Siemens PLM mostra vantagens do CAE em simpósio em São Paulo

Postado em: 02 / 07 / 2012

Simpósio trouxe a oportunidade de engenheiros e líderes de equipe se aprofundarem na tecnologia CAE

Maria Edicy Moreira

A Siemens PLM Software realizou, em São Paulo, o NX CAE Symposium Brazil 2012. O evento reuniu engenheiros, líderes de equipe e pessoas envolvidas com o processo de análise e simulação de projetos, profissionais que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as ferramentas CAE da Siemens PLM para lidar com a complexidade cada vez maior de produtos e seus ciclos de vida. 

O vice-presidente para América do Sul, Paulo Leal da Costa, abriu o evento com a apresentação de um filme sobre o uso da ferramenta NX na Volkswagen que demonstrou os benefícios do uso do software da Siemens PLM, reforçando seu principal ganho: redução de tempo nos processos produtivos. “Nenhum dinheiro do mundo compra tempo”, disse ele, repetindo a frase principal do filme.

Costa: Nenhum dinheiro compra tempo

Em seguida, os executivos Chaks Indrakanti e Ravi Shankar, que vieram especialmente dos Estados Unidos para o evento, falaram sobre a inovação digital e a velocidade das mudanças que a sociedade atual requer das empresas para que sejam competitivas, fazendo cada vez mais com menos recursos, economizando material, energia e tempo de produção – ponto em que o NX se encaixa perfeitamente nessa atual necessidade corporativa. “Na selva africana, pouco importa se você é um leão ou uma gazela; os dois têm de correr muito rápido”, comparou Shankar.

A tecnologia chave da Siemens PLM para as empresas acompanharem a velocidade das mudanças que acontecem no mercado é a Syncronous Technology, uma coleção de ferramentas que permite aos profissionais fazer modificações em seus protótipos sem o conhecimento prévio de modelagem. Empresas como Comil e Fiat estiveram no evento e confirmaram os benefícios que alcançaram com a ferramenta, que se traduz em redução de tempo, custos mais baixos e margens de lucro maiores.

O consultor Ademar de Azevedo Cardoso, da GAC Soluções, com experiência de 20 anos em engenharia, falou sobre a evolução das ferramentas CAE. “O quanto antes as empresas usarem as tecnologias CAE, menos elas vão gastar, pois a ferramenta promove a diminuição de etapas de prototipagem e testes, que demandam muito investimento.”

Cardoso lembrou ainda que a Ford conseguiu economizar RS$ 1 bilhão com o uso de ferramentas do CAE e apresentou os resultados de um estudo do Aberdeen Group sobre as tendências da tecnologia CAE. Os destaques são o uso intensivo em todas as etapas do projeto e a interação dos projetistas com engenheiros de cálculo, além da melhoria contínua no processo de integração CAD/CAE.

A piloto Bia Figueiredo, da equipe Andretti Autosport, concluiu o evento falando sobre as curiosidades do mundo da Formula Indy. A Andretti Autosport utiliza a o NX CAE no desenvolvimento de seus carros.

 

Conheça o NX CAE 8

 

Veja no vídeo acima uma série de informações sobre as funcionalidades do NX CAE 8

 

O NX CAE 8 traz várias as melhorias no ambiente de simulação e fundação de geometria reduzindo o tempo gasto com modelagem de análise de geometria. Os aprimoramentos na simulação multidisciplinar ampliam as soluções do NX CAE trazendo nova otimização na topologia e análise de multicorpos.

As melhorias na simulação no nível de sistemas otimizam o gerenciamento de montagem de elementos finitos e aumentam a capacidade de computação de alto desempenho para análise de fluidodinâmica computacional (CFD). Os recursos HD-PLM, como as novas “medidas de resultados” de simulação, permitem associar resultados diretamente aos requisitos para que a equipe tome decisões inteligentes.

 

Veja no vídeo acima mais detalhes sobre as novidades e melhorias apresentadas no NX 8

 

Simulação e geometria

O NX CAE foi criado com base na mesma fundação de geometria que capacita o CAD NX. A integração de características de geometria com o pré-processamento CAE simplifica o processo de edição da geometria e resulta em mais produtividade. O NX CAD 8 continua a reforçar os recursos de edição da geometria do NX CAE.

A criação de uma face, a partir de uma malha existente, ajuda a modificar modelos de elementos finitos que não possuam geometria (como arquivos herdados) ou malhas que não estejam associadas à geometria. A criação de uma face, a partir de uma malha, é útil quando o usuário precisa associar um modelo de elementos finitos a uma nova geometria, conectar malhas de revestimento ou refinar uma região de uma malha que não esteja associada à nenhuma geometria.

A supressão de orifícios em corpos de chapa é usada quando o usuário deseja ignorar orifícios que não contribuem com o comportamento estrutural do modelo. A supressão dos orifícios elimina a densidade de malha desnecessária nessas regiões. A nova função Suppress Hole pode remover orifícios de corpos de chapa (como corpos de chapa de superfície intermediária) por meio da seleção manual dos orifícios ou especificando os orifícios com diâmetro menor do que um valor designado.

O domínio do fluido envoltório da superfície ajuda a criar geometria de domínio de fluidos usada para análise CFD a partir de modelos complexos, como para volume de ar de modelos que compreendem várias partes sólidas e geometria complexa. O algoritmo de envolvimento da superfície cria um envelope impermeável baseado nos corpos selecionados que definem seus limites de superfície e corpos.

 

Simulação multidisciplinar

Esteja o usuário conduzindo análises estruturais, térmicas, de fluxo, de movimento ou outros tipos, com o NX CAE ele estará sempre na mesma interface intuitiva, com acesso aos mesmos recursos de modelagem da geometria e de análise principais e usará a mesma estrutura de arquivos e esquema de gerenciamento.

A otimização da topologia traz a simulação para os primeiros estágios da fase conceitual ajudando a reduzir o peso de componentes ao calcular um projeto conceitual baseado em um modelo de elementos finitos do espaço de projeto e das condições de carregamento. A integração no ambiente NX  facilita a colaboração entre analistas e projetistas, pois o modelo conceitual pode ser entregue diretamente aos projetistas para refinamento.

As simulações termomecânicas de multicorpos permitem analisar problemas de contato térmico que também terão impacto no desempenho estrutural, como no projeto de motores aéreos, por exemplo. A análise termomecânica é executada pela combinação de uma solução NX Thermal e uma solução NX Nastran 101 para obter análise da estática linear. A combinação é facilitada no ambiente integrado e elimina erros de transferência de dados.

 

Simulação no nível de sistemas

O NX CAE facilita a simulação no nível dos sistemas graças à sua capacidade de modelar e resolver grandes problemas de análise. O software otimiza a análise no nível de sistemas por meio do gerenciamento de montagem de elementos finitos, da correlação de teste e análise e da computação de alto desempenho.

A modelagem do sistema de superelementos externos permite criar, solucionar e pós-processar modelos de sistema usando superelementos externos. Com esses superelementos é possível reduzir o número de DOFs e, consequentemente, o número de equações para um número gerenciável em um grande modelo de sistema. Além disso, a representação simplificada adiciona uma camada de segurança extra para OEMs que não queiram compartilhar todos os detalhes de geometria.

O processamento paralelo para análise de fluxo acelera os tempos de simulação para modelos grandes. A computação paralela de memória distribuída (DMP) distribui simulações fluidodinâmicas computacionais (CFD) grandes por alguns processadores, acelerando a simulação em 10 a 20 vezes.

 

HD-PLM

O HD-PLM está relacionado à tomada de decisões inteligentes para o desenvolvimento de produtos melhores, e os resultados da simulação são fundamentais para tomar decisões corretas sobre o desenvolvimento de produtos. O NX CAE aumenta a visibilidade dos resultados de simulação críticos para que tomadores de decisão tenham acesso às informações mais recentes e  precisas.

Os novos recursos de avaliação de resultados facilitam o HD-PLM associando os resultados de simulação diretamente aos requisitos específicos do produto dentro do sistema PDM. Os gerentes de projeto podem, dessa maneira, identificar facilmente os casos em que os requisitos não foram atendidos.

 

Para saber mais sobre o NX CAE acesse: http://tiny.cc/vugugw

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar