Nissan cria conexão avançada entre centros automotivos

Postado em: 13 / 01 / 2016

Gráfico ilustra conexões entre os Centros Técnicos VDI da Nissan na Europa, Japão e América do Norte

Ilustração de conexões entre Centros Técnicos Nissan na Europa e  América do Norte pelo eVDI server no Japão

Os designers e engenheiros da Nissan Motor passam a contar com uma das infraestruturas de processamento de dados e comunicação em alta velocidade mais modernas e conectadas do mundo. Uma parceria entre a montadora, a Siemens AG e a Hewlett Packard Enterprise possibilitou o desenvolvimento da primeira infraestrutura para projeto automotivo de última geração que irá fornecer aos centros globais de pesquisa e desenvolvimento da Nissan uma conexão de alta velocidade para acesso aos dados mais recentes de desenvolvimento de automóveis.

A solução de engenharia de infraestrutura para desktop virtual (VDI, da sigla em inglês) proporciona à Nissan mais flexibilidade e capacidade no gerenciamento global de projetos de veículos. A empresa já começou a utilizar a nova infraestrutura na América do Norte e na Europa.

A engenharia VDI utiliza o processamento gráfico avançado baseados em tecnologia de virtualização de desktop da HPE. A tecnologia permite que os engenheiros acessem estações de trabalho virtuais com CAD 3D em servidores e que as controlam em um ambiente local.

Com essa tecnologia, a Nissan pode armazenar dados recentes em seus servidores, possibilitando o acesso às equipes do mundo todo, a qualquer momento. Isso aumenta a produtividade e a facilidade de utilização e melhora o custo-benefício e o gerenciamento do risco de danos.

 

IDS Concept mostrado em Detroit e outros autos Nissan irão se beneficiar da nova infraestrutura de projeto

Essa nova plataforma é uma solução para a concepção da próxima geração de veículos totalmente escalonável que adota engenharia VDI mundialmente, utilizando servidores com avançada tecnologia de processamento gráfico, armazenamento de alto desempenho, softwares e aceleração de rede. A Nissan vai usá-la inicialmente em dois centros de desenvolvimento: no Nissan Technical Center da América do Norte e no Nissan Technical Center da Europa.

Com essa plataforma, a Nissan espera ter a mesma produtividade das operações CAD em todos os centros de desenvolvimento  globais e diminuir drasticamente os custos associados ao aprimoramento do sistema, upgrades de versões e gastos operacionais, consolidando e aprimorando a gestão da infraestrutura. Além disso, a montadora planeja expandir o uso da plataforma no futuro, já que ela possui a flexibilidade necessária para ser adotada globalmente no desenvolvimento de automóveis.

A base tecnológica do software para a solução de Engenharia VDI da Nissan foi fornecida pela área de gerenciamento do ciclo de vida do produto da Siemens. O software NX da Siemens é a solução CAD central adotada pela Nissan em toda a engenharia e desenvolvimento de seus automóveis.

Para garantir um elevado nível de desempenho VDI, o NX foi certificado em todo o hardware necessário para suportar o sistema. Além disso, o software Teamcenter da Siemens serve como a espinha dorsal digital para solução de VDI da Nissan. O software é um sistema de gerenciamento do ciclo de vida do produto que fornece acesso fácil e rápido a todas as informações e a toda a equipe do projeto, independentemente da sua localização.

“A Siemens está na vanguarda ao contribuir com a digitalização da indústria de manufatura global e estamos orgulhosos por trabalhar com parceiros como a HP Enterprise para apoiar essa importante iniciativa da Nissan”, diz Chuck Grindstaff, presidente e CEO da Siemens PLM Software, unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division.

“Com o aumento do número de novos projetos globais, a importância da tecnologia da informação tornou-se ainda maior. Com base em nossa estratégia global de SI/TI, a Nissan irá priorizar a integração da gestão com a tecnologia da informação para aumentar o valor dos negócios que o setor de TI oferece à empresa”, afirma Celso Guiotoko, Chief Information Officer e Global IS/IT da Nissan.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar