SolidWorks ajuda Inpaer a desenvolver avião em 6 meses

Postado em: 26 / 06 / 2012

Com o uso do SolidWorks o tempo de desenvolvimento do Conquest Evolution baixou para seis meses

O sonho de Dédalo é o sonho de Caio Jordão, o presidente da Inpaer. Voar e construir os melhores aviões na categoria da aviação experimental, lazer e aerodesporto, sempre foi o objetivo de vida de Jordão. Desde 2002, com a criação da Inpaer, indústria aeronáutica instalada em Campinas, São Paulo, esse anseio transformou-se em produtos.

A empresa foi o solo fértil no qual foi projetado o primeiro avião de Jordão, o Conquest 160, uma aeronave na categoria experimental que levou mais de dois anos para ser criada e fabricada. “Tudo foi feito de forma artesanal, sem o uso da tecnologia de CAD 3D”, explica Jordão. Porém, no momento de desenvolver uma nova e ainda mais avançada aeronave, Jordão decidiu mudar a cultura de projeto introduzindo o  CAD, e se surpreendeu. “A entrada do SolidWorks na Inpaer teve um impacto semelhante a saltar, num estalar de dedos, da Idade da Pedra para a Revolução Industrial”, resume o executivo. 

O SolidWorks foi usado no desenvolvimento do avião Conquest Evolution, um modelo com 600 kg de peso de decolagem, capaz de atingir 120 nós (velocidade com voo visual que equivale a cerca de 220 Km/h) e com limite de teto de voo de 15 mil pés – em torno de 4.500 m.

As simulações no SolidWorks permitiram reduzir o peso do Conquest Evolution em 150 kg

“O tempo de projeto desta aeronave baixou para seis meses e, ao final do processo, tínhamos em mãos um avião 150 kg mais leve do que o modelo anterior e totalmente alinhado com as exigências da Light Sport Aircraft (LSA), entidade da Federal Aviation Administration (FAA). Com isso, o novo produto já nasce aprovado para exportação, atuando como nossa alavanca para levar a excelência da Inpaer aos mercados globais”, conta Jordão.

Para ele, a história de sua empresa e desse projeto específico é prova da força da cultura de projetos do mercado brasileiro. “Nós não ficamos devendo nada para ninguém, não copiamos nada; o Brasil é, na verdade, um celeiro de projetos inéditos e audaciosos, com tudo para competir no mercado global de aviação”. De olho nos novos mercados, Jordão está prestes a inaugurar uma nova e ampliada fábrica em São João da Boa Vista (178 km de São Paulo), também no Interior do Estado de São Paulo. “Nossa meta para 2017, é exportar mais de 5000 aeronaves para todo o mundo”.

 

Do aeromodelismo à indústria aeronáutica

André Godoy, que usou sua experiência como aeromodelista para projetar o Conquest Evolution

Para se avançar nesse novo e tão fértil universo, a decisão de implementar a cultura SolidWorks na Inpaer foi essencial. Jordão procurou fora da empresa profissionais que pudessem ajudá-lo a aplicar as tecnologias CAD em seu projeto e, a partir de indicações de seus  funcionários chegou à empresa de projetos mecânicos Pro-Lister, dirigida pelo engenheiro e expert em SolidWorks, André Godoy.

Para Godoy o projeto que ele liderou dentro da Inpaer também foi a realização de um sonho. “Desde pequeno sou aeromodelista, apaixonado por aviões; a oportunidade de servir à Inpaer permitiu que eu fizesse parte da indústria aeronáutica, aprendendo muito e admirando, mais do que nunca, as pessoas e empresas que desenvolvem aviões”.

Godoy conta que  projeto do Conquest Evolution já nasceu dentro da tecnologia CAD 3D. “Fizemos uma engenharia reversa a partir dos desenhos em papel e de medições físicas realizadas no modelo anterior, o Conquest. A inserção desses dados e de todas as tabelas de materiais do avião anterior me permitiu, em conjunto com o time da Inpaer, usar esses elementos como a base para o novo projeto. Foi um trabalho a quatro mãos em que o senhor Caio Jordão esteve presente todo o tempo, adicionando ao novo projeto sua experiência de 30 anos no mercado aeronáutico”, conta Godoy.

 

Padrão Light Sport Aircraft  

Cada peça da fuselagem do Conquest Evoltion se alinha às melhores práticas de fabricação de aviões

Enquanto o projeto andava, Godoy ia demonstrando a Jordão e todo o time da Inpaer de que forma os recursos do SolidWorks poderiam aumentar ainda mais a precisão, a segurança e a qualidade do Conquest Evolution. O fato de o software ser a ferramenta para desenvolvimento de produtos nível mundial foi algo muito valorizado pelo time de projetistas.

“Cada peça da fuselagem estava alinhada com as melhores práticas de fabricação de aviões, índices que, por sua vez, retratam as grandes normas mundiais da aviação como é o caso do padrão Light Sport Aircraft da FAA. O SolidWorks permitiu que a Inpaer cumprisse todos os requisitos da LSA de uma só vez, ainda na fase do projeto”, afirma André Godoy.

 

Os planos da Inpaer para 2017 é produzir 5 mil aeronaves para vender no mercado global

Um dos ganhos propiciados pelo SolidWorks à Inpaer foi o aperfeiçoamento da montagem do avião. “Projetamos, por exemplo, a fuselagem das asas já com toda a furação de fixação, o que aumenta a estabilidade da nave e diminui erros e retrabalho na hora da montagem. Isso acontece porque a peça que será montada em forma de asa já é usinada com os furos para os rebites eliminando a etapa de furação manual no processo de rebitagem”, explica Godoy.

Além da fase de projeto propriamente dita, a tecnologia SolidWorks – em especial o CAE, SolidWorks Simulation – entrou em cena também na fase de simulação, permitindo realizar simulações e testes no protótipo digital, evitando o caríssimo e demorado processo de criação de protótipos físicos para realização de testes.

Contratada como parceiro terceirizado no projeto Conquest Evolution, a Pro-Lister foi, na prática, difusora da cultura do CAD 3D para todo o time Inpaer, que hoje conta com profissionais internos treinados e capacitados no SolidWorks. Além disso, a Pro-Lister continua atuando na Inpaer, agora em um novo e ainda mais avançado projeto. “Estamos criando a nave topo de linha do portfólio Inpaer, o Explorer Evolution para quatro passageiros”, afirma André Godoy.

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Comentários (1)

 

  1. Não conheço a Inpaer ,mas o Conquest por revistas é que espero uma oportunidades para ve-los de perto .
    Sou especialista Bucker Jungmann e JungMeister .
    Adoro acrobacias ,mas o Brasil não entedeu ainda a importancia do evento,pois acrobacias fazem os aviões e projetista desenvolverem novas idéias.
    Estou tentando abrir as mentes dos BR amantes de aeronautica.
    Um abraço á vcs todos por aí em São João .

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