SolidWorks: Recursos básicos, resultados avançados!

Postado em: 24 / 09 / 2013

Mestre Passarelli e André Godoy: uma parceria que uniu experiências sobre mecânica e o SolidWorks

 André Godoy
 

Olá caro leitor do portal CADxpert, nos próximos tutoriais irei explorar o uso da plataforma SolidWorks para mostrar como podemos chegar a resultados avançados com recursos simples. Neste tutorial que apresento a serguir vamos aprender a usar o Excel dentro do SolidWorks.

Sempre gosto de enfatizar que o SolidWorks é um  software muito intuitivo e fácil de aprender. Sua proposta é fazer com que nós engenheiros e projetistas nos preocupemos com o resultado final do produto e não como será o caminho trilhado para chegar lá.

Durante três ministrei treinamento na revenda SolidWorks UVW de Campinas e Sorocaba e só tive de parar de dar aulas por conflito de agenda com minha empresa Pro-Lister Projetos. Somando todas as turmas tive mais de 100 alunos e frequentemente vejo o trabalho de muitos deles em manuais e projetos de máquinas e dispositivos complexos o que demonstra a capacidade dos profissionais que treinei e a facilidade do uso do SolidWorks.

Em minha primeira palestra feita para usuários do SolidWorks em 2008 tive o prazer de levar um aluno para demonstrar a sua curva de aprendizagem, o Mestre Passarelli, um simpático jovem de 65 anos com quem tive a oportunidade de trabalhar por três anos e vivenciar uma fantástica troca de experiências. A proposta era que ele me ensinasse sobre projetos de máquinas e eu ensinasse a ele sobre o SolidWorks. Uma troca injusta, pois o SolidWorks é muito fácil de aprender. Assim, apesar de ter cumprido a minha parte, aprendi muito mais do que ensinei. Hoje, vê-lo realizar trabalhos complexos e iterações de projetos com extrema facilidade não tem preço.

Com versão 2014 do SolidWorks comemoro o uso de minha 10ª versão, pois comecei meu treinamento e primeiros passos com o SolidWorks 2004 e ao longo desses 10 anos tenho mais de dezoito mil horas de uso do SolidWorks e, apenas nos últimos cinco anos, o backup de projetos da Pro-Lister chega a 675 GB totalizando mais de 2 milhões de peças, montagens e desenhos. Isso não seria possível se no mesmo período eu utilizasse outra plataforma CAD.

 

Utilizando o Excel

Neste tutorial vamos aprender a utilizar o Excel do pacote Office para gerar planilhas de projetos dentro do SolidWorks. Lembro-me que em 2006, em um grande trabalho que realizei sob a orientação do Passarelli, tínhamos vários discos com geometria muito parecida, porém, com dimensões diversas. Em uma breve explicação sobre como fazia na era do tecnígrafo, Passarelli mostrou que desenhava a geometria base com letras no lugar dos números nas cotas e ao lado do desenho uma tabela explorando cada código e o valor de cada letra.

Neste momento percebi que poderia contribuir muito com o Mestre Passarelli e retribuir o que ele havia me ensinado um dia antes sobre pinos diamantes e suas aplicações. Passarelli, vejo que você (tomei essa liberdade de chama-lo de você quando nos tornamos amigos, o que é muito fácil em se tratando do Jovem Passarelli) usa bastante o Excel para fazer planilhas de itens comerciais e solicitações de peças, vamos utilizar o Excel para gerar a tabela dentro do SolidWorks e vincular a peça?

Confesso que adorava ver as expressões dele quando eu trazia esses recursos simples, me olhava por cima dos óculos com apenas uma sobrancelha erguida tentando imaginar qual seria o truque.

 

Veja a seguir como usar o Excel dentro do SolidWorks:

Vamos começar abrindo o esboço no plano frontal conforme a Figura 01.

Figura 01

Em seguida desenhe dois círculos concêntricos e coloque as dimensões de 80 mm e 100 mm conforme (Figura 02).

Figura 02

Dê um duplo clique na cota de 80 mm e insira na caixa superior a letra “A” que será o nome de nossa cota (Figura 03).

Figura 03

 

 

 

 

 

 

Repita a operação para a cota de 100 mm e chame-a de B (Figura 04).

 

Figura 04

 

 

 

 

 

 

Faça a extrusão com 10 mm de espessura conforme a (Figura 05).

Figura 05

Vá ao comando Inserir>Tabelas>Tabela de projetos conforme a (Figura 06).

Figura 06

Deixe na opção criar automaticamente e confirme o comando (Figura 07).

Figura 07

Após confirmar o comando segure a tecla Ctrl e selecione as dimensões A e B e confirme. Iremos apenas modificar os diâmetros interno e externo (Figura 08).

 

 

Figura 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora temos o Excel dentro de nossa janela SolidWorks. Recordei o motivo do olhar do Passarelli, a simplicidade do recurso (Figura 09).

Figura 09

Crie quatro peças nomeando-as de 001 a 004 e preencha a planilha com as dimensões de A e B conforme a Figura 10. Você pode usar todos os recursos de fórmulas do Excel, na cota B da peça 004 inseri a simples fórmula (=B7+19).

Figura 10

Após o correto preenchimento confirme o comando e o SolidWorks apresentará a mensagem   (Figura 11) confirmando as peças criadas a partir do Excel.

Figura 11

Na aba Configuration Maneger aparecerão as peças inseridas que poderão ser usadas separadamente em montagens e desenhos. Veja abaixo as imagens delas:

 Peça 001

Figura 12

 Peça 002

Figura 13

 Peça 003

 

Figura 14

Peça 004

 

Figura 15

 A qualquer momento você poderá editar e inserir novas peças ou alterar as dimensões das peças existentes.

Deixo aqui um desafio para você criar uma peça com esse recurso e me enviar no meu e-mail para discutirmos a estratégia usada. andre@prolisterprojetos.com

PS.: Dedico este tutorial ao meu amigo Passarelli e toda sua sabedoria no mundo dos projetos de máquinas. 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar