Dassault se rende à demanda dos usuários e investe no PLM V5
Postado em: 25 / 04 / 2013
Maria Edicy Moreira
Apesar de ter lançado a versão 6 (V6) de seu PLM há alguns anos, a Dassault Systèmes ainda não conseguiu convencer a maioria de seus clientes a migrar da versão 5 (V5) para a V6. O normal na indústria do software é que no momento em que uma nova versão é lançada a anterior deixa de ser melhorada e vai sendo substituída pela nova. As melhorias e os novos recursos introduzidos na nova versão acabam convencendo os usuários a migrar.
No caso da Dassault Systèmes a resistência dos usuários em migrar do PLM V5 para o PLM V6 tem se prolongado ao longo dos anos e atingido um número de clientes acima do normal. Uma prova disso é que até hoje a maioria das revendas continua concentrando o treinamento sobre a V5, tendo em vista que a maioria dos clientes ainda usa esta versão. Por isso, como a voz do povo é a voz de Deus, a Dassault Systèmes se rendeu à realidade do mercado e decidiu continuar investindo em seu portfólio PLM V5, que traz aplicativos como Catia (CAD), Enovia (colaboração), Delmia (manufatura digital), ICEMSURF (modelamento de superfícies) entre outros.
“Nós temos a responsabilidade de trazer as mais recentes tecnologias inovadoras aos nossos clientes, independente de qual solução 3DEXPERIENCE eles estão usando. Não importa qual versão é indicada na tela. Vamos garantir que os nossos clientes tenham sucesso, oferecendo-lhes a capacidade de trabalhar com os seus ecossistemas ao mesmo tempo em que adotam novas tecnologias inovadoras em seu próprio ritmo”, afirma Monica Menghini, vice-presidente executiva para Indústria e Marketing da Dassault Systèmes
A companhia acaba de anunciar o lançamento da mais recente versão dos aplicativos do PLM V5, oferecendo dezenas de melhorias e novas ferramentas. A nova versão do V5-6R2013 acrescenta nova tecnologia de modelagem de fibra composta (baseada na recentemente adquirida Simulayt), padrões de apoio e recursos de modelagem de superfície melhorados. A nova versão também inclui adições à compatibilidade V6-a-V5 de múltiplas versões lançada no em 2012, permitindo a colaboração interna e externa V6-V5. O lançamento inclui ainda 40 novas tecnologias 3DEXPERIENCE.
“As melhorias introduzidas na V5 trarão um novo nível de capacidade à nossa base de clientes que ainda usa esta versão. A nova V5 é rica em novos recursos e produtos. Ao mesmo tempo, estamos pensando em ir muito além. Estamos considerando como nossos clientes desenvolvem os seus produtos e suas próprias experiências, como eles trabalham com os fornecedores, independentemente da versão e de como eles adotam novos software ao longo do tempo”, disse Dominique Florack, vice-presidente executivo sênior de produtos e P&D da Dassault Systèmes.
Conheça mais detalhes
•A V5-6R2013 traz novas capacidades de simulação de materiais com fibras compostas para formatos espessos, garantindo a fabricação de compósitos precisos. Esta tecnologia, baseada na Simulayt, é rotineiramente utilizada para analisar superfícies complexas, especialmente na indústria aeroespacial, automobilística e do setor energético. O recurso “Fibra Modeler” foi originalmente introduzido na versão V6R2013x e agora está disponível na V5-6R2013 com a plataforma 3D Experience;
•A troca aberta de dados foi incluída na V5, permitindo a abertura de padrão da indústria, a troca de dados, visualização e arquivamento de longo prazo de modelos 3D. Inicialmente anunciado como parte da V6R2013x, o recurso agora faz parte da V5 e permite a importação e exportação de dados, demonstrando a crescente adoção de uma metodologia Master 3D nas indústrias automotiva e aeroespacial;
•A transferência de recursos nativos da V6 para a V5 continua com a introdução de quase 40 novas features de design, funções Sketcher e Surfacing, originalmente desenvolvidas para a plataforma 3DEXPERIENCE na V6R2013 e V6R103x, incluindo 21 novas ferramentas no Generative Shape Design, sete novos aprimoramentos para projeto de peças e 11 novas funções no Sketcher;
•A compatibilidade para múltiplas versões entre V6 e V5 foi ampliada. Modelos V6 criados na V5 agora retêm recursos criados na bancada FreeStyle, especificações Kinematic Mechanism e dados do Functional Toleracing & Annotation (FTA). Qualquer projeto desenvolvido no FreeStyle V6 pode ser editado em V5-6R2013. Especificações Kinematic, incluindo articulações, comandos e dress-up agora podem ser editados a partir da V5, mesmo depois de ser desenvolvido em V6. Quando exportar a informação de FTA da V6, os dados e links, recursos FTA e geometria serão mantidos no formato V5. As novas funcionalidades permitem que os clientes e suas cadeias de fornecimento se beneficiem do valor da V6 ao lado de suas existentes implantações da versão V5.
•CATIA ICEM Shape Design expande sua classe high end A, definindo as capacidades de modelagem com 68 acessórios separados para a criação de curvas e superfícies, além de modificações, análises e infraestrutura. Da conceituação até o projeto final detalhado, a nova versão contém várias melhorias avançadas que aumentarão a produtividade da interface do usuário, melhorando o desempenho gráfico e a integração com o ICEMSURF.
Para mais informações acesse www.3ds.com/V6-V5