Licença flexível da Autodesk impulsiona estúdio de imagens

Postado em: 25 / 11 / 2015

Imagens realistas de carro e ambiente criadas pela Loucomotion

Imagens realistas de carro e ambiente criadas pela Loucomotion

Maria Edicy Moreira

A Loucomotion, estúdio especializado na geração de imagens realistas e filmes para aplicação em marketing e publicidade, foi uma das primeiras empresas brasileiras a aderir à nova modalidade de comercialização da Autodesk, que disponibiliza os softwares na nuvem e oferece licenças online com prazos flexíveis pelo programa Desktop Subscription.

Os fundadores da Loucomotion, Matteo Murador e Caetano Brasil, dois loucos por design de carros que atuaram em montadoras e decidiram se dedicar à computação gráfica voltada exclusivamente ao segmento automotivo, viram no licenciamento flexível de softwares ofertado pela Autodesk a possiblidade de começar com ferramentas de qualidade e confiáveis sem gastar muito.

Para que a empresa tivesse um crescimento sustentável, sem abrir mão de oferecer um serviço de alta qualidade e com a melhor tecnologia, os sócios optaram pela aquisição de licenças dos softwares 3DS MAX e VRED da Autodesk por três meses. Graças a esse licenciamento flexível os custos dos projetos foram diluídos de acordo com o tempo de desenvolvimento e ao final dos três meses eles conseguiram migrar para licenças anuais.

Loucomotion cria imagens realistas e animações para industria automotiva o

Loucomotion cria imagens realistas e animações para industrias automotivas  como a PSA

“Os softwares VRED e 3DSMAX permitem a produção de imagens e animações com um grau de realismo avançado, muita liberdade criativa e uma flexibilidade praticamente infinita. Isso nos permite criar representações realistas de ambientes e situações surreais, impossíveis de serem fotografadas ou filmadas”, afirma Matteo.

Segundo ele, a Loucomotion chegou para mudar a relação entre as necessidades das montadoras e o modo de produção ofertado pelas agências de publicidade. Antes as montadoras encomendavam trabalhos às agências de publicidade e estas subcontratavam estúdios de visualização em 3D para gerar as imagens realistas dos carros a serem usadas em peças publicitárias, manuais, catálogos, Web e até animações.

Hoje as montadoras contratam a criação das imagens e animações direto com a Loucomotion e depois de recebe-las enviam às agências de publicidade. Essa nova relação fez com que a Loucomotion se aproximasse dos designers das montadoras buscando as informações direto na fonte para desenvolver seu trabalho.

“Nós mudamos o fluxo de informação. Buscamos as informações direto com a montadora. Isso nos permite criar imagens mais fiéis porque é o designer quem sabe de qual ângulo é melhor apresentar o carro, a luz, e a melhor representação dos materiais”, afirma Matteo.

Loucomotion cria imagens realistas para a parte externa e internas

Loucomotion cria imagens realistas para a parte externa e internas dos automóveis com extremo realismo

Segundo Caetano Brasil, a grande vantagem nesse método de trabalho é que os ruídos de comunicação são minimizados, uma vez que a sua experiência e de seu sócio Matteo Murador com imagens 3D e o design de carros na indústria automotiva, permite que eles cheguem ao resultado que atende à expectativa do cliente no que diz respeito aos melhores ângulos, iluminação e outros detalhes que destacam os pontos fortes do carro.

Computação gráfica X Fotos

Porque imagens 3D criadas no computador e não fotos para apresentar os carros? Matteo explica que o primeiro ponto é a eliminação do retoque das imagens como se faz com as fotos, além redução de custos. No design 3D não é preciso ir a Shangai, por exemplo, para colocar o carro em um cenário local, basta pegar a foto e combinar com o modelo 3D do carro.

Matteo destaca outras vantagens da computação gráfica que permite criar imagens sempre originais que podem ser modificadas facilmente até na hora da publicação. Uma mudança no farol do carro, por exemplo, pode ser alterada no modelo 3D rapidamente e a custo zero, enquanto no caso das fotos, todo o processo de fotografar teria que ser repetido a um custo alto.

Para saber mais acesse: http://www.loucomotion.net

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar