Siemens busca novos mercados e promete softwares imersivos

Postado em: 30 / 11 / 2012

David Shook, vice-presidente sênior e diretor executivo da Siemens PLM Software para as Américas

Maria Edicy Moreira

Durante a conferência Siemens PLM Connection, realizada nos dias 5 e 6 de novembro de 2012, em São Paulo, David Shook, vice-presidente sênior e diretor executivo da Siemens PLM Software para as Américas, falou sobre as estratégias da companhia para conquistar novos mercados e oferecer aos usuários softwares mais integrados para que compartilhem as mesmas informações e tenham acesso aos dados de acordo com seu contexto de trabalho.

O executivo disse que, além de fortalecer sua atuação nos segmentos automotivo e aeroespacial, nos quais já é forte, a Siemens PLM pretende investir na indústria naval que dentro de três a cinco anos vai gerar muita demanda por ferramentas voltas ao planejamento e desenvolvimento de navios, e no setor de energia principalmente nos segmentos energia eólica e de offshore (equipamentos para exploração de petróleo e gás).

Sobre a evolução dos softwares da companhia, o vice-presidente disse que a meta é criar soluções de design, engenharia e manufatura cada vez mais integradas para que os usuários possam compartilhar as mesmas informações para desenvolver e fabricar seus produtos dentro de um fluxo contínuo e bidirecional de trabalho.

Shook disse que a indústria de manufatura necessita de soluções que facilitem a colaboração, a interoperabilide e o acesso às informações, e a Siemens PLM vem trabalhando para oferecer essas soluções. Um exemplo é o HD PLM que integra todos os envolvidos no desenvolvimento de um produto permitindo que cada um tenha acesso a informações sempre atualizadas e adequadas ao seu contexto de trabalho.

Segundo ele, a próxima geração do PLM da Siemens deverá oferecer um ambiente imersivo para facilitar ainda mais a tomada de decisões em relação ao ciclo de vida do produto. “Será um ambiente com aplicativos abertos, intuitivo e transparente para todos os usuários; que garantirá a filtragem de informações para múltiplas pesquisas e oferecerá informações de acordo com as necessidades de cada usuário.”

Jeff Walker, gerente de design da equipe que desenvolve o Solid Edge, falou das novidades do Solid Edge ST5, que chegou ao mercado com 1300 aprimoramentos, e das estratégias para aprimorar ainda mais o software. Para viabilizar essa meta a Siemens PLM aumentou o número de profissionais da equipe de desenvolvimento do Solid Edge em 20%, nos últimos dois anos.

Entre as novidades do ST5 Walker destacou o Solid Edge Mobile Viewer, aplicativo grátis para iPad e dispositivos móveis com sistema operacional Androide, que permite a qualquer pessoa visualizar em 3D peças e montagens desenvolvidas no Solid Edge, podendo exibir ou ocultar componentes de montagens e até criar imagens instantâneas e anexá-las a e-mails. Além disso, o ST5 ganhou novas features para analisar e manipular arquivos importados de outros CADs e novos recursos para se trabalhar com montagens, modelagem de chapas e peças plásticas.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar