Digicon usa SolidWorks para projetar catraca do Metrô de SP

Postado em: 13 / 06 / 2013

Catraca projetada pela Digicon para a Linha Amarela do Metro de SP com o auxílio do SolidWorks

Maria Edicy Moreira

A Linha Amarela do Metrô, que liga a Estação da Luz (no Centro) à zona Oeste de São Paulo, é uma das mais modernas da capital paulista. Utilizando alta tecnologia, a operação dos trens é totalmente automatizada, sem a necessidade de operadores nas composições.

Com alguns cliques do mouse o operador, que fica no Centro de Controle Operacional, controla toda a operação da Linha Amarela via rádio. Pode aumentar ou diminuir a velocidade das composições, mantê-las mais tempo paradas na plataforma, segurar as portas de plataforma abertas e até inserir mais um carro no sistema caso a demanda de passageiros seja maior que o esperado.

 

Linha Amarela do Metrô de São Paulo com as catracas produzidas pela Digicon em uso pelos passageiros

A modernidade da Linha Amarela está na operação automatizada dos trens e também nos equipamentos das estações como as catracas automáticas. O equipamento foi desenvolvido pela Digicon com o apoio dos softwares da DS SolidWorks: CAD, CAE, PDM, entre outros aplicativos que ajudaram a superar diversos desafios de projeto.

A Digicon, especializada em equipamentos para controle eletrônico, começou os primeiros estudos para desenvolver a catraca em 2009. O cliente solicitou que o equipamento tivesse todo o corpo estrutural e a carenagem em aço inox 304 e as portas automáticas em vidro temperado. Além disso, a catraca deveria apresentar um design inovador e ser extremamente robusta para suportar o grande número de passageiros da Linha Amarela, que ultrapassa 1 milhão de pessoas por dia.

 

Modelo criado no CAD SolidWorks mostra solução criada para evitar colisão na dobra da catraca

O principal desafio enfrentado pelos engenheiros durante o desenvolvimento da catraca foi conceber uma dobradeira (estampo) para produzir a ponteira da catraca que, por ser em forma de “U” com as laterais muito compridas, as ferramentas tradicionais não permitiam fazer a última dobra e a ponteira acabava colidindo com o corpo da catraca.

Nessa hora o uso dos softwares da DS SolidWorks foi fundamental para a solução do problema. Os engenheiros projetaram uma ferramenta com uma área de escape para que esta última dobra se alojasse durante o processo evitando assim a colisão. Além de permitir visualizar e corrigir colisões entre os componentes da catraca, o CAD e o CAE SolidWorks  permitiram eliminar eventuais incompatibilidades que poderiam prejudicar o uso do equipamento.

A Digicon é usuária da DS SolidWorks desde 1998 e atualmente utiliza diversos aplicativos como SolidWorks Enterprise PDM, SolidWorks Premium, SolidWorks Professional, SolidWorks Simulation Professional e Drawings Professional.

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