Congresso SAE debate mobilidade e traz inovações para autos

Postado em: 22 / 09 / 2015

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Maria Edicy Moreira

O 24º Congresso e Mostra Internacionais da SAE Brasil, realizado em São Paulo (22 a 24/09/2015) trazem ao público visitante novidades tecnológicas para as indústrias automotiva e aeroespacial e vários debates sobre os referidos setores com foco na mobilidade. A mostra tecnológica, realizada em paralelo ao 24º Congresso da SAE, traz novidades como veículos elétricos, novos materiais, soluções para melhorar o desempenho de motores, redução da emissão de poluentes, tecnologias para injeção de plástico, eficiência energética entre outras. Veja abaixo mais detalhes sobre as novidades tecnológicas apresentadas:

Applus Idiada – Apresenta pela 1ª vez em âmbito mundial, fora dos muros da empresa, o veículo utilitário elétrico XeV, protótipo testado e validado no campo de provas da empresa, na Espanha. O veículo mostra as mais recentes tecnologias em veículos elétricos quanto às funcionalidades do powertrain, sistemas de controle ativo do chassi e ajustes da suspensão dianteira para adaptação ao comportamento e performance a cada aplicação, entre outras.

Arkema – A fabricante de soluções customizadas para variedade de aplicações automotivas traz lançamentos em poliamidas de cadeia longa com propriedades químicas e mecânicas especiais para uso em linhas de transmissão, eixos e barras de direção, trilhos de porta, entre outros itens, aplicados na produção de peças para veículos leves e pesados e máquinas agrícolas. Entre os lançamentos está a Rilsan HT, a primeira poliftalamida flexível do mercado capaz de substituir o metal e a borracha em aplicações automotivas que demandem alta resistência térmica. O polímero contém 70% de carbono renovável e é seis vezes mais leve que o aço, reduzindo consumo e custos com matéria-prima. Também a Orgalloy, que apresenta resistência à alta temperatura, baixa densidade e resistência à fadiga mecânica, necessária em aplicações do receptáculo do motor de carros leves e caminhões, em mangueiras de entrada turbo, intercooler, linhas de combustíveis etc. O terceiro lançamento é o Elium LTR, resina líquida termoplástica para fabricação de compósitos avançados capaz de quebrar de paradigma em compósitos alinhando ausência de estireno, reciclabilidade e excelente desempenho termomecânico.

Axalta – Especializada em revestimentos dedicada ao desenvolvimento, fabricação e venda de revestimentos líquidos e em pó, com aplicações para desempenho e de transporte para veículos leves e comerciais, além de aplicações industriais, apresenta a tecnologia altos sólidos, com maior concentração de sólidos por litro nas tintas automotivas, que apresentam maior rendimento, com mais produtividade e redução de custos. Patrocinadora da Stock Car com a equipe Axalta Racing, exibe ainda um dos carros da competição. O engenheiro da equipe, Guilherme Ferro, mostra detalhes do carro e explicando como são feitos os planejamentos e estratégias de uma equipe de Stock Car e como se avalia o carro, para a melhor performance.

BorgWarner – A empresa dedicada ao segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de carros de passeio, utilitários e pesados, destaca o primeiro turbocompressor para veículos leves fabricado no Brasil. O componente melhora o desempenho do motor, reduz o consumo de combustível e emissões de poluentes, e auxilia no atendimento aos requisitos do Inovar-Auto. Projetado para propulsores de 0,8 até 1,6 litros, o novo turbo flex da BorgWarner estreia no mercado na nova versão do Volkswagen Up! A marca mostra também as correntes de transmissão que substituem as usuais correias dentadas, apresentando mais durabilidade, redução de atrito e ruído. Também aumenta a eficiência energética por causa da redução do contato ríspido com o restante do sistema. Além disso, a empresa apresenta uma gama de correntes silenciosas, projetadas para os motores leves atuais, com mais resistência ao desgaste e geometria otimizada, visando à redução do tamanho. Os projetos e os processos de fabricação avançados pelos quais passam esse componente diminuem o atrito em até 25%, resultando em economia de combustível, menos ruído e mais durabilidade. Todos os componentes são montados no Brasil.

Bosch – Mostra as principais funcionalidades do Advanced PFI (Advanced port fuel injection) e como a tecnologia que favorece a localização da produção para o atendimento ao Inovar-Auto, já que permite maior índice de nacionalização dos componentes quando comparado à injeção direta. O sistema de injeção combina quatro sistemas – dois injetores por cilindro, controle da vazão da bomba de combustível (conhecido como Decos – Demand Controlled Supply), injeção de combustível com válvula de admissão aberta (OVI) e a Scavenging (lavagem do cilindro) – processo que melhora a performance do motor e reduz o consumo em até 12%.

Cummins – A empresa apresenta tecnologias inovadoras (Adept, Smart Power e Power Comand entre outras), para redução de CO2, que atendem às normas americanas e estarão em breve no Brasil. E também o motor ISF 3.8 litros, fabricado na Cummins chinesa e em fase de nacionalização para atender ao programa Inovar-Auto.

Eaton – A empresa global de gerenciamento de energia apresenta novas soluções em transmissões e outras tecnologias para powertrain, que contribuem para aumentar a produtividade no setor de transporte de cargas e passageiros, com redução de custos operacionais, aumento da segurança na operação e diminuição das emissões de poluentes. Entre essas tecnologias se destacam: a transmissão Procision de dupla embreagem e 7 velocidades, que alia conforto das caixas automáticas sem interrupção de torque, com baixo consumo de combustível, aumento da segurança e fácil condução do veículo pelo motorista. Outra novidade é a transmissão automatizada UltraShift PLUS MHD, para veículos médio-pesado 6×2 e 8×2, configurada para condições severas de trabalho e estradas e o SmartAdvantage powertrain, solução integrada em powertrain Eaton e Cummins que une a experiência das duas empresas na redução de consumo de combustível e melhoria do desempenho em veículos comerciais.

Embraer – Pela primeira vez a fabricante de aeronaves leva um simulador de engenharia a um evento fora de suas dependências. Diferente dos simuladores tradicionais para o treinamento de pilotos, o simulador de engenharia é utilizado na concepção e desenvolvimento do projeto de novas aeronaves, por meio de modelos virtuais. Essa possibilidade de trabalhar com o “avião virtual” tem permitido à Embraer acelerar o desenvolvimento de novos produtos, testando aeronaves antes mesmo que elas saiam do solo.

Emicol – Especializada na fabricação e venda de componentes eletroeletrônicos para a indústria de eletrodomésticos, é também parceira estratégica das principais empresas sistemistas (autopeças) do setor automotivo, destaca tecnologias para a fabricação de componentes plásticos injetados e sobre injetados com diversos tipos de materiais, inclusive as resinas com alto teor de cerâmicos como a fibra de vidro, de difícil processabilidade por serem muito abrasivas. Também exibe técnicas modernas de simulação computacional, tais como a análise de fluidez no molde, conhecida como “mold flow”, que permite a construção interna do ferramental trazendo rapidez e flexibilidade ao processo. A linha de produtos automotivos da empresa é formada por componentes para alternadores, motores de partida, corpo de borboleta, limpadores de para-brisa, bombas de combustível, entre outros.

GM – A montadora apresenta o OnStar, sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade, e também exibe a nova S10 High Country, apresentada como conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, e que inaugura um novo patamar de sofisticação entre as picapes de produção nacional. Destaca ainda o Programa PACE, resultado de parceria com empresas fornecedoras de softwares e hardware que utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo para aprimorar o desenvolvimento profissional de futuros engenheiros na própria universidade, com atividades diversificadas.

Höganäs – Desenvolvedora e produtora de pós-metálicos para inúmeras aplicações, inclusive ferro puro, pós de aço de baixa liga e misturas prontas para compactação, com infinitas aplicações em componentes para a indústria automotiva, a empresa mostra um portfólio de soluções que atende às demandas por precisão, aumento de produtividade e desempenho e redução de custos. Com centro de P&D na Suécia, a empresa trabalha na engenharia de aplicação e prototipagem, com testes de etapas de processo e novas soluções em metalurgia do pó. Um exemplo foi o desenvolvimento de engrenagens sinterizadas para caixas de mudanças, com redução de stress, peso, ruído e custos.

Kuraray - Apresenta o Genestar (poliamida 9T), resina nova no Brasil, termorresistente, criada com tecnologia exclusiva Kuraray. Utilizada em componentes eletroeletrônicos e iluminação LED, sua aplicação na indústria automotiva vem crescendo por causa das vantagens em relação a outros polímeros, como baixa absorção de água, estabilidade dimensional superior, alta resistência química e à abrasão, excelentes propriedades mecânicas a altas temperaturas e barreira aos combustíveis. Algumas aplicações automotivas do Genestar estão o tanque intercooler, alojamento do termostato, guia da cremalheira de direção, engrenagens, tubo protetor do chicote, conector engate rápido, porca de vedação e tubo de combustível.

MAN – Mostra o caminhão 19 420 Vtronic com transmissão automatizada de 16 velocidades, motor de 8,9 litros com turbo de geometria variável, melhor performance, eficiência operacional (TCO) e segundo eixo direcional com suspensão pneumática e controle eletrônico; e o caminhão 13 Ton 6×2 Vtronic, veículo urbano de carga com exclusivo sistema de transmissão automatizada de 6 velocidades, motor de 3,8 litros com turbo alimentação de duplo estágio, plataforma de carga baixa com capacidade para 13 toneladas, suspensão traseira e eixo adicional com sistema eletrônico/pneumático para levantamento e auxílio de tração.

Mercedes-Benz – Destaca o furgão Sprinter 415 CDI para atividades de transporte de carga e distribuição de produtos, que graças às suas dimensões compactas, agilizam operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso. A oferta de furgões Sprinter abrange opções de capacidade volumétrica de carga de 7,5 m³ a 15,5 m³. Outra atração da montadora é a nova versão esportiva do SUV Mercedes-Benz GLA 45 AMG 4MATIC, que registra a chegada ao Brasil da nova geração da marca, com o potente motor de quadro cilindros de série e tração integral variável que distribui a força do motor para cada eixo conforme a necessidade do momento.

National Instruments – Lança no Brasil a versão 2015 do software LabVIEW, que pode ser utilizado em diversos segmentos da indústria para aumentar o desempenho no desenvolvimento e produtos com mais qualidade. A versão mais recente do LabVIEW, oferece mais velocidade, atalhos de desenvolvimento e ferramentas de depuração para capacitar desenvolvedores a interagir com os sistemas de forma eficaz. A tecnologia gera a padronização de códigos e processos de engenharia em diversos sistemas para que o usuário interaja por meio de qualquer hardware, economizando tempo e dinheiro conforme a tecnologia avança, os requisitos evoluem e a pressão do tempo de lançamento no mercado aumenta.

Neumayer Tekfor – Parceira global da indústria automobilística, a Tekfor mostra soluções para aplicações automotivas em sistemas de direção, transmissão e motores de combustão interna e elementos de fixação. Entre outros produtos como juntas para eixos de propulsão, anéis sincronizadores forjados em aço, eixos primários, carcaças de transmissão fabricadas em alumínio, coletor de exaustão, bielas para aplicações em veículos leves e comerciais, eixos comando de válvulas montados e porcas especiais e de segurança para aplicações em veículos leves e comerciais.

Opencadd – Distribuidora das principais plataformas globais para projetos de Engenharia, Ciência e Estatística, e provedora de soluções embarcadas em Model-Based Development para o mercado nacional, a empresa apresenta exemplos de aplicação dessa metodologia com protótipos de código embarcado e os respectivos modelos virtuais, com otimização da carga de trabalho da engenharia e vantagens de produtividade e qualidade.

Sabó – Apresenta os seguintes lançamentos: motores três cilindros nacionais e transmissões híbridas americanas (impulsionadas por motor a combustão interna conjugado com um motor elétrico de alto desempenho) com as suas respectivas vedações dinâmicas (retentores) e estáticas (juntas). Os produtos são mostrados em displays e aparatos mecânicos que simulam as condições de aplicação. A empresa destaca ainda a nova geração de sistemas de vedação para aplicação start-stop que utiliza roda fônica de última geração; junta em alumínio e borracha que suporta movimento relativo no corpo da transmissão baseado em processos nanotecnológicos; retentor em Flúor (FPM) para vedar fluido hidráulico com alto desempenho em baixa temperatura; retentores de borracha e de PTFE com redução de 30% a 50% de carga; e pistão hidráulico conhecido como “bonded piston seal” aplicados em transmissões automáticas e de dupla embreagem, além de tratamentos superficiais de baixo atrito e equipamentos especiais de medição de torque.

SAE BRASIL – A Associação expõe três veículos projetados e construídos por estudantes de engenharia, exclusivamente para disputar suas competições: veículo off-road da equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI; o Fórmula Elétrico; da equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas; e a aeronave da equipe Urubus, da Unicamp.

Schaeffler – Baseada no conceito Mobility for Tomorrow, a empresa apresenta soluções para o futuro da mobilidade com sistemas de motor, transmissão e chassi focados em eficiência energética e inovação. Entre elas destacam-se: Desativação de Cilindros (com pivô hidráulico e sistemas de trem de válvulas variáveis para a otimização da eficiência energética de motores de combustão interna, que resulta na redução de até 10% no consumo de energia e na emissão de CO2); Rolamento 3ª geração (rolamento de roda com integração de flanges para o disco de freio), roda e alojamento, que prolonga a vida útil da peça e é de fácil aplicação no sistema ABS; e Shift Tower (ao ser aplicada em qualquer tipo de transmissão, garante mais conforto e precisão aos movimentos de engate e seleção, pois todos os seus componentes estão diretamente ligados ao eixo principal), entre outras.

SKF – Com foco em serviços de testes e modelagem de sistemas a empresa mostra o SKF Engineering Consultancy Services, baseado em ensaios computacionais para verificação e avaliação de desempenho de componentes testados em protótipos, além de modelagem de sistemas, e rolamentos, entre outros itens, para encontrar falhas de projeto.

SPAL – Destaca a única ventoinha com vedação completa, que trabalha em qualquer ambiente, com aplicações em ar-condicionado e sistemas de arrefecimento veicular (motores Otto e Diesel), trocadores de calor de máquinas agrícolas e de construção, entre outras. O produto, produzido na Itália, é demonstrado com um motor elétrico em funcionamento dentro de um aquário.

Stratasys – Fornecedora de um vasto portfólio de equipamentos para impressão 3D e manufatura avançada, a empresa mostra o DMLS, material para impressão 3D e micro soldagem, que facilita o processo de manufatura rápida e prototipagem com liberdade de desenho, especialmente para itens de geometrias complexas. Também apresenta protótipos funcionais disponíveis para teste e peças em tamanho real produzidos em seus equipamentos de impressão 3D.

Volkswagen – A montadora apresenta o Golf GTE, carro-conceito híbrido plug-in emissão zero capaz de percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico a uma velocidade de até 222 km/h. A outra atração é o novo up!TSI, com novo motor 1.0 TSI Total Flex, o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no país. O mercado brasileiro é primeiro no mundo a oferecer o up! com o novo motor 1.0 TSI Total Flex.

CONGRESSO

Durante o 24o  Congresso SAE especialistas, técnicos, engenheiros e altos executivos da indústria automotiva se dividiram em 23 painéis que debateram temas como: Segurança veicular, indústria aeroespacial, a produtividade no desenvolvimento de produtos, indústria automotiva global, indústria 4.0, Internet das coisas, logística, veículos elétricos etc. Veja abaixo mais detalhes sobre os painéis:

Dia 22/09/2015

Painel Segurança Veicular – Os desafios da redução de mortes no trânsito no brasil e no mundo

Painel Ferroviário –Produtividade e tecnologia nos sistemas ferroviários: concepção, fabricação, implementação, operação e manutenção

Painel Aeroespacial – Novas tecnologias e a melhoria da experiência e conforto dos passageiros do transporte aéreo

Painel Engenheiros-chefes – A produtividade desde o desenvolvimento do produto

Dia 23/09/2015

Painel Compras – A estratégia de suprimentos para os próximos anos.

Painel Telemática e Infotainment –Tecnologias que aumentam a produtividade em veículos comerciais (agrícolas, caminhões e ônibus), veículos autônomos e inteligentes e a convergência em telecomunicações.

Painel Educação de Engenharia – Qual a interação esperada entre os setores governo, instituições de ensino e indústria frente à busca por soluções inovadoras de engenharia?

Painel Tecnologia de Informação – Os desafios da indústria 4.0 e da Internet das coisas na engenharia da mobilidade.

Painel Máquinas Agrícolas –Caminhos para implementar tecnologia em um ambiente de baixa atividade econômica.

Painel Motorsport – Brasil, um país off-road.

Painel Internacional – Últimos desafios de tecnologia e eficiência da indústria automotiva global.

Painel – Veículos Elétricos

Painel Duas Rodas – As evoluções tecnológicas atuais aplicadas as motocicletas.

Dia 24/09/2015

Painel Qualidade – Qualidade eletrônica x qualidade manual.

Painel Manufatura – melhoria de produtividade / tecnologias.

Painel Caminhões e Ônibus – Transporte de cargas e passageiros: emprego da tecnologia na redução dos custos operacionais e aumento da produtividade.

Painel Logística – Rfid/depósitos verticalizados.

Painel Presidentes – Produtividade e tecnologia a nova revolução na indústria da mobilidade.

SERVIÇO

24º Congresso e Mostra Internacionais da SAE Brasil

Data: 22 a 24 de setembro – das 8h30 às 20h30

Local: Expo Center Norte, Pavilhão Azul – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP

Para saber mais acesse: www.saebrasil.org.br

 

 

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