Veja a criação de guitarras Aristides no Creo e sua fabricação

Postado em: 20 / 01 / 2015

Conheça Aristides Poort, o inventor das guitarras Aristides  produzidas com material criado por ele

Conheça Aristides Poort, inventor das guitarras Aristides produzidas com material  que substitui madeira

Maria Edicy Moreira

Você que é apaixonado por guitarras vai poder ver e ouvir nos vídeos que apresentamos aqui como são desenhadas e fabricadas as guitarras da Aristides Instruments, idealizadas por Aristides Poort, um apaixonado pelas lendárias guitarras de Poul McCartney, Keith Richard e Jimi Hendrix que inventou uma linha de guitarras e desenvolveu um material único para produzi-las, o Arium, que substitui com louvor a madeira tradicionalmente usada para produzir guitarras.

O menino inglês, Aristides Poort, que aos 12 anos chegou a estudar para se tornar um guitarrista, mas logo se deu conta de que queria não apenas tocar, mas construir as guitarras para que músicos do mundo todo tivessem o prazer de tocar suas guitarras especiais, com um design único e atraente, produzidas com um material inovador.

Veja no vídeo acima como nascem as guitarras Aristides desenhadas no  software PTC Creo

Depois de estudar engenharia civil na Universidade Técnica de Delft, na Holanda, Aristides usou suas habilidades de engenheiro para desenvolver a guitarra perfeita. As pesquisas começaram em 1995 e o objetivo era desenvolver um novo material com propriedades acústicas perfeitas, que superasse a madeira usada desde sempre na construção de instrumentos de corda. A guitarra dos sonhos de Poort teria um som perfeito e mais sustentação nas notas. Seria elétrica, mas reproduziria o som de um violino refinado.

Para tornar esse sonho possível Aristides Poort contou também com a ajuda de designers, para dar vida às suas ideias. Convocou o designer freelancer Nout van Heumen para transformar sua ideia em um produto real, utilizando como instrumento de trabalho o software de design Creo, da PTC. O trabalho de van Neumen começou a partir dos esboços de um projeto conceito em 3D criado pelo estúdio de design Bouwmeester van Rens e as especificações de Aristides Poort.

Faça um tour pela fábrica da Aristides Instruments e veja como as guitarras são fabricadas

Heumen criou as principais partes da guitarra até os afinadores usando o PTC Creo e sua tecnologia de modelamento paramétrico. Assim o designer tinha facilidades para mudar a escala, o ângulo do braço da guitarra e todo o design podendo atualizar todas as mudanças automaticamente. O perfil do braço da guitarra, por exemplo, foi criado como uma superfície paramétrica capaz de mudar junto com a escala e a largura do braço.

“Isso nos permitiu testar mais conceitos de design e ajudou a reduzir o número de protótipos físicos acelerando o desenvolvimento do projeto. A peça mais impressionante da guitarra é a articulação do braço. A maior parte dos braços de guitarras é parafusada ao corpo, mas as guitarras Aristides combinam as duas partes em uma só. A transição é muito suave, quase invisível”, conta van Heumen.

 

Durante o processo de produção das guitarras os moldes são produzidos como um lego para atender diferentes modelos de guitarras

A produção das guitarras Aristides é feita com moldes em forma de lego para atender aos diferentes modelos

Com o modelo da guitarra totalmente detalhado com o apoio da tecnologia paramétrica do PTC Creo, a equipe de Aristides Poort criou rapidamente um protótipo físico e testou com alguns guitarristas para que eles sentissem a ergonomia e a facilidade de tocar. Com o feedback dos guitarristas em mãos, a escala e o ângulo do braço foram mudados para otimizar o design e a ergonomia. “Com a ajuda do PTC Creo as mudanças foram muito rápidas”, afirma van Heumen.

Também ele usou o software para desenhar os moldes de alumínio e as ferramentas para fabricar a guitarra. Van Heumen explica que o corpo, o braço e o cabeçote da guitarra são uma peça única. Como se usa um processo de fabricação por fundição era preciso ter uma linha de partição contínua e oculta, além de um projeto que fosse ergonômico e atraente.

 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar