Impressoras 3D serão destaque na Feira Mecânica 2012

Postado em: 22 / 05 / 2012

 

Feira da Mecânica reúne maiores representantes de softwares e equipamentos para manufatura

Maria Edicy Moreira

A Feira Internacional da Mecânica 2012, que acontece entre os dias 22 a 26 de maio, no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo, traz como principal destaque as impressoras 3D para a geração de protótipos físicos e objetos 3D. Além disso, as empresas desenvolvedoras de softwares para a concepção de protótipos digitais e fabricação de produtos apresentam diversas novidades.

uPrint 3D, da Stratasys, estará sendo apresentada no estande da SKA

No estande da SKA, nova representante da Stratasys, os visitantes poderão conferir ao vivo a impressora uPrint, modelo compacto que pode ser utilizado diretamente na mesa do usuário dentro do escritório. Durante a Feira a impressora uPrint será oferecida em um pacote promocional no valor de R$ 56.000,00, que inclui ainda uma licença do SolidWorks Standard e uma assinatura de treinamento a distância Nível I por um ano.

A empresa divulga ainda o  novo lançamento da Stratasys, Mojo 3D Printer, apresentada recentemente nos EUA e que em breve estará no Brasil. O modelo é compacto o suficiente para caber na mesa do usuário tornando a impressão 3D acessível ao grande público. Além disso, é fácil de usar e imprime modelos detalhados de até 12.7 cm x 12.7 x 12.7 cm em plástico ABSplus.

Na área de softwares a SKA apresenta a família de aplicativos da SolidWorks, que marca presença na Mecânica 2012 também no estande da IST Sistemas. Durante o evento a SKA e a IST  oferecem uma promoção exclusiva. No ato da compra do SolidWorks 2012 Standard, o cliente ganha upgrade imediato para a versão Premium. Essa promoção permite uma economia de US$ 4,000 dólares.

O SolidWorks Premium oferece ferramentas de simulação integradas, permitindo que projetistas testem o desempenho do produto em condições reais. A análise de tolerância garante alto desempenho na manufatura e ajuda a resolver problemas complexos de montagem desde o início do ciclo de desenvolvimento do produto. O SolidWorks Premium oferece ainda ferramentas para trabalhar com dados digitalizados a partir de scanners 3D.

A IST Sistemas traz também lançamentos específicos para os usuários do SolidWorks como um plug in para atender às chamadas de helpdesk sobre a plataforma de CAD 3D. Com esse módulo, isso passa a ser feito diretamente da plataforma SolidWorks. Também a IST mostra um aplicativo de RSS (feed de notícias) permitindo que qualquer usuário do SolidWorks, após a realização do cadastro, receba dicas e truques sobre grandes montagens e projetos de moldes, por exemplo.

 

Outros softwares

Processo de usinagem feito no software CAM, EdgeCAM, que poderá ser visto no estande da SKA

Além de apresentar as  soluções da SolidWorks, a SKA apresenta ainda outros softwares que revende como a nova versão do EdgeCAM, software de CAM que permite desenvolver estratégias para otimizar os caminhos das ferramentas, eliminando movimentos em vazio e maximizando sua vida útil. O software suporta desde usinagens simples até 5 eixos simultâneos e superfícies complexas, além de criação automática de processos de usinagem e simulação de toda a máquina.

Para o desenvolvimento de moldes, a novidade é o Visi Modelling, software CAM que fornece um sistema de modelamento de sólidos e superfícies baseado no Parasolid. Combinado com a tecnologia de superfície da Vero, análise de modelo e projeto 2D, o Visi Modelling oferece uma grande flexibilidade para construir, editar, deformar ou reparar os modelos 3D mais complexos.

Outra novidade é o Machining Strategist, uma solução CAM 3D que gera ótimos caminhos de corte para os desbastes e acabamentos em máquinas CNC, partindo de geometrias complexas geradas em CAD 3D. O software faz controle preciso de deslocamento para todos os caminhos de corte. A SKA apresenta ainda o QC, um software ECAD para criação e modificação de projetos de sistemas elétricos.

 

Autodesk 

A impressora 3D, Objet260 Connex, estará no estande da Autodesk, abrindo aos visitantes a oportunidade de conhecer a impressão 3D, que permite gerar protótipos físicos com alta precisão e funcionalidade a partir de protótipos digitais concebidos nos sistemas CAD 3D.

Para Acir Marteleto, diretor geral da Autodesk Brasil, há sinergia entre as duas empresas, e os clientes Autodesk estão buscando continuamente novas tendências tecnológicas, algo que os ajudará a projetar ainda melhor. “Um dos assuntos mais falados hoje é a impressão 3D, portanto, é natural que nos alinhemos à Objet para oferecer aos nossos clientes a melhor e mais completa solução de design”.

“Nosso objetivo é antecipar o futuro tecnológico da indústria brasileira nas áreas de desenvolvimento de novos produtos e projetos. A parceria entre a Autodesk e a Objet é fundamental para aliar o CAD 3D Autodesk Inventor aos serviços propiciados pelas nossas impressoras 3D”, diz Renata Sollero, country manager da Objet Brasil

 

 

 

Segundo a executiva, a soma do CAD Autodesk Inventor com as soluções Objet traz rapidez, precisão e competitividade aos processos de desenvolvimento de novos produtos. “Nossa indústria vive um momento de grandes oportunidades locais e globais e vencerá a disputa quem conseguir desenvolver o melhor produto, pelo menor custo e no menor tempo. Por isso a Objet coloca a disposição dos profissionais brasileiros a impressora 3D Objet260 Connex, oferecendo-lhes a possibilidade de gerar rapidamente protótipos físicos do produto em desenvolvimento.”

A compacta Objet260 Connex baseia-se na tecnologia de impressão 3D a jato de polímero, sistema de prototipagem rápida capaz de jatear dois materiais ao mesmo tempo. Essa tecnologia permite que os usuários selecionem uma ampla gama de materiais compostos para criar modelos 3D, como o recém-lançado ABS da Objet. A impressora também é capaz de utilizar até 14 diferentes materiais compostos ao mesmo tempo, em um único processo de impressão.

 

Notebook projetado no Inventor 2013, que poderá ser visto no estanda da Autodesk na Feira Mecânica

Na área de softwares a Autodesk apresenta a linha 2013 de suas tecnologias para projetos de produtos, máquinas, equipamentos e ambientes de fabricação, compostas por softwares 2D e 3D para design, engenharia, análise e visualização de protótipos digitais. A empresa traz também novos serviços de computação na nuvem voltados à colaboração no desenvolvimento de projetos, gerenciamento de dados e fluxos de trabalho, além de otimização de produtos por meio de simulação e análise.

No estande da Autodesk os visitantes poderão ainda assistir a uma série de palestras de curta duração nos cinco dias da feira, abordando o uso de softwares Autodesk nas etapas de design conceitual, projeto e engenharia, simulação e visualização de protótipos digitais e gerenciamento de dados, aplicados a projetos de máquinas e produtos. Também as palestras abordarão o novo Autodesk 360 (plataforma de serviços na nuvem) e as soluções para projeto de fábrica digital e impressão 3D.  

 

Seacam

A Seacam apresenta as impressoras Projet 3000 e Z Printer 650, da 3D Systems. A Projet 3000 gera protótipos para testes funcionais e peças finais com etalhes inigualáveis, extremamente resistentes e duráveis, usando materiais de alta precisão. A impressora é parcialmente automática, eliminando a necessidade de constante manuseio, calibragem e supervisisão do equipamento.

 A Z Printer 650, da Z Corporation, empresa recém-adquirida pela 3D Systems, produz protótipos em alta velocidade permitindo trabalhar com 390.000 cores (cinco cabeças de impressão, incluindo a cor preta) a uma resolução de 600 x 540 dpi, com uma área de construção de 254 x 381 x 203 mm.

Z Printer 650, fabricada pela 3D Systems, estará no estande da Seacam na Feira Mecânica

Aos visitantes que buscam soluções de CAM, a Delcam apresenta no estande de sua revenda Seacam, a nova estratégia Vortex para a usinagem de desbaste, um avanço tecnológico que estará disponível na versão 2013 do software Delcam PowerMILL, voltado à programação de máquinas CNC de 2 a 5 eixos simultâneos em alta velocidade para a fabricação de moldes e matrizes.

A tecnologia Vortex, patenteada pela Delcam,  foi desenvolvida com o propósito de tirar o máximo proveito das ferramentas de corte de metal duro, que fazem cortes profundos usando todo o comprimento das ranhuras como área cortante. A estratégia permite também ao PowerMILL manter a melhor condição de corte para toda a trajetória que só seria possível em movimentos retilíneos. Isso resulta em tempos de corte consideravelmente reduzidos, por remover um volume de material constante a um avanço também constante, protegendo a máquina CNC.

 

Caminho de usinagem no CAM gerado pela tecnologia Vortex desenvolvida e patenteada pela Decam

A Delcam vai implementar também, em 2012, a estratégia Vortex em seu software FeatureCAM, que oferece reconhecimento de características geométricas e a subsequente definição do processo e programação automáticas. O software é voltado à produção seriada (fresamento 2 ½ eixos, torno, torno-fresa e eletroerosão a fio).  A estratégia Vortex será aplicada ainda no Delcam SwissCAM, software especialmente desenvolvido para a programação de máquinas CNC multieixos e multitarefa como tornos suíços, por exemplo.

 

PTC

A PTC apresenta o Creo Parametric 2.0 (CAD/CAM/CAE) que ganhou melhorias nas funcionalidades para usinagem High Speed, tais como a nova opção Arc Connect para controle das transições de sequências para faceamento de forma suave, além das sequências de desbaste e de acabamento com algoritmos para minimizar cantos vivos.

A versão 10.1 do Windchill, solução de PLM traz o Integrity, um programa para gerenciamento do software embarcado em produtos, desenvolvido pela canadense MKS e adquirido pela PTC em 2011. Com isso, a solução abrange um número maior de funcionalidades críticas relacionadas ao desenvolvimento de produtos e também oferece mais recursos para aumentar a vida útil desses produtos.

 

Modelo criado no Creo Parametric, que ganhou melhorias nas funcionalidades para usinagem High Speed

A nova versão conta ainda com um aplicativo móvel por meio do qual os usuários podem ter acesso por smartphones às informações referentes ao produto em qualquer lugar e a qualquer momento, agilizando a execução das tarefas. As ferramentas de administração do  Windchill também foram simplificadas para aumentar a confiabilidade da solução.

No estande da PTC os visitantes poderão também obter informações sobre outras soluções oferecidas pela empresa, como a nova versão do Mathcad Prime 2.0 (para cálculos de engenharia) e o Arbortext (para publicação de documentos). Para reforçar sua presença na Feira a PTC contará com o apoio de suas revendas InfoAxis, Proconsulting e Partnervision.

A PTC realizará em seu estande (rua K21) quatro apresentações diárias de suas principais famílias de soluções: às 11h 00 e às16h 00, o Creo (evolução do Pro/ENGINEER para desenho, manufatura e projetos mecânicos e eletrônicos); e às 14h 00 e às18h 00, o Windchill para PLM. O objetivo é possibilitar aos visitantes obter mais informações sobre os produtos e literalmente experimentá-los. Para isso serão instalados dois monitores touch screen com um aplicativo que possibilitará aos visitantes testar os comandos dos softwares.

 

SERVIÇO

29ª MECÂNICA – Feira Internacional da Mecânica

Data: 22 a 26 de maio de 2012

Horário: terça a sexta das 10h00 às 19h00 | sábado das 9h00 às 17h00

Local: Parque de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar