Autodesk anuncia crescimento no Brasil e fim de licenças perpétuas

Postado em: 15 / 09 / 2015

Veja no vídeo acima como as soluções 3D Building Design Software podem ajudar à área de AEC

Maria Edicy Moreira 

A Autodesk Brasil anunciou estratégias para fortalecer sua presença no Brasil e o fim das licenças perpétuas de seus softwares.  Estes outros anúncios foram feitos durante a 5ª edição da conferência Autodesk University, que aconteceu no dia 03 de setembro de 2015 em São Paulo. O diretor-presidente da companhia, Marcelo Landi, disse que novos investimentos estão sendo feitos no país devido aos bons resultados alcançados em 2014 quando o faturamento da empresa cresceu 29% em relação a 2013, o maior nos últimos 20 anos. Além de crescer em seu maior mercado (eixo Rio-São Paulo), a Autodesk aumentou sua receita no restante do país, passando de um crescimento de 30% em 2013 para 60% em 2014.

As soluções para AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) foram as que mais cresceram, atingindo 58%. Para Landi o alto crescimento no segmento de AEC se deve ao fato de o mercado começar a entender a importância do BIM (Build Information Management) tecnologia disponível nos softwares da Autodesk que permite gerenciar todo o projeto desde a concepção até a construção. “Com o BIM as empresas repensam seu modelo gerenciamento de projeto e de obras”, disse Landi. Para facilitar o acesso à tecnologia, ele explicou que a Autodesk está investindo na disponibilização do BIM via cloud computing.

Marcelo Landi: Com BIM empresas repensam seu modelo gerenciamento de projetos e de obras

Marcelo Landi: Com BIM empresas repensam modelo gerenciamento de projetos e de obras

A Autodesk está apostando também no crescimento das vendas para as pequenas e médias empresas, principalmente nos segmentos de AEC e games. “O Brasil poderá ser o maior produtor de games em breve. Hoje o país conta com 64 empresas produtoras de games. Em 2014 eram 50 empresas”, disse Landi.

O executivo declarou que em 2015 o foco da Autodesk  está direcionado também para soluções de cloud computing e a migração dos usuários para a aquisição de softwares por meio de subscrição, Desktop Subscription. Segundo ele, o Brasil foi o país que mais cresceu em Subscription no segundo trimestre fiscal de 2015, chegando a 500%. Apesar disso, o percentual de vendas por Subscription no Brasil ainda é muito pequeno, representa 8% do faturamento da Autodesk. Para mudar esse cenário, a companhia está trabalhando para dobrar esse número até o final de 2015, chegando a 16%.

A migração para Desktop Subscription faz parte de uma estratégia global da Autodesk, que recentemente anunciou o fim das licenças perpétuas. A partir de 31 de julho de 2016 as novas licenças comerciais da maioria das suítes de Design e Criação e produtos individuais estarão disponíveis apenas por assinatura. Quando isso acontecer a empresa fornecerá novas opções de inscrição simplificadas para que os clientes possam adquirir vários produtos e diferentes tipos de licenças com mais flexibilidade e menor custo.

Licenças perpétuas serão substituídas por subscription a partir de julho de 2016

Licenças perpétuas serão substituídas por subscription a partir de julho de 2016 trazendo flexibilidade ao cliente

A subscrição ou aluguel de software oferece uma experiência simplificada ao cliente, com a opção “pay-as-you-go” para os produtos da Autodesk e serviços na nuvem que terão planos de contratação anuais, trimestrais ou mensais. Ou seja, o usuário passa a pagar pelo que usar.

Andrew Anagnost, vice-presidente sênior da Autodesk responsável pelas áreas de estratégia e marketing para a indústria, disse que a Autodesk está abraçando essa nova forma de fornecer softwares para que os clientes possam evoluir nos seus negócios. “Ao oferecermos aos clientes a flexibilidade das soluções de software por subscrição, estamos criando para eles a melhor forma de se preparar para competir nesta nova era em que a indústria é desafiada a mudar a produção para atender às novas demandas do consumidor”.

O executivo explicou que aqueles clientes que comprarem licenças perpétuas da Autodesk Design and Creation Suites e de produtos incluídos neste plano até de 31 de julho de 2016, continuarão a ter direitos de uso completos para essas licenças e manutenção de acordo com os serviços contratados.

Para mais detalhes sobre as novas opções de subscrição acesse: http://www.autodesk.com/perpetuallicenses

 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar