Autodesk lança portfólio para manufatura edição 2013
Postado em: 30 / 03 / 2012
Maria Edicy Moreira
A Autodesk anunciou a versão 2013 de seu portfólio de softwares 3D para design e projeto de produtos e fábricas virtuais. O lançamento inclui a oferta das suítes integradas e interoperáveis 2013 que chegam para simplificar os fluxos de trabalho de projeto, visualização e simulação do desenvolvimento do produto nas indústrias do setor de manufatura. Além disso, a Autodesk anunciou um conjunto completo de serviços para uso de seus softwares na nuvem.
As novas suítes Autodesk Product Design Suite, Autodesk Simulation e Autodesk Factory Design Suite oferecem uma ampla gama de serviços de computação na nuvem para ajudar as indústrias de manufatura a projetarem, construírem e fornecerem de forma mais eficiente produtos melhores, com mais rapidez e a custos menores. A nova família de produtos Autodesk Simulation oferece uma abordagem mais ágil, precisa e flexível para prever, otimizar e validar projetos desde as etapas iniciais de desenvolvimento do produto.
“O portfólio Autodesk 2013 oferece aos usuários soluções que permitem alcançar o retorno sobre investimento feito em softwares para o desenvolvimento de de produtos mais rapidamente” diz Robert “Buzz” Kross, vice-presidente sênior de projeto, ciclo de vida e simulação da Autodesk. Segundo ele, as suítes 2013 e os serviços escalonáveis de computação na nuvem ajudam as indústrias a melhorar a produtividade e minimizar o investimento inicial.
As suítes voltadas ao segmento de manufatura, Autodesk Product Design, Autodesk Simulation e Autodesk Factory Design Suite, aprimoram a interoperabilidade e a colaboração proporcionando fluxos de trabalho completos para conectar desktops a dispositivos móveis por meio da computação na nuvem. Os novos fluxos de trabalho possibilitam que os clientes de manufatura desenvolvam definições de projetos de produtos; integrem o projeto elétrico e mecânico para aumentar a produtividade; prevejam o desempenho do produto e visualizem layouts de fábricas inteiras em 3D.
As suítes oferecem também a interoperabilidade com a versão 2013 do software de gerenciamento de dados de produtos Autodesk Vault e com a solução de computação na nuvem, Autodesk PLM 360. O software Autodesk Vault permite que grupos de trabalho organizem, gerenciem e monitorem seus dados de CAD, listas de materiais de fabricação e processos de alteração a partir de um local centralizado enquanto o Autodesk 360 otimiza ainda mais a colaboração entre os usuários permitindo o compartilhamento e o reaproveitamento de projetos anteriores para desenvolver novos produtos.
As suítes 2013 Autodesk Product Design e Factory Design estão disponíveis em três versões: Standard, Premium e Ultimate. Oferecendo uma solução de software completa, a Autodesk Product Design Suite traz recursos de projeto, visualização e simulação, ajudando a impulsionar a inovação com ferramentas integradas para disciplinas específicas e fluxos de trabalho desenvolvidos para prototipagem digital.
As atualizações da Autodesk Product Design Suite 2013 incluem:
O software Autodesk Inventor na edição Standard, traz recursos ainda mais sofisticados de design e estabelece o modelo 3D paramétrico do projeto como base para o desenvolvimento do produto.
O AutoCAD Electrical e o Autodesk Inventor Routed Systems, nas edições Premium e Ultimate, oferecem um sistema eletromecânico completo e integrado, capaz de produzir uma definição plena dos componentes elétricos do produto, incluindo tubulação, dutos e hidráulicos.
O Autodesk Navisworks Simulate, nas edições Premium e Ultimate, oferece recursos para fluxos de trabalho eletromecânicos, de markup e visualização integrados.
“A Autodesk Product Design Suite tem sido uma ferramenta inestimável para a Sunkist Research e devemos a ela grande parte do nosso sucesso, pois nos permite realizar desde a geração de animações no Autodesk 3ds Max Design ao overlay de um modelo 3D em um ambiente fabril em tempo real e ao projeto real de engenharia e modelagem 3D com a suíte do Autodesk Inventor”, diz Alex Paradiang, diretor de engenharia da Sunkist Research.
A Autodesk Factory Design Suite leva a prototipagem digital ao chão de fábrica. A versão 2013 aprimora o software AutoCAD e Autodesk Inventor com acesso exclusivo a fluxos de trabalho interoperáveis e de layouts específicos e traz novos recursos de computação na nuvem para fábricas e ferramentas de visualização e análise que ajudam a aumentar a precisão, a eficiência e a comunicação dos projetos.
Especificamente, a sincronização um a um entre os desenhos 2D do AutoCAD e os conjuntos 3D do Inventor dentro da suíte significa que as alterações feitas no desenho do AutoCAD se propagarão para o layout 3D do Inventor, e as alterações no layout 3D se propagarão de volta ao desenho 2D original. O fluxo de trabalho associativo bidirecional da suíte proporciona aos usuários do AutoCAD um processo familiar e fácil de aprender para a geração de layouts de fábrica em 2D e 3D, melhorando a eficiência e a precisão dos projetos.
“A Autodesk Factory Design Suite nos permite modelar linhas de embalagem em um ambiente digital. Podemos visualizar as diferentes opções com mais facilidade para encontrar soluções inovadoras e práticas. Os passeios virtuais interativos em 3D dão a nossos clientes a confiança de que nossos layouts de fábrica atenderão às suas necessidades”, diz Brian Strothcamp, designer sênior do Barry-Wehmiller Design Group.
O Autodesk Inventor Publisher 2013 estende a capacidade da Autodesk Design Suite, aproveitando o mesmo modelo 3D digital gerado durante o desenvolvimento do projeto para a geração da documentação técnica em 2D e 3D altamente visual e interativa, ajudando a explicar e diferenciar produtos e processos.
A versão 2013 do Inventor Publisher 2013 apresenta um desempenho ainda mais ágil, novos formatos de saída de vídeo que podem ser publicados diretamente no YouTube e no Facebook e muitas adições novas de interoperabilidade, como os novos formatos de importação de arquivo, a atualização automática com novos formatos de montagem e a integração com o Sketchbook Designer.
Autodesk Simulation
A família de produtos Autodesk Simulation oferece uma abordagem mais ágil, precisa e flexível para prever, otimizar e validar projetos desde as etapas iniciais. A nova família inclui as versões 2013 dos programas Autodesk Simulation Mechanical, Autodesk Simulation CFD e Autodesk Simulation Moldflow que trazem um conjunto abrangente de ferramentas simulação fácil de integrar em cada fase do processo de desenvolvimento de produtos.
Os aprimoramentos no portfólio 2013 de simulação incluem:
•Autodesk Simulation Mechanical – A interoperabilidade com o Autodesk Showcase 2013 permite que os resultados sejam importados para o Autodesk Showcase para criar renderizações e apresentações fotorrealistas de alta qualidade.
•Autodesk Simulation CFD – Traz uma redução de até 34 vezes no tempo total de simulação, sendo que as melhorias no Autodesk Inventor Fusion incluem a capacidade de criar volumes de fluidos internos e externos associativos, capacidade de detectar interferências e a simplificação automática de modelos.
•Autodesk Simulation Moldflow e Autodesk Moldflow Insight WS – Permitem que os designers e engenheiros envolvidos na simulação de moldagem por injeção de plástico desenvolvam produtos melhores reduzindo o consumo de matérias-primas. As ferramentas de computação na nuvem permitem solucionar vários cenários em paralelo, aumentando a produtividade.
“A Articulinx é uma pequena empresa inovadora. Nossa tecnologia exclusiva requer que tenhamos a capacidade de executar várias simulações em paralelo, sem perdermos a produtividade. Por isso escolhemos o Autodesk Insight WS para que pudéssemos escalonar com facilidade nosso acesso ao Moldflow e isso funcionou surpreendentemente bem”, conta Rick Lilly, gerente de engenharia de P&D da Articulinx.
Onde encontrar
Para saber mais sobre os novos softwares, a disponibilidade e opções de compra acesse: www.autodesk.com.br/reseller