de usar uma ampla gama de materiais desenvolvidos pela Autodesk e por terceiros.

Carl Bass é estusiasta da impressão 3D

Carl Bass é estusiasta da impressão 3D

Para o CEO da Autodesk o mundo está apenas começando a perceber o potencial da fabricação aditiva (impressão 3D) e com suas tecnologias abertas (Spark e impressora 3D) a Autodesk quer tornar a impressão 3D acessível a muito mais pessoas auxiliando-as em seus processos de design e produção de modelos 3D.

“Nos próximos meses estaremos trabalhando com fabricantes de hardware para integrar a plataforma Spark com as impressoras 3D atuais e futuras. Com a nossa plataforma aberta poderemos aprimorar todos as coisas que já são criadas com as atuais impressoras 3D, além de criar coisas novas que ainda nem imaginamos. ”

Na visão da Autodesk, o que antes era um ideal tornou-se realidade e em breve poderá ser alcançada por todos. Pensando nesse cenário, a Autodesk quer acelerar o acesso e a disponibilidade de soluções de impressão 3D para o grande público, eliminando barreiras e reduzindo os preços das impressoras 3D.

Em seu site dedicado à impressão 3D a Autodesk diz: “Acreditamos que a impressão 3D tem potencial para mudar fundamentalmente a maneira como as coisas são projetadas e fabricadas, mas a indústria ainda está em sua infância. Com a plataforma Spark e nossa impressora 3D queremos acelerar a inovação em impressão 3D e tornar a tecnologia acessível para milhões ou bilhões de pessoas”, diz a Autodesk.

A plataforma Spark conecta informações digitais para impressoras 3D de uma maneira nova e simplificada, tornando mais fácil visualizar e otimizar as impressões, sem a tentativa e erro, e ao mesmo tempo, ampliando a gama de materiais que podem ser usados para impressão. Isso será possível porque a plataforma Spark é aberta e todos poderão usar os seus blocos de construção para empurrar ainda mais os limites da impressão 3D e impulsionar a inovação nesse segmento de mercado.

 

Conheça a impressora 3D Autodesk

A impressora 3D Autodesk será uma implementação de referência de como a plataforma de software e hardware de impressão 3D poderão trabalhar em estreita colaboração. Para a Autodesk a forte integração entre hardware e software é fundamental para um processo de impressão 3D de sucesso.

Assim como os dispositivos móveis e aplicativos funcionam perfeitamente em conjunto, o software de projeto 3D e impressora 3D precisam trabalhar em estreita colaboração. Para interagir com a plataforma de software Spark estamos introduzindo uma impressora 3D construída sobre a mesma plataforma estabelecendo um novo padrão para a experiência do usuário de impressão 3D.

Inspiração na experiência bem-sucedida com o AutoCAD

Ao lançar uma plataforma aberta de software e hardware (Spark +impressora 3D) para impressão 3D a Autodesk parece querer repetir a ideia de produto aberto de sua autoria lançado, 1982, que deu muito certo:  o AutoCAD, que por muitos anos foi o software de CAD mais conhecido e usado no mundo e ainda deu origem a vários produtos para aplicações específicas, desenvolvidos pela própria Autodesk e por terceiros.

Para quem não viveu os anos dourados do AutoCAD – muitos usuários de CAD hoje nem havia nascido quando o software foi lançado em 1982 – vale relembrar que no começo o AutoCAD era um software muito primário, um esqueleto de CAD que exigia muito esforço dos arquitetos e engenheiros para transferir seus projetos da prancheta para o computador.

Porém, a grande tacada da Autodesk foi lançar um software aberto para o qual milhares de pessoas e empresas ao redor do mundo passaram a desenvolver aplicativos para o AutoCAD tornando-o, ao longo dos anos, mais robusto e fácil de usar. A proposta da Autodesk deu tão certo que até hoje, 32 anos depois, o AutoCAD continua mais vivo do que nunca.

Por isso, apesar da intensa concorrência no mundo da impressão 3D, a Autodesk poderá até não alcançar o mesmo sucesso que obteve com o AutoCAD, que chegou ao mercado enfrentando muito menos concorrência, mas certamente a dará uma bela contribuição para a expansão da impressão 3D.

Para mais informações acesse: http://www.autodesk.com/campaigns/spark

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar