SolidWorks 2014 ajuda alunos da UFMG a projetar avião Anequim

Postado em: 10 / 12 / 2013

Alunos da UFMG contaram com novas ferramentas do SolidWorks 2014 para projetar o avião Anequim

Maria Edicy Moreira

O Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) atua no setor de engenharia aeronáutica desde 1963 e já formou, com o apoio de experiências práticas na construção de protótipos de aeronaves, dezenas de profissionais que hoje atuam na indústria aeroespacial.

A construção de aeronaves começou em 1964 quando o professor Cláudio P. Barros desenhou o primeiro planador CEA101-CB-1 chamado Gaivota. Depois, junto com alguns alunos do curso de engenharia mecânica, construiu seu invento. De lá para cá os alunos e professores da UFMG já desenvolveram 10 aviões e construíram oito com os quais conquistaram prêmios e recordes.

 

Uso do SolidWorks permitiu aos estudantes da UFMG projetar pela primeira vez todo um avião em 3D

O mais recente projeto é a aeronave de competição estudantil Anequim, que está em fase final de construção. Orientados pelo professor Paulo Iscold, os estudantes estão construindo o Anequim para participar de competições estudantis e estabelecer recordes mundiais de velocidade na categoria FAI C1a (MTOW entre 300 e 500kgf). A aeronave tem um motor de quatro cilindros e é a mais veloz do mundo com capacidade para alcançar uma velocidade de mach 0.5 no nível do mar.

A construção do Anequim e outros projetos anteriores representa um dos pilares da UFMG no processo de formação de seus alunos de engenharia aeronáutica. “Dezenas de alunos já participaram de nossos projetos desenvolvendo trabalhos voluntários, trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e trabalhos de pós-graduação”, afirma Paulo Iscold.

 

Novas features e melhorias do SolidWorks 2014 contribuíram para aprimorar o projeto do Anequim

Hoje o Centro de Estudos Aeronáuticos é uma referência nacional no desenvolvimento de protótipos de aviões e muito dessa evolução se deve ao uso dos aplicativos do portfólio    SolidWorks da Dassault Systèmes com os quais tem alcançado resultados expressivos no cenário mundial com seus protótipos de aviões que conquistaram prêmios e recordes inéditos.

Segundo Paulo Iscold, as novas features e melhorias inseridas no SolidWorks 2014 contribuíram para aprimorar o projeto do Anequim e, consequentemente, a aeronave final. As ferramentas para design, detalhamento de projeto e simulação permitiram aos estudantes desenvolver pela primeira vez todo o projeto de uma aeronave em 3D e ainda realizar a análise estrutural de componentes mecânicos aprimorando inclusive a ergonomia do produto final.

 

Estudantes puderm conceber o lofting e realizar simulações aerodinâmicas de forma integrada

As novas funcionalidades do release 2014 como spline de estilo, escala automática de imagem de esboço e controle de filete cônico possibilitaram a criação de superfícies complexas e formas orgânicas como o lofting cônico do Anequim, que foi concebido com mais rapidez e precisão. As melhorias na integração dos fluxos de trabalho facilitaram, por exemplo, a otimização aerodinâmica da aeronave tornando o projeto mais seguro.

 

Pela primeira vez os estudantes utilizaram uma máquina CNC para produzir compontes de uma aeronave

O desenvolvimento do motor também foi beneficiado com as novas ferramentas do SolidWorks 2014. Os estudantes puderam realizar simulações de dinâmica e análise estrutural nos componentes do motor de forma integrada, além de simulações no sistema de refrigeração do motor da aeronave.

O processo de construção da aeronave, com estrutura 100% em fibra de carbono, também ganhou novas ferramentas. Pela primeira vez os estudantes do Centro de Estudos Aeronáuticos utilizaram uma máquina CNC para a fabricação dos componentes do Anequim tornando-os mais bem acabados e precisos.

Para saber mais acesse: www.facebook.com/AnequimProject 

 

Avião CEA 308 conquistou prêmios e recordes

CEA 308 conquistou, em dezembro de 2010, quatro recordes mundiais (foto Márcio Jupei)

As últimas conquistas do Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG vieram em dezembro de 2010, quando o avião CEA 308 conquistou quatro recordes mundiais na categoria C1A0, que engloba modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem de até 300 quilos. “Nunca na história da aviação brasileira houve a tentativa de quebrar recordes mundiais com aeronave motorizada”, diz o professor Paulo Iscold.

A aeronave CEA 308 bateu o recorde russo de tempo de subida até três mil metros de altitude – baixou de 13 minutos e 40 segundos para 8 minutos e 15 segundos. Também superou duas marcas que pertenciam aos americanos: velocidade em linha reta em 15 quilômetros. Atingiu 329 km/h contra 292 km/h dos americanos. E velocidade de ida e volta em cem quilômetros atingiu 326 km/h contra 297 km/h alcançados pelos EUA. O quarto recorde veio com a superação dos austríacos na velocidade em linha reta para três quilômetros: 360 km/h contra 351 km/h.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar