PLM ajuda a projetar fábricas e cadeiras para deficientes

Postado em: 03 / 12 / 2012

Márcio Tubini, mostrou os resultados trazidos pelo Tecnomatix à engenharia da Kuka Systems
Maria Edicy Moreira
 
Durante a Siemens PLM Connection, que aconteceu em São Paulo entre os dias 5 e 6 de novembro de 2012,  foram apresentadas diversas seções técnicas, palestras e casos de sucesso como o da empresa alemã, Kuka Systems do Brasil, e da AACD (Associação de Assitência à Criança Definciente). Veja a seguir como os softwares da Siemens PLM estão ajudando a projetar e instalar linhas de produção industrial automatizadas e a melhorar as condições de vida dos deficientes atendidos pela AACD.
 

Kuka

Especializada no projeto e instalação de linhas de produção automatizadas em indústrias dos setores automobilístico, aeroespacial, ferroviário, agrícola e de logística, além de fabricantes de bicicletas e cadeiras. O case da empresa, que fica em São Bernardo do Campo, SP, foi apresentado por Márcio Tubini, coordenador de manufatura digital. Ele mostrou como a Kuka Systems usa os softwares da família Tecnomatix: Process Design, Process Simulation e Plant Simulation, para projetar equipamentos e layouts de linhas de produção e testar e garantir, por meio de simulações, que os equipamentos e layouts vão funcionar na fábrica do cliente conforme o previsto.

 

Projeto criado no Tacnomatix Process Design passa por uma prova de conceito de layout 3D

O trabalho na Kuka começa com o recebimento de informações básicas fornecidas pelo cliente como produto a ser produzido, volume de produção e área disponível. De posse das informações a equipe de planejamento detalha todas as operações e equipamentos necessários para a produção do produto especificado e a engenharia desenvolve o projeto mecânico de todos os equipamentos da célula como dispositivos de solda, pedestais, garras etc. Além de projetar e fabricar equipamentos específicos, a Kuka Systems usa robôs fabricados pela Kuka Roboter, outra empresa do grupo Kuka, e de terceiros para compor as linhas de produção.

Depois de projetados os equipamentos de fabricação própria e definidos os robôs e outros equipamentos fornecidos por terceiros, os software da família Tecnomatix são usados para simular todo o processo de produção e certificação dos equipamentos, ergonomia da linha de produção e programação off line dos robôs. A engenharia desenvolve também todo o sistema de automação das células de produção envolvendo softwares e hardwares.

Durante a fase de testes diversos processos são simulados e analisados em ambiente virtual como o funcionamento dos equipamentos na linha de produção em modo manual e automático, fresagem de eletrodos e ao final emite-se amostragens de eventuais falhas.

 

Linha de produção para solda desenvolvida pelos engenheiros e projetistas da Kuka Systems

Segundo Tubini, a grande vantagem da plataforma Tecnomatix é que, além de auxiliar no projeto de equipamentos e layouts de fábrica, as simulações feitas com o auxílio dos softwares permitem detectar e corrigir vários problemas antes de fabricar qualquer equipamento ou executar a instalação da célula de produção. Isso melhora a qualidade da informação, traz mais segurança aos clientes e acelera a entrega da linha de produção.

Com a família de softwares Tecnomatix tanto a Kuka quanto os seus clientes saem ganhando. Na Kuka engenharia ganha a possibilidade de detectar e corrigir falhas nos equipamentos antes da fabricação e no layout de fábrica antes da instalação, reduzindo o impacto da correção de falhas e, consequentemente, o tempo e os custos de projeto e fabricação, além de melhorar a qualidade das informações.

Para o cliente, o uso do Tecnomatix pela Kuka traz diversas vantagens como a possibilidade de antecipar a aprovação do projeto em ambiente virtual e de treinar as equipes de produção e manutenção utilizando o modelo virtual da fábrica criado pela Kuka. Além disso, reduz do tempo de instalação da linha de produção em pelo menos 30%; diminui a quantidade de peças usadas para startup e os riscos de danos aos equipamentos.

Após a fabricação e instalação de todos os equipamentos na linha de produção é feita a certificação de todas as áreas por meio de testes, inclusive nos softwares e hardwares previamente instalados. A partir daí toda a equipe de programadores CLP, robôs e eletricistas trabalham juntos para iniciar o funcionamento da célula de produção de modo gradual.

 

AACD

AACD: à esq. peciente em cadeira convencional; à dir. paciente em cadeira com correção postural

Além de serem usados nas indústrias para desenvolver produtos e equipamentos, os softwares da Siemens PLM podem ser usados para solucionar problemas bem mais humanos. A AACD usa o NX CAD e o NX CAM para projetar e fabricar moldes que são instalados nas cadeiras de roda dos respectivos deficientes proporcionando uma adequação postural a crianças e adolescentes com deficiências físicas provocadas por acidentes, má formação ou doenças neurológicas.

O profissional da engenharia acompanhado de um terapeuta faz um molde com as formas do corpo do deficiente sentado na cadeira de rodas da forma mais ereta possível. Depois o molde é escaneado em uma máquina de medição 3D e em seguida a nuvem de pontos gerada pela máquina é usada para gerar um molde digital em 3D, que posteriormente será usinado em máquina CNC com o auxílio do NX CAM e encaixado em uma cadeira de rodas também fabricada sobmedida.

Adequação postural na AACD tem como objetivo manter o melhor alinhamento possível dos deficientes para permitir uma boa distribuição de peso na cadeira proporcionando alívio na pressão que provoca ferimentos e facilitando a respiração e a alimentação dos deficientes.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar