Engenharia corporativa otimiza uso do PLM Siemens na Comil

Postado em: 26 / 04 / 2012

O Campione HD 4.05 foi concebido com linhas fortes e marcantes que ressaltam a imponência do veículo

Maria Edicy Moreira

A Comil, fabricante de ônibus rodoviários, urbanos, especiais e escolares, com sede em Erechim, RS, adotou a plataforma de softwares PLM (Life Management Product) da Siemens PLM para o design, projeto e fabricação de seus ônibus de uma forma diferenciada, utilizando como base o conceito de Engenharia Corporativa.

Para otimizar o uso dos softwares NX CAD, NX Simulation Process, Plant Simulation, TeamCenter, TeamCenter Manufaturing, entre outros, a Comil criou, em 2007, a Engenharia Corporativa, uma área de engenharia comandada por oito profissionais das áreas de desenvolvimento, cálculo estrutural, engenharia de manufatura e TI, todos focados na automação de projetos e manufatura e na aquisição e implementação de novos softwares.

A Engenharia Corporativa permitiu à Comil desenvolver métodos e políticas para vários setores da engenharia; aprimorar os processos de desenvolvimento e implementação de tecnologias, além de conquistar estabilidade no ambiente tecnológico. Tudo isso, segundo Carlos Viero, diretor de engenharia, resultou em vários benefícios como precisão nas informações que saem da engenharia, mais qualidade e redução de erros nos projetos, mais domínio sobre o processo fabril e mais capacidade operacional, além de redução do lead time de novos projetos etc.

 

Design

Veja no vídeo acima um pouco sobre a história da Comil e o design do ônibus Campione

 

O departamento de design da Comil conta com 10 profissionais e, segundo Carlos Viero, as primeiras ideias para a concepção dos ônibus com as marcas Campione, Versatile, Piá, Svelto, entre outras, nascem no comitê de produtos formando pela engenharia e os departamentos comercial, de marketing, qualidade, suporte e design. Em seguida o grupo foca nos conceitos baseados em tendências e no que já existe no marcado.

Viero diz que o principal desafio para se conceber os ônibus são o atendimento às normas sem ferir os conceitos de modularização da Comil. Além disso, um ônibus demanda diversas variáveis de entrada e o grande desafio para os designers é atender a essa gama de variedade com o menor número de projetos atendendo, por exemplo, às exigências dos clientes e aos requisitos de estilo para os ônibus rodoviário e de funcionalidade para os urbanos, entre outros.

 

Internamente os Campione DD e o HD seguem o mesmo design, com novo conceito de cores suaves

O design da família do ônibus rodoviário Campione, por exemplo, foi concebido com linhas fortes e marcantes, que ressaltam a imponência desses veículos. “A estrutura interna foi projetada com requinte, sofisticação e alto padrão em detalhes de acabamento. O modelo proporciona o máximo em conforto e bem-estar, valorizando o prazer em viajar de ônibus”, afirma Viero.

A Comil realizou estudos biodinâmicos para reduzir o consumo de combustível e o desgaste de pneus. O resultado se materializa na curvatura frontal dos ônibus. O modelo Campione HD traz peças padronizadas para toda a linha Campione, garantindo assim um menor custo de manutenção para o frotista. O veículo também se destaca pelos detalhes cromados, que conferem requinte e sofisticação, semelhantes aos automóveis de luxo.

Internamente, os Campione DD e o HD seguem o mesmo design, apresentando um novo conceito com linhas, cores e texturas mais suaves. Entre os principais diferenciais de iluminação está a utilização total de lâmpadas em LED, com sistema fade in/fade out, que liga e desliga as luzes lentamente, garantindo o conforto visual aos passageiros.

 

Campione em edição especial desenvolvida pela Comil para a Polícia Militar do Distrito Federal

O novo porta-pacotes, mais compacto, e um novo sistema de iluminação e direcionamento do ar condicionado foram desenvolvidos para valorizar a individualidade do usuário. Outro detalhe são as luzes de cortesia em LED na cor azul ao longo do porta-pacotes proporcionando tranquilidade e sofisticação.

O número da poltrona também ganhou destaque e está posicionado para fácil leitura e identificação do assento pelo passageiro. O sistema de som integrado e a opção de monitores em LED complementam o conforto do usuário. A linha Campione ganhou um novo opcional: a poltrona auxiliar giratória que proporciona mais conforto para o motorista auxiliar, permitindo um giro de 300º para ambos os lados, com reclinação total da poltrona. 

Os Campione DD e HD utilizam o mesmo conjunto ótico da linha Campione 2011, com faróis independentes, indicador de direção em LED, com luz de posição, e faróis de milha como item de série. No parachoque estão localizados os faróis de neblina com acabamento cromado também como item de série. Também foi desenvolvido novo espelho retrovisor, com design perfeitamente ajustado às linhas dos carros, e ao mesmo tempo garantindo visibilidade e segurança ao motorista e aos passageiros. Os ônibus possuem ainda sinaleiras traseiras modulares e simétricas (intercambiáveis) em LED.

 

No parachoque do Campione estão os faróis de neblina com acabamento cromado como item de série

A tampa traseira foi projetada para garantir acesso total à manutenção do chassi e do equipamento de AC em uma única peça. Com estrutura em alumínio e revestimento em fibra que reduzem o peso para facilitar o manuseio, e os mecanismos de dobradiças simples que minimizam a manutenção. Com excelente área livre para troca de calor que atende as especificações de todas as montadoras de chassi e fabricantes de equipamentos de AC. O painel traz um conceito inovador tanto em estilo, quanto em funções. Sofisticado e com detalhes em fibra de carbono e cromado, os comandos modulares aceitam maior número de componentes.

O cockpit do motorista foi ergonomicamente estudado para oferecer mais conforto, visibilidade e acesso ao posto e aos elementos do painel. Possui sistema multiplex com computador de bordo para controle das funções operacionais do ônibus. O revestimento exclusivo da poltrona traz mais conforto ao motorista, e sistema de desembaçador de para-brisas mais eficiente, desenvolvido com auxílio de software de simulação de fluxo de ar.

 

O cockpit do motorista do Campione foi ergonomicamente estudado para oferecer mais conforto

Softwares Siemens PLM

Viero diz que a Comil optou pelos softwares da Siemens PLM porque é uma das poucas empresas que dispões um portfólio de produtos para todas as fases de controle do ciclo de vida do produto e assim poderia trabalha com um único fornecedor.

O NX CAD usado pela Comil oferece ferramentas de design que integram totalmente o design a outras disciplinas de desenvolvimento de produtos como o NX CAE (para simulação e análise de produtos) e o CAM (para programação e controle das máquinas CNC no chão de fábrica), também usados pela Comil. Além disso, o NX traz a tecnologia síncrona que permite trabalhar com desenhos paramétricos e formas livres simultaneamente.

Para integrar todos os processos de design, projeto e fabricação de produtos a Comil usa o Teamcenter que inclui o gerenciamento de documentos no processo de desenvolvimento do produto conectando pessoas em todo o ciclo de vida com uma única fonte de conhecimento sobre o produto e processos. O portfólio abrangente do Teamcenter traz soluções PLM que dão flexibilidade de escolher a combinação certa para as necessidades de cada empresa.

 

Modelo 3D do Campione concebido no NX CAD que oferece diversas ferramentas de design integradas

O Teamcenter Manufaturing, voltado à área de manufatura, integra informações de produto, processo e recursos de fábrica em uma única fonte dimensionável,  totalmente gerenciadas e associadas para dar suporte ao controle do ciclo de vida do produto, desde a engenharia à produção. As equipes de engenharia e de fabricação podem colaborar formalmente em um ambiente digital com total associatividade e continuidade das informações.

O NX Simulation, também usado pela Comil, traz recursos que dão aos designers a confiança de que estão entregando produtos mais aprimorados para uma análise mais detalhada feita pela equipe de engenharia, resultando em mais iteração entre analistas de CAE e a equipe de design acelerando, consequentemente, o lançamento de novos produtos.

O NX Simulation Process auxilia no gerenciamento de dados e processos gerados pela simulação. Permite partilhar conhecimentos e estabelecer metodologias de melhores práticas. Os usuários podem capturar, criar e publicar os processos de simulação automatizada para auxiliar os projetistas e engenheiros menos experientes, acelerando o processo de desenvolvimento.

É possível também personalizar as melhores práticas “magos” para atender aos processos específicos do CAE e análise de requisitos para garantir que o usuário final tenha resultados realistas e confiáveis. A automação de processos de simulação libera o tempo do especialista em CAE para realizar análises mais  complexas sobre as tarefas mais críticas. 

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