Dragão criado no Creo está no livro de recordes como maior robô

Postado em: 16 / 12 / 2013

Veja o no vídeo acima como o maior robô/dragão do mundo foi construído e se exibe no festival alemão

Depois de mais de uma década de planejamento e desenvolvimento, o projeto Tradinno recebeu o reconhecimento que merecia, aparecerá no Guinness World Records 2014 como o maior dragão mecatrônico do mundo. O projeto  começou em fevereiro 2007 quando a empresa alemã Zollner Elektronik AG iniciou o desenvolvimento do maior dragão/robô do mundo cujo nome Tradinno resultou da combinação das palavras Traditional e Innovation ou Tradição e Inovação.

Os criadores do Tradinno tinham pela frente o desafio de desenvolver um robô com dimensões inéditas e o sonho de vê-lo participando dos jogos do Festival Further Drachenstich de Furth im Wald, o festival folclórico mais antigo da Alemanha. O sonho se realizou pela primeira vez em 2010 e a última aparição do super-robô no festival Further Drachenstich aconteceu em agosto de 2013.

O desenvolvimento do projeto foi comandado por uma equipe multidisciplinar de pesquisa e desenvolvimento, formada por 15 especialistas das áreas de engenharia mecânica, eletrônica e de desenvolvimento de software que trabalharam simultaneamente na construção dos componentes mecânicos com o dimensionamento das estruturas de apoio, da força motriz e das unidades necessárias para o super-robô se movimentar.

Tradinno se tornou personagem do Festival Further Drachenstich de Furth im Wald, Alemanha

Cálculos detalhados e simulações marcaram o início do projeto em larga escala. O CAD Creo da PTC foi escolhido para modelar em 3D todo o sistema mecatrônico. O CAE Simpack foi usado nas simulações de multicorpos para testar os movimentos dinâmicos variados do super-robô e assim avaliar itens como durabilidade, resistência estrutural e resistência  às variações de temperatura e tolerância dos componentes do Tradinno. As simulações de layout PCB (circuitos impressos) foram realizadas no software HyperLynx.

A estrutura de hardware e software do Tradinno é composta por nove unidades de controle modulares que foram desenvolvidas in house. Cada uma contém dois processadores baseados na tecnologia DSP (Digital Signal Processor), desenvolvida pela Texas Instruments que são responsáveis pelo controle e regulação do robô, além de um microcontrolador de comunicação desenvolvido pela Fujitsu, FlexRay.

O controlador distribui as informações entre os órgãos de controle individuais usando dois canais comunicação com uma taxa de 10 Mbits cada e uma taxa de amostragem de 200 microssegundos (ms) de transferência de dados, respeitando todos os requisitos de segurança. A equipe de desenvolvimento na área de eletrônica foi contratada para cuidar da conexão de discos e sensores, cada um empregando uma estrutura redundante dupla.

Tradinno

Dragão-robô ganhou movimentos com alto grau de liberdade que lhe permitem andar à frente e de lado

Enquanto isso os engenheiros mecânicos realizaram estudos para ver como as exigências mecânicas do gigante de aço, de 11 toneladas, poderiam ser cumpridas. Especialmente a marcha de quatro patas do robô que mede 15,50 m de comprimento, 3,80 m de largura e 4,50 m de altura. Essa tarefa trouxe bastante dor de cabeça à equipe de desenvolvimento, mas os resultados foram surpreendentes e deixaram especialistas em todo o mundo entusiasmados com o que viram.

A fim de permitir os movimentos realistas no jogo popular do Festival Further Drachenstich de Furth im Wald, o Tradinno foi equipado com transmissão de dados sem fio bidirecional por intermédio de quatro unidades de controle que foram desenvolvidas in house. Cada unidade de controle remoto de rádio usa o controle bidirecional nos quatro modos de direção dos eixos dianteiro e eixo traseiro.

Assim o Tradinno ganhou movimentos com alto grau de liberdade que lhe permitem andar em frente a de lado, neste caso simulando os movimentos do caranguejo. Para isso a Zollner Elektronik AG registrou uma patente que trata da configuração do conceito de controle em combinação com o algoritmo de caminhada matemática.

Conheça o Tradinno em momento de pura calmaria, sem cuspir a tradicional labareda de fogo

 

Para saber mais acesse:

Projeto Tradinno: www.tradinno.de

PTC Creo: www.ptc.com

Zollner: www.zollner.de/en/services-plm/development-research/projektrealisierungtradinno

Festival Drachenstich: www.drachenstich.de

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar