Parasolid da Siemens traz ao CAD/CAE modelagem convergente

Postado em: 18 / 04 / 2016

Modelo facetado de articulação do joelho com b-rep guia cirúrgico, modelado em único ambiente

Modelo facetado de articulação do joelho com guia  cirúrgico B-rep, modelado em único ambiente

Maria Edicy Moreira

O Parasolid da Siemens, kernel (núcleo) utilizado no desenvolvimento de aplicativos CAD, CAM, CAE como Solid Edge e NX, chega à versão v28 trazendo a primeira implementação da tecnologia de modelagem convergente, permitindo operações de modelagem facetada, juntamente com a funcionalidade de criação de modelos B-rep.

A modelagem B-rep (Boundary Representation) é baseada nas técnicas de modelagem de superfícies já existentes, criadas a partir da engenharia reversa, por exemplo. Oferece versatilidade na geração de modelos complexos e velocidade na verificação de relações topológicas. A modelagem convergente do Parasolid é complementada por lançamentos frequentes de melhorias nas soluções de modelagem B-rep, permitindo à Siemens PLM oferecer aos seus clientes um abrangente e robusto conjunto de ferramentas de modelagem.

Parasolid v28.1

Com a modelagem convergente inserida no novo Kernal Parasolid os sistemas CAD, CAE, CAM e AEC permitirão criar e editar modelos facetados utilizando uma ampla gama de funções já estabelecidas pela indústria de software. Os  projetos  nas áreas de engenharia reversa e simulação de modelos em 3D, por exemplo, ganharão fluxos de trabalho mais eficientes.

Com a nova tecnologia de modelagem convergente o Parasolid v28.1 proporciona operações de modelagem facetada integradas com modelagem classe mundial B-rep. A nova versão do Parasolid é a primeira de uma série de lançamentos para entregar modelagem convergente, que integra modelagem de faceta e modelagem de classe mundial B-rep em uma única arquitetura de alta produtividade.

A modelagem convergente vai permitir aos usuários dos softwares de CAD, CAE e CAM baseados no Parasolid desenvolverem aplicativos que ofereçam fluxos de trabalho de PLM mais eficientes, por exemplo engenharia reversa e CAE. Essa inovação é complementada com a liberação regular de melhorias pela Siemens PLM para a modelagem B-rep, oferecendo aos clientes um conjunto mais abrangente e robusto de ferramentas de modelagem para a indústria.

Modelagem facetada

A versão V28.1 inclui a primeira parcela da tecnologia de modelagem convergente do Parasolid que permite criar e modificar modelos facetados usando uma grande variedade de funções estabelecidas e usadas ​​em modelos clássicos B-rep. Os softwares baseados no Parasolid se beneficiam da capacidade de implantar um conjunto comum de ferramentas de modelagem familiares, independentemente do formato de geometria, usando um único componente de modelagem geométrica.

Os softwares apoiados no Parasolid incluem operações buleanas, corte, furo de enchimento, oca/deslocamento/engrossar, possibilitando a produção, lapidação, importação e exportação de dados, verificação e reparação, impressão, extrusão, investigações topológicas e geométricas, propriedades de massa, min/max distância (aproximação), detecção de conflitos e inquéritos topológicos e geométricos.

Seccionamento um corpo facetado (vermelho) com uma folha faceta (azul)

Seccionamento um corpo facetado (vermelho) com uma folha facetada (azul)

Edição de modelo

O Parasolid v28.1 inclui uma série de melhorias para aumentar o controle das operações de modelagem detalhada:

  • Melhoria na geração de superfícies isóclina durante as operações afiladas, melhorando o relatório de diagnóstico quando a afinação não pode ser executada exatamente como especificado.
  • Relatório de diagnóstico melhorado em operações de extensão do corpo quando margens não puderem ser estendidas exatamente como especificado.
  • Melhor controle sobre a geometria de arestas laminares durante as operações de patch. 
Borda laminar (roxo) é movido ao longo do caminho (preto) e remendado com a superfície fornecido (azul)

Borda laminar (roxo) é movido ao longo do caminho (preto) e remendado com a superfície fornecido (azul)

 

Modelagem de superfície

O Parasolid v28.1 oferece uma série de melhorias para criação e edição de superfícies:

  • Capacidade de quebra de geometria entre as faces sobre uma superfície, quando há reparametrização.
  • Capacidade de produzir de grau 1 B-superfícies de uma operação de lofting.
  • Melhoria da qualidade de fixação com fios-guia quando houver lofting.
  • Melhoria da estabilidade de soluções de superfície restrita para pequenas mudanças nas geometrias de entrada.
O corpo da ferramenta (amarela) é arrastado ao longo do remendo helicoidal (preto) e o volume de varredura criado (vermelho) é subtraído do corpo alvo

O corpo da ferramenta (amarela) é arrastado ao longo do remendo helicoidal (preto) e o volume de varredura criado (vermelho) é subtraído do corpo alvo

  • O mecanismo versão simplificada fornece um único ponto de entrada para a criação de versões, usando uma única chamada API.
  • A extensão Symmetric Multi-Processing (SMP) aumenta o desempenho ao calcular a distância entre dois corpos.
Misturando mais faces bem curvados

Misturando mais faces com curvas bem acentuadas

O Parasolid é o kernel de modelagem geométrica utilizado em muitos dos produtos líderes em CAD, CAM, CAE e AEC, incluindo o Solid Edge e as soluções NX da Siemens.

Para mais informações, visite:

http://www.plm.automation.siemens.com/en_us/products/open/parasolid/v281.shtml

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar