Valéria Godoy: O avanço de um país depende de tecnologia

Postado em: 21 / 12 / 2014

Valéria Godoy lidera negócios da Dassault Systems na AL

Valéria Godoy lidera negócios da Dassault Systems na AL

Maria Edicy Moreira

A Dassault Systèmes, uma das maiores fornecedoras de softwares para design e controle do ciclo de vida do produto e desenvolvimento de equipamentos industriais, além de soluções para projetos nos segmentos de óleo e gás, varejo, decoração, arquitetura e ciências biológicas, ficou conhecida por vários anos como a maior desenvolvedora de softwares focada quase exclusivamente nas indústrias aeroespacial e automobilística.

Essa posição era muito confortável, afinal as indústrias aeroespacial e automobilística são as maiores e mais ricas do mundo, porém, a Dassault Systèmes percebeu o crescimento de outros segmentos da indústria como o de produtos de consumo, ciências médicas e biológicas, óleo e gás, arquitetura, decoração e varejo, e decidiu investir na diversificação de sua linha de produtos e do portfólio de clientes.

No Brasil e na América Latina essa nova estratégia de nível global vem sendo consolidada por Valéria Godoy, que entrou na Dassault Systèmes do Brasil em 2008, e em 2012 assumiu a diretoria geral para a América Latina. Entre os desafios delegados à ela no novo posto estavam: a abertura de novos mercados em diversos segmentos da indústria, a ampliação da rede de canais, entre outros. Hoje Valéria diz que as metas previstas para a América Latina estão sendo alcançadas com a ajuda de uma equipe comprometida e de parceiros que confiam em seu trabalho.

A executiva destaca outras recentes conquistas globais da Dassault Systèmes, que também refletem na Amárica Latina, como as parcerias com a Akka, para criar o projeto de veículo autônomo e conectado Link&Go, e o lançamento da nova marca, BIOVIA, que reúne o maior e mais abrangente portfólio para os setores de modelagem, simulação e produção biológica, química e de materiais, focando em BioPLM.

Para o futuro próximo, ela diz que a estratégia é continuar avançando no Brasil e na AL consolido ainda mais presença da Dassault Systèmes. “Nosso desafio é mostrar que as indústrias dos mais diversos setores podem obter excelência em seus projetos, se adotarem as nossas soluções.”

A diretora geral da Dassault Systèmes falou também dos benefícios que a plataforma 3DEXPERIENCE trouxe à companhia e aos seus clientes. “Com essa plataforma temos um entendimento completo das necessidades mais críticas dos negócios nos setores em que nossos clientes atuam.”

Segundo ela, a estratégia que dá base à plataforma 3DEXPERIENCE amplia significativamente as oportunidades de mercado possibilitando diversas experiências com o produto virtual, antecipando análises da ergonomia e do comportamento que os produtos terão no mercado, trazendo inteligência de negócios, treinamento virtual e gestão de recursos. Além disso, permite projetar a presença da Dassault Systèmes em novos setores industriais como o de bens de consumo, varejo, ciências biológicas entre outros.

A 3DEXPERIENCIE ganha ainda mais poder com a chegada dos serviços na nuvem ofertados pela Dassault Systèmes. “As empresas podem utilizar nossas ferramentas para ganhar agilidade e redução de custos sem se preocupar com a infraestrutura de TI. Além disso, a computação na nuvem trouxe a flexibilização no uso das soluções da Dassault Systèmes. Por exemplo, em um projeto de arquitetura, a empresa pode adquirir uma licença temporária para um colaborador terceirizado, sem precisar investir em hardware para rodar o sistema, gerando uma redução de custos ainda maior”, afirma Valéria.

 

Veja a seguir a íntegra da entrevista exclusiva concedida por Valéria Godoy ao CADxpert:

CADxpert – Quais foram os maiores desafios que enfrentou e continua enfrentando desde quando assumiu diretoria geral da Dassault Systèmes para a América Latina?

Valéria – Quando entrei na empresa, em 2008, já vinha de uma larga experiência em multinacionais de grande porte e essa experiência me ajudou bastante a trilhar um caminho sólido na Dassault Systèmes. Em 2012, quando assumi o cargo de diretora geral, tinha o desafio de liderar o crescimento e o desenvolvimento dos negócios da Dassault Systèmes na região, com a abertura de novos focos de indústria, ampliação da atuação e da rede de canais, além de programas de desenvolvimento e apoio. E hoje, sem dúvidas, posso afirmar que essas metas foram alcançadas com a ajuda de uma equipe comprometida e de parceiros que confiam no nosso trabalho.

CADxpert – Quais foram as maiores conquistas da Dassault Systèmes nos últimos anos na América Latina e no Brasil, mais especificamente?

Valéria – A Dassault Systèmes é uma empresa reconhecida no Brasil e na região latino-americana, principalmente nos setores Aeroespacial, Transporte e Mobilidade. Estamos em evolução constante, sempre aprimorando nossa tecnologia e oferecendo soluções para diversificar cada vez mais nossos negócios em outros segmentos da indústria. Nosso portfólio de soluções está em aprimoramento constante por meio de desenvolvimento técnico próprio e também pelas incorporações de empresas que adquirimos como, por exemplo, Quintiq e a Simpak. Temos também parcerias com empresas complementares como a Akka, recentemente anunciada para criar o projeto de veículo autônomo conectado Link&Go. Além disso, lançamos uma nova marca, a BIOVIA, que reúne o maior e mais abrangente portfólio para os setores de modelagem, simulação e produção biológica, química e de materiais, focando em BioPLM. Destaco, também as celebrações de importantes contratos com grandes empresas em diferentes mercados, nossas parcerias com universidades e centros de pesquisas globais que exploram os recursos e funcionalidades de nossos produtos e ampliam as experiências dos usuários com a tecnologia Dassault Systèmes.

CADxpert – Quais são os principais planos da Dassault Systèmes para a América Latina e principalmente para o Brasil nos próximos anos?

Valéria – A estratégia é continuar avançando nos mercados brasileiro e latino-americano, consolidando ainda mais nossa presença. O desafio é mostrar que as indústrias dos mais diversos setores podem obter excelência em seus projetos, se adotarem nossas soluções. A Dassault Systèmes ajuda as empresas a serem mais ágeis, dinâmicas e competitivas, desenvolvendo seus produtos em menos tempo e com mais qualidade.

Entenda o que representa a solução 3DEXPERIENCE para os clientes da Dassault Systèmes

 

CADxpert – Para 2015, qual mensagem deixaria aos clientes no Brasil e na América Latina?

Valéria – O avanço de um país depende do uso de tecnologia. O estágio em que o Brasil e a América Latina se encontram pode ser alterado, se os países e as empresas da região investirem em soluções tecnológicas para aumento de produtividade e desenvolvimento de novos produtos. A Dassault Systèmes oferece uma plataforma de soluções únicas para ajudar empresas dos mais diversos setores a desenharem e produzirem seus produtos, em menos tempo e de forma mais assertiva, possibilitando a experiência de uso pelos consumidores antes de o produto chegar ao mercado, que chamamos de 3DEXPERIENCE.

CADxpert – O Brasil fecha 2014 com certa melancolia: os investidores estrangeiros sumiram, o crescimento no PIB fica em 0,2, a inflação bate nos 6,5%, e ainda há muita expectativa sobre o que a Presidente Dilma fará com a economia em seu segundo mandato, que começa em janeiro de 2015.  Este cenário afeta ou afetou os negócios da Dassault Systèmes no Brasil?

Valéria – Pesquisas indicam que os grandes avanços da humanidade acontecem em momentos de adversidade. É claro que nenhum país ou empresa deseja passar por situações críticas, mas é comprovado que o uso da tecnologia pode ajudar na expansão dos negócios, no reposicionamento de empresas em novos segmentos e no crescimento de companhias no mercado. Nós sentimos algum impacto, de fato, porém, fecharemos 2014 com crescimento de dois dígitos. A tecnologia da Dassault Systèmes é permite o desenvolvimento de novos produtos de forma muito mais rápida e colaborativa.

 

CADxpert – Qual é a avaliação da Dassault Systèmes em relação às vendas no setor de óleo e gás, diante do cenário político e econômico atual do Brasil?

Valéria – O Brasil é um mercado importante dentro do cenário global e estou certa de que os ajustes que estão sendo feitos agora ajudarão no seu desenvolvimento futuro, nos moldes do que hoje acontece com os principais países do mundo. De qualquer forma, empresas de Óleo e Gás, assim como empresas de outras indústrias de manufatura, vêm sendo cada vez mais pressionadas a transformar seus atuais processos de negócios, e as soluções da Dassault Systèmes certamente podem auxiliá-las nesse desafio.

 

CADxpert – Poderia definir como era a Dassault Systèmes antes e depois do lançamento da plataforma conectada e colaborativa 3DEXPERIENCE, com um foco na experiência de consumo e não apenas nos produtos?

Valéria – A Dassault Systèmes sempre trouxe valor aos seus clientes, desde a sua criação em 1981, fornecendo soluções em Design 3D para a criação de produtos, DMU para substituir mock-ups físicos e PLM cobrindo todo o ciclo vida do produto. Com a adoção da plataforma 3DEXPERIENCE a Dassault Systèmes tem um entendimento completo das necessidades mais críticas dos negócios nos setores em que seus clientes atuam. A estratégia que dá base à plataforma 3DEXPERIENCE amplia significativamente a oportunidade de mercado na experiência do produto virtual, incluindo o comportamento de sistemas e ergonomia, inteligência de negócios, treinamento virtual e gestão de recursos, além de projetar a presença da companhia em novos setores industriais como bens de consumo e varejo, ciências biológicas e segmento financeiro. A plataforma 3DEXPERIENCE foi concebida para ser utilizada por todo tipo de empresa. Por meio de aplicativos sociais com base na Web e de experiências de usuários, oferecemos uma plataforma de negócios que permite criar e inovar as experiências dos consumidores, desde o design do produto até sua distribuição em pontos de vendas, sua utilização por clientes finais e gestão de seu ciclo de vida.

 

CADxpert – Como a chegada desta plataforma contribuiu para o aumento das vendas de softwares e conquista de novos mercados?

Valéria – Clientes felizes são fiéis às marcas e produtos. Sabendo disso, as empresas mais bem-sucedidas do mundo estão revendo seus modelos de desenvolvimento e testando a aceitação e os recursos de seus novos produtos, antes mesmo deles serem produzidos. Ou seja, com a plataforma 3DEXPERIENCE o consumidor está no centro do sistema, integrando os processos de negócios das companhias com o desenvolvimento do produto. Pela tela do computador ou em salas 3D os consumidores podem testar carros, embalagens de produtos, sistemas e até aviões. Assim, eventuais ajustes podem ser feitos ainda na fase de prototipagem digital, acelerando o desenvolvimento e ajustando os produtos para as reais necessidades dos futuros clientes.

 

CADxpert – O que representa para a Dassault Systèmes contar com os serviços na Nuvem?

Valéria – O investimento em serviços de nuvem levou a nossa marca para clientes de segmentos como mobilidade, utilities, marketing e bens de consumo, entre outros. Nossa plataforma foi projetada para a nuvem, mas, também, está disponível localmente para empresas de qualquer porte. Os negócios na Era da Experiência se resumem a conectar pessoas, ideias, dados e soluções para criar experiências que encantam os consumidores finais e inspiram a fidelidade à marca. Os softwares em nuvem chegam para permitir que empresas e usuários façam isso em qualquer lugar. A riqueza de recursos da plataforma 3DEXPERIENCE, com sua interface intuitiva e unificada de navegação, além de seus aplicativos de colaboração social, vão impulsionar a geração de valor, que é necessária para criar experiências diferenciadas para os consumidores.

 

CADxpert – Quais são os benefícios que o serviço na Nuvem traz e aos clientes?

Valéria – O serviço na Nuvem oferece diversos benefícios às empresas, pois elas podem utilizar nossas ferramentas sem se preocupar com a infraestrutura de TI, fazendo com que as companhias ganhem agilidade e redução de custos. Além da flexibilidade de instalação, a computação em Nuvem também trouxe a flexibilização ao uso das nossas plataformas. Por exemplo, em um projeto de arquitetura, a empresa pode adquirir uma licença temporária para um colaborador terceirizado, sem precisar investir em hardware para rodar o sistema, gerando uma redução de custos ainda maior.

CADxpert – Hoje a Dassault Systèmes disponibiliza alguns de seus softwares para licenciamento e uso via Nuvem ou ainda se concentra na oferta de ambientes de processamento para tarefas mais pesadas no desenvolvimento de produtos e nas soluções para visualização de projeto?

Valéria – Oferecemos um amplo portfólio de soluções que incluem versões para nuvem e aplicativos para uso em PCs e estações de trabalho. O cliente pode optar pela oferta que mais se adapta às suas necessidades de desenvolvimento.

CADxpert – Poderia citar alguns softwares ofertados para licenciamento e uso via nuvem?

Valéria – A versão 2014x da plataforma 3DEXPERIENCE oferece um portfólio na nuvem, incluindo 14 experiências para soluções setoriais com mais de 60 processos apropriados para empresas de diferentes portes. Além disso, um de nossos principais softwares (CATIA) também já está disponível na nuvem.

CADxpert – A nuvem faz os preços dos softwares caírem, tornando-os acessíveis a um número maior de usuários?

Valéria – Sim. Nosso portfólio inclui diversas soluções, que se adaptam às demandas e necessidades de diversas empresas, ou seja, já estão acessíveis para diferentes projetos e finalidades. A versão para nuvem é utilizada para colaboração de um número grande de pessoas simultaneamente em um mesmo projeto.

CADxpert – Nos últimos anos, a Dassault Systèmes comprou uma infinidade de empresas e seus respectivos softwares. A companhia considera que já tem tudo de que precisa ou ainda vai continuar investindo em empresas e softwares?

Valéria – A Dassault Systèmes tem o compromisso de oferecer aos clientes a melhor tecnologia para desenvolvimento de produtos. Sempre, incorporando novos recursos e funcionalidades em nossas soluções e, quando necessário, adquirimos empresas que complementam nossa oferta.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar