Soluções de simulação Siemens chegam à nuvem sob demanda

Postado em: 12 / 01 / 2016

NX-Simulation-Banner_tcm1023-198293

Maria Edicy Moreira

Há uma tendência nas principais indústrias de manufatura em simular modelos cada vez maiores e mais complexos utilizando domínios da física como comportamento estrutural, térmico e de fluidos, por exemplo, para explorar novas alternativas de projeto e assim aprimorar o design e as funcionalidades dos produtos.

Porém, para aumentar a complexidade de suas simulações realizadas nos protótipos digitais os designers e engenheiros demandam alta capacidade de processamento gráfico, que nem sempre está presente em seus computadores em quantidade suficiente, tornando a simulação lenta ou até inviabilizando a realização de algumas tarefas.

Então que tal usar os recursos de processamento que estão disponíveis na nuvem para acelerar a simulação e liberar seu computador para outras atividades? Com o surgimento da computação na nuvem e, mais precisamente a Computação de Alta Performance, os desenvolvedores de softwares CAE perceberam que a melhor solução seria colocar seus aplicativos a disposição dos clientes na nuvem.

A Siemens PLM é uma das empresas que acaba de liberar seu CAE NX Nastran, um conjunto de solvers que executa simulações e análises térmica e de fluido, em um ambiente sob demanda e dimensionável disponível na nuvem. A simulações são suportadas pela Rescale, uma plataforma de computação de alto desempenho (HPC – High Performance Computing).

Com a disponibilização do NX Nastran nesta plataforma os clientes ganham uma ampla seleção de produtos de simulação da Siemens PLM na maior rede mundial de hardware HPC. A Rescale integra sua infraestrutura de HPC com softwares de simulação personalizáveis, disponibilizados por meio de um navegador Web. Assim os engenheiros, designers e cientistas ganham eficiência em suas simulações e análises, mais possibilidades de inovar e melhorar a qualidade de seus projetos e produtos.

NX-on-the-cloud

O acesso aos solvers da Siemens PLM na plataforma Rescale traz às empresas, grandes e pequenas, flexibilidade nos seus investimentos em HPC permitindo que os designers e engenheiros realizem facilmente simulações de experimentos (DOE, Design-of-Experiments), explorem projetos multidisciplinares e simulações independentes ou multisolver em grande escala, avaliando mais profundamente as opções de projeto, reduzindo, consequentemente, o consumo de tempo e dinheiro.

“Estamos entusiasmados em expandir o portfólio de ferramentas de simulação disponíveis na plataforma Rescale com os solvers Flow e NX Thermal do NX Nastran. Como os clientes procuram cada vez mais opções de computação flexíveis, dimensionáveis e de alto desempenho, a Rescale ajuda a melhorar o nosso conjunto principal de produtos com um serviço robusto, seguro e online, disponível na Internet”, afirma Jim Rusk, vice-presidente sênior de engenharia de produtos de software da Siemens PLM Software.

Os clientes Siemens podem acessar os solvers NX no ambiente de nuvem da Rescale utilizando suas próprias licenças de software ou licenças fornecidas pela Rescale no modelo de pagamento por utilização (pay-per-use). Esta última modalidade oferece uma flexibilidade significativa para atender diversas necessidades de computação e também inclui agora um desconto pré-pago, que agrega mais valor aos negócios dos clientes.

“A Rescale valoriza a forte parceria que tem com a Siemens PLM Software e sente prazer em tornar disponíveis mais ferramentas de simulação Siemens para os clientes que usam nossa plataforma”, afirma Joris Poort, CEO da Rescale. Segundo ele, ao oferecer modelos de precificação por hora para o portfólio de solvers NX, a Siemens PLM Software reforça a sua posição na indústria de simulação, em uma época de mudança massiva de sistemas antigos e locais para ágeis plataformas HPC na nuvem, com modelos de implementação de software de simulação sob demanda.

Para informações sobre o NX Nastran visite www.siemens.com/plm/nxcae ou http://sie.ag/1OoJMan

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar