Bosch unifica plataformas de CAD, PDM e PLM com Siemens

Postado em: 04 / 04 / 2016

Carros podem ganhar acionamento elétrico para gerenciar de temperatura a alinhamento da coluna de direção

Carros podem ganhar acionamento elétrico para gerenciar de temperatura a alinhamento da direção

Maria Edicy Moreira

A Electrical Drives, divisão da Bosch responsável pelo desenvolvimento e fabricação de sistemas de acionamento elétrico para automóveis  como componentes mecatrônicos e aplicativos embarcados capazes de abrir janelas ou tetos solares de automóveis com o premir de um botão, acionar o para-brisas, ajustar os assentos do carro individualmente ou alinhar a coluna de direção, é mais uma unidade da fabricante de peças automotivas alemã a fazer parte da estratégia de unificação da plataformas de softwares que vem sendo adotada pela companhia.

A decisão da Bosch em adotar os softwares da Siemens está alinhada com sua meta de otimizar a cadeia de valor da divisão Electric Drives com um conceito modular de pacote de ferramentas, que também funcionará como a base para colaboração digital entre diferentes departamentos ao longo do processo de desenvolvimento de produto.

A partir de junho as soluções integradas da Siemens (PLM  Teamcenter e os aplicativos NX CAD e PDM) substituirão os sistemas legados da Bosch em sua divisão Electrical Drives, unificando a plataforma de desenvolvimento para as operações globais da divisão.

A Bosch tem utilizado os softwares de CAD/PDM/PLM da Siemens em outras unidades de negócios há anos. A decisão de expandir a oferta para a divisão Electrical Drives faz parte do plano estratégico para unificar a diversificada gama de ferramentas, agregando uma metodologia única para modelagem, projeto e colaboração.

Esquema de sistema de acionamento elétrico desenvolvido pela Bosch

Esquema de sistema de acionamento elétrico desenvolvido pela Bosch

A padronização aprimorada e as novas funcionalidades ajudarão a companhia a concretizar os efeitos de escala. O processo digital ponta a ponta que ela adota permitirá impulsionar a inovação, acelerar o tempo de chegada de produtos ao mercado e dar amplo suporte à estratégia de Indústria 4.0, o que vai garantir e aumentar as vantagens competitivas para a fornecedora automotiva, sediada em Stuttgart e com filiais em diversos países, cinclusive no Brasil.

“A Siemens PLM Software acredita que a atual e crescente complexidade dos produtos e as novas demandas dos fornecedores que atuam no setor automotivo exigem uma abordagem com foco em sistemas para o desenvolvimento de itens que combinem engenharia de sistemas com uma definição integrada de produto”, afirma Urban August, vice-presidente sênior e diretor da Siemens PLM Software na Alemanha.

Segundo ele, para facilitar o desenvolvimento desses produtos com foco em sistemas (SDPD, da sigla em inglês), a Siemens PLM Software oferece uma linha de soluções de engenharia com um consistente framework habilitado para processos de engenharia mecatrônica, modelagem avançada e simulação, experiência de usuário intuitiva e um ambiente de PLM aberto.

A solução NX CAD/CAM/CAE da Siemens será utilizada para estabelecer e otimizar um ambiente integrado de desenvolvimento de produto. Além disso, com a utilização do Teamcenter, a abrangente solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto da Siemens, será possível oferecer um rápido e fácil método de acesso instantâneo a informações relevantes para avaliação rápida, tomada de decisão e uso frequente das melhores e comprovadas práticas.

www.siemens.com/plm

www.bosch.com

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar