Veja porque a SolidWorks anunciou o Simulation Engineer

Postado em: 19 / 02 / 2017

Stephen Endersby

Na SolidWorks World 2017 anunciamos o lançamento iminente do Simulation Engineer, uma nova solução de análise estrutural da nossa marca irmã Simulia. E fui perguntado no evento por que precisamos de uma nova solução de análise estrutural, quando já temos uma ótima solução com o conjunto de ferramentas SolidWorks Simulation. Para responder a isso, vou ter que dar um passo atrás …

Para o observador casual, pode parecer que toda simulação estrutural é a mesma. Modelar seus componentes, aplicar materiais e algumas cargas e você vai longe. Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Como acontece com todas as complexidades, coisas surgem como mais condições e comportamentos têm de ser considerados. Para minha mente, a análise estrutural varia do simples ao diabolicamente difícil. Tomando uma visão simplista, e ignorando muitos aspectos da análise estrutural, eu classifiquei algumas das tarefas básicas:

simulatrion-engenieer_eng_1-2

Da mesma forma que nem todos os carros são iguais, nem todos os solvers de análise estrutural são. Portanto, o que é uma solução ótima para resolver problemas de baixa complexidade provavelmente não é o melhor para problemas de alta complexidade, embora eles ainda sejam bons solucionadores de análise estrutural. Como resultado, precisamos oferecer uma gama de soluções que permitam a melhor experiência em uma ampla gama de problemas.

É aí que entra a nova solução de Simulation Engineer apresentada na SolidWorks World 2017. É adaptada para resolver problemas estruturais muito complexos, mas pode resolver os casos relativamente simples? Sim, no entanto, seria como usar uma marreta para quebrar uma porca. A nova solução Simulation Engineer expande a cobertura do portfólio de simulação da SolidWorks fornecendo o solver da Abaqus, líder mundial, na plataforma 3DEXPERIENCE.

A SolidWorks passou os últimos 15 anos tornando a análise estrutural mais acessível através de UI (Interface do Usuário) e melhorias no fluxo de trabalho que permitem a qualquer designer configurar, executar e compreender os seus resultados dentro de seu fluxo de trabalho CAD.

simimulation-engineer_eng_2-2

Esse foco não mudou com a introdução do Simulation Engineer. Por exemplo, enquanto o Simulation Engineer está na plataforma 3DEXPERIENCE, os usuários podem acessar e usar facilmente essa poderosa solução com ‘um clique’ dentro do ambiente de simulação SolidWorks. Este ‘um clique’ irá transferir geometria, materiais e muitas condições de fronteira para a plataforma 3DEXPERIENCE kick iniciar a solução. Um clique, é tão fácil quanto fazer uma compra na Amazon.

Além de um novo solver, os usuários do Simulation Engineer se beneficiarão de uma ampla gama de modelos de materiais e de uma configuração de contato robusta e automática, juntamente com ferramentas avançadas de malha. Juntas, estas tecnologias do Simulia resultam num produto que irá fornecer soluções de alta precisão para os mais exigentes problemas de simulação estrutural.

PS.: Este artigo acima, de autoria de Stephen Endersby, gerente de produtos da marca SolidWorks, foi publicado originalmente no Blog da SolidWorks World 2017. Siga o link: http://blogs.solidworks.com/solidworksblog/2017/02/introducing-simulation-engineer.html

CONHEÇA O SIMULATION ENGINEER

O conjunto de aplicativos Simulation Engineer da plataforma Simulia permite que os usuários do SolidWorks resolvam problemas estruturais estáticos não-lineares complexos aproveitando o poder da plataforma 3DEXPERIENCE. O Simulation Engineer expande as capacidades do SolidWorks Simulation Premium com as ferramentas do Abaqus FEA solver do Simulia permitindo aos usuários resolverem de forma robusta múltiplos efeitos não-lineares simultâneos, como interações de contato de componentes com fricção e grandes deformações com uma ampla gama de modelos de materiais.

O Simulation Engineer oferece maquinação avançada com elementos de quad e tijolo, pós-processamento rápido e visualização de modelos grandes, captura precisa de casos de carga múltipla e sequencial para a solução dos problemas de análise estática não-linear mais desafiadores.

Os recursos do Simulation Engineer incluem:

Abaqus Nonlinear FEA Solver

A tecnologia solver do Abaqus é ideal para a resolução de eventos dinâmicos estáticos e de baixa velocidade não-lineares, como pressão de vedação em uma junta de vedação, bucha de borracha ou encaixe por pressão onde há uma combinação de contato, grande deformação e materiais complexos.

Conector de um clique para SolidWorks Simulation

O Simulation Engineer fornece um conector de um clique a partir do SolidWorks Simulation, transferindo o modelo gerado no CAD SolidWorks e quaisquer dados de simulação para o Simulation Engineer na plataforma 3DEXPERIENCE.

As características de geometria e simulação – propriedades de material, cargas e condições de contorno – são abertas no Simulation Engineer fornecendo um caminho contínuo para análise estrutural avançada, economizando tempo para a configuração em sua simulação avançada. O modelo de análise do Simulation Engineer é associativo com o modelo gerado no CAD SolidWorks, garantindo que sua solução de simulação esteja sempre atualizada.

simulation-engineer

Ferramentas avançadas de malha

A criação de malhas no Simulation Engineer é um aplicativo poderoso e robusto que gera malhas sólidas e de shell de alta qualidade com uma variedade de ferramentas disponíveis, permitindo que o usuário gere malhas apropriadas para uma determinada simulação. O usuário tem ainda a liberdade de escolher entre a criação de malha controlada ou automática com diferentes tipos de elementos e formas disponíveis, incluindo quadríceps/triângulos para elementos shell e tijolos/tetraédrico para elementos sólidos.

Para a mesclagem automática e repetitiva, o recurso de Mesclagem Baseada em Regras permite que o usuário salve e reutilize regras de malha com tamanhos de elementos consistentes com reconhecimento automático de recursos para furos, filetes e contas.

Contato Geral

O contato geral facilita a definição do contato, especialmente para vários componentes e topologia complexa. Com o Contato Geral, não há necessidade de definir pares de contatos, apenas uma única interação para englobar o contato global. A flexibilidade é mantida dentro da definição global para modificar as interações de sub-regiões ou desativá-las se desejado.

Materiais complexos

Modelos de materiais não-lineares adicionais estão disponíveis para os gostos de plasticidade, hiperelasticidade, viscoelasticidade e falha de material. Isso per,mite escolhas adicionais para simular o seu comportamento material realisticamente em conjunto com os vários tipos de elementos disponíveis no solver robusto e eficiente Abaqus.

Para obter mais informações e ver as atualizações do Engine Simulation, visite a página do produto: http://www.solidworks.com/sw/products/simulation/simulation-engineer.htm

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar