SolidWorks 2017 acelera criação e simulação de produtos

Postado em: 07 / 11 / 2016

sw2017-abre-videos

Maria Edicy Moreira

A Dassault Systèmes está lançando no Brasil a versão 2017 do SolidWorks, que chega ao mercado enfatizando ainda mais sua capacidade para atender desde pequenas empresas até organizações globais graças aos muitos aplicativos que hoje compõem a plataforma SolidWorks contribuindo para melhorar a colaboração e a gestão de dados e também aumentar a produtividade dos usuários.

Durante o lançamento do SolidWorks 2017 para a imprensa em São Paulo, Mário Belesi, diretor da marca SolidWorks para a América Latina, fez questão de destacar as opções mais flexíveis que a Dassault Systèmes está disponibilizando para facilitar a aquisição dos aplicativos SolidWorks pelas starups, makers e pequenos negócios. “Agora com a opção Licença Término esses usuários podem licenciar os aplicativos por um período de três meses a 1 ano, incluindo todos os benefícios de manutenção e suporte por um custo inicial menor que o da licença perpétua”.

Belesi falou também dos investimentos que a Dassault Systèmes está fazendo para ampliar drasticamente o número de revendas no Brasil e América do Sul tanto pela abertura de novos escritórios das revendas já contratadas quando pela contratação de novas revendas.

Para destacar o lançamento mundial da versão 2017 a Dassault Systèmes pensou nas necessidades dos amputados de membros superiores e escolheu para demonstrar as melhorias e novas features do SolidWorks 2017 um projeto de órtese mioelétrica para membro superior desenvolvido exclusivamente no SolidWorks pela Myomo, especialista nesse segmento de mercado. Segundo Andrew Harlan, engenheiro mecânico principal da Myomo, somente nas Américas existem mais de 5 mil pessoas por semana que precisam de tecnologia para assistência à movimentação por causa de AVCs, lesões na coluna vertebral e doenças degenerativas.

Mário Belesi:

Belesi: Usuário temporário tem benefícios da licença perpétua como manutenção e suporte

Lançado em 1993, como um simples CAD 3D e adquirido pela Dassault Systèmes em 1997, o SolidWorks chega à versão 2017 como um completo portfólio para o desenvolvimento e simulação de produtos que hoje contribui para que mais de 3,1 milhões de usuários criem experiências multissensoriais por meio do design inovador de produtos, com acesso a aplicativos de projeto e desenvolvimento em 3D a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer dispositivo.

Integrado à plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, o SolidWorks 2017 ajuda a projetar, validar, colaborar, criar e gerenciar o desenvolvimento de produtos utilizando aplicativos integrados. O portfólio de softwares apresenta uma infinidade de melhorias em suas ferramentas tradiconais de desenvolvimento de produtos e novas capacidades voltadas, por exemplo, à manufatura sem papel por meio do Model Based Definition (definição baseada em modelo) e ao design de placa de circuito impresso (PCB).

Tanto os novos usuários quanto os mais experientes podem aumentar sua produtividade com simulações para analisar, solucionar, visualizar e verificar as funcionalidades dos projetos antes que qualquer protótipo seja criado. Novas ferramentas desbloqueiam qualquer modelo em 3D para melhorar a colaboração com fornecedores e clientes, e o gerenciamento dinâmico de dados de produto (PDM, na sigla em inglês), do conceito à fabricação, oferece mais suporte a equipes que estão em diferentes localidades ou que trabalham remotamente.

“Precisamos atender a muitos requisitos para dispositivos médicos e o SolidWorks tem nos ajudado a alavancar desenhos industriais de última geração para agilizar os trabalhos e colocar no mercado nossas órteses mioelétricas para membros superiores. Utilizamos exclusivamente o SolidWorks em todos os aspectos de nossos projetos”, explica Andrew Harlan, da Myomo.

Segundo ele, a possibilidade de colaborar com projetistas industriais, consultores e fabricantes que atuam em diferentes fusos horários simplifica todo o processo. “Os modelos do SolidWorks são tão precisos que permitem projetar, iterar e melhorar rapidamente uma peça altamente técnica”.

“O SolidWorks 2017 simplifica o processo de projeto e desenvolvimento com uma melhor experiência para o usuário, novas capacidades para tecnologias emergentes e funcionalidades que facilitam a perfeita colaboração com equipes e redes”, afirma Gian Paolo Bassi, CEO da SolidWorks, da Dassault Systèmes.

A base para essas inovações constantes, segundo o executivo, vem dos feedbacks recebidos da comunidade de usuários do SolidWorks que são usados para nortear as pesquisas e desenvolvimento visando oferecer um portfólio de produtos flexível para as necessidades de negócios, projeto e engenharia.

Órteses mioelétricas para membros superiores desenvolvida no excivamente no SolidWorks pela Myomo

Órteses mioelétricas para membros superiores desenvolvida  excivamente no SolidWorks pela Myomo

Veja a seguir os aprimoramentos e novos recursos mais solicitados pelos usuários que foram incluídos no SolidWorks 2017:

Inovação abordando diretamente o projeto de PCB

SolidWorks PCB: Sincroniza facilmente os projetos eletrônico e mecânico sob demanda com uma combinação da expertise em projeto eletrônico da Altium e a facilidade de uso do CAD SolidWorks.

Interface amigável: O aplicativo de PCB do SolidWorks traz um ambiente unificado para ferramentas esquemáticas e de layout para selecionar os melhores caminhos com base nas restrições do projeto, e o auxílio de recursos como Interactive Routing, AutoRoute, Multi-Track e Differential Pair. Além disso, permite localizar e selecionar novos componentes para a tomada de decisões baseadas em dados de fornecedores em tempo real, incorporar modelos do SolidWorks em um ambiente de projeto de PCB e verificar a intenção de projeto eletromecânico.

Acelere o projeto com mais potência central e desempenho

Potência de modelagem: Trazendo recursos mais potentes para a modelagem de projetos o SolidWorks 2017 acelera o desenvolvimento des projetos com novas ferramentas para chanfros, filetes e furos avançados criando múltiplos chanfros variáveis em uma única operação. Permite também a troca de um chanfro pré-existente por um filete (e vice-versa) possibilitando realizar mudanças de projeto em segundos, fazendo a captura e acesso às definições anteriores de furos, aplicando especificações previamente salvas em um instante e a construção de furos escalonados em menos tempo, com uma só operação.

Superfícies: Remove obstáculos criando geometrias complexas em 3D, economizando tempo e evitando alternativas complexas por meio das novas funcionalidades para a regularização de superfícies, como Wrap, Drag & Drop, Emboss, Deboss ou 3D Curve.

Posicionamentos magnéticos: Trabalha com montagens grandes e desafiadoras organizando facilmente o equipamento e o espaço, publicando peças e montagens como ativos com os pontos de conexão apropriados para fácil posicionamento via comandos de “arrastar e soltar”, além do fácil reposicionamento de modelos.

Validação de percepções de projeto por simulações

Estudo estático de simulação: Insere parâmetros para tomar decisões lógicas automaticamente.

Áreas de tensão: Permite a identificação rápida de áreas de tensão para investigar um modelo, configurar uma simulação mais detalhada e verificar resultados.

Conversão com um clique: Converte estudos lineares estáticos para não lineares ou dinâmicos instantaneamente.

RealView: Exibe os resultados das simulações para comunicar a análise de forma clara.

Melhore a colaboração desbloqueando novos e eficientes fluxos de trabalho de projeto e facilitando o acesso aos dados de terceiros

3D Interconnect: Trabalha com dados de CAD nativos e neutros atualizando arquivos de peças e montagem à medida que o projeto é alterado com a funcionalidade Atualizar Modelo, abrindo arquivos importados diretamente e tratando-os como Peças Base ou destravando fluxos de trabalho de várias fontes para colaborar com clientes e fornecedores.

eDrawings: Permite a visualização de todos os tipos de dados do projeto do produto com o Google Cardboard, estejam eles em formatos CAD nativos ou em realidade 3D para uma colaboração simples e precisa. Além disso, possibilita o acesso aos dados de produtos em qualquer lugar com aplicativos móveis para dispositivos Android e iOS.

Crie e gerencie com integração de dados, do conceito à fabricação

SolidWorks PDM — Melhora a forma como as equipes gerenciam e colaboram no projeto, controlando os dados e garantindo seu acesso à versão correta. A plataforma permite ainda aumentar o suporte ao SolidWorks MBD (Definição Baseada em Modelo) com PDFs em 3D gerados automaticamente, listar arquivos em CAD nativos na estrutura de check-in do Cofre de PDM do SolidWorks, acompanhar de onde eles são usados e substituir as versões para aperfeiçoar a organização.

•SolidWorks MBD — Comunica informações críticas dos produtos de forma rápida e precisa ao longo das operações subsequentes de fabricação com funções como dimensões básicas e Esquemas de Dimensionamento Polar totalmente automatizadas. Permite também a referência direta de arestas, criação de geometria de interseção entre superfícies e publicação de PDF em 3D com diferentes níveis de precisão para controle do tamanho e da qualidade do arquivo.

Para mais informações sobre o SolidWorks 2017, incluindo demonstrações do produto e programação de eventos para revendedores, acesse: www.solidworksbrasil.com.br/launch

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar