Objet supera barreira dos 100 materiais para impressão 3D

Postado em: 27 / 06 / 2012

 

Veja no vídeo acima como a Objet Connex 500 trabalha com múltiplos materiais simultaneamente

 

Maria Edicy Moreira

A Objet, empresa fabricante de impressoras 3D e suprimentos para seus equipamentos, anunciou 39 novos materiais para a produção protótipos rápidos e manufatura aditiva em suas impressoras 3D multimaterial da família Objet Connex. Os novos materiais permitem uma infinidade de combinações que possibilitam aos usuários a chegar a 107 opções de materiais de diferentes texturas (indo de substâncias rígidas até as similares à borracha), dureza (variando do plástico padrão até variantes do plástico de engenharia ABS) e com diferentes níveis de clareza e tonalidade, transparentes ou opacos, permitindo gerar protótipos com o máximo de realismo.

Dos 107 materiais oferecidos pela Objet, 17 são materiais primários proprietários desenvolvidos dentro dos laboratórios da Objet e que visam simular determinados tipos de plástico. Esses 17 materiais podem ser combinados dois a dois quando utilizados nas impressoras 3D multimaterial Objet Connex. Cada combinação possível foi testada exaustivamente pelos profissionais Objet visando garantir que o resultado final atenda às exigências da indústria.

 

Veja no vídeo abaixo como a impressora Objet Connex gera um carro utilizando 14  materiais

 

“Neste momento, estamos anunciando o desenvolvimento, testes e homologação de 39 novos materiais digitais; no total, oferecemos ao mercado 90 materiais digitais e 17 materiais primários. Com isso, nos tornamos a primeira empresa de impressão 3D a quebrar a barreira dos 100 materiais. Considerando que tínhamos apenas a metade desse número poucos anos atrás, essa multiplicidade de possibilidades de escolha confirma nosso compromisso em oferecer regularmente novas propriedades de materiais aos nossos clientes”, afirma Renata Sollero, country manager da Objet Brasil.

Ela observa que outro destaque da tecnologia Objet é a combinação de múltiplos materiais. Cada protótipo criado nas impressoras 3D multimaterial Objet Connex pode reunir em si mesmo até 14 materiais com diferentes propriedades. “Nosso cliente consegue, por exemplo, somar em uma mesma impressão, em um único modelo consistente, materiais rígidos e flexíveis, opacos e transparentes.”

Os avanços da tecnologia Objet vão ao encontro do que as empresas de projeto e manufatura de todos os segmentos estão buscando. “O time to market de um novo produto é cada vez mais curto, por isso, é essencial gerar protótipos que suportem todos os processos de validação do novo produto, desde a fase de concepção até as etapas de montagem e teste de funcionalidade” afirma Renata.

 

Veja no vídeo abaixo como a Objet 30 Pro gera vários protótipos trabalhando com sete materiais

 

 

A multiplicidade de materiais disponível nas impressoras 3D multimaterial Objet Connex, se soma à extrema precisão, permitindo aos designers e engenheiros construir protótipos que realmente retratam as características físicas, de montagem e de funcionalidade do produto em desenvolvimento.

A Objet está lançando, também, novas e avançadas versões de materiais que já estavam no mercado. É o caso do Objet VeroBlackPlus (material rígido preto) que agora apresenta mais estabilidade dimensional, coloração mais sólida e superfície mais lisa.  O mercado ganha, também, a possibilidade de utilizar o material High Temperature não só nas impressoras 3D Objet Connex e Objet EdenV mas, também, na nova Impressora 3D Desktop Objet30 Pro. “Trata-se de uma inovação importante para empresas que precisam gerar protótipos que retratem características de alta funcionalidade térmica e muito mais precisão, mas preferem equipamentos menores e  mais acessíveis”, afirma Renata.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar