Impressão 3D acelera chegada de produtos Tramontina ao mercado

Postado em: 23 / 08 / 2015

Impressora Objet 30 e os protótipos de produtos Tramontina gerados nela

Acima a impressora Stratasys Objet 30 e abaixo dela os protótipos de produtos Tramontina impressos em 3D

Maria Edicy Moreira

Já se fez de tudo nas impressoras 3D. De biscoitos a massas, de próteses a roupas, agora é a vez dos talheres, facas, panelas, espetos, entre outros utensílios, fabricados pela Tramontina ganharem protótipos esculpidos em uma impressora 3D da Stratasys. A chegada da Stratasys Objet 30, fornecida pela SKA, representou para as equipes de desenvolvimento de produtos um grande passo rumo à inovação.

Em pouco mais de um ano, 9 em cada 10 produtos da Cutelaria já ganharam protótipos gerados na impressora 3D antes de chegarem à produção. No caso de novas linhas de talheres, por exemplo, primeiro a engenharia modela a peça e depois imprime em 3D quantas vezes forem necessárias, até encontrar o formato ideal.

O maior ganho, segundo os engenheiros, foi em autonomia. Eles não precisam mais depender de uma máquina CNC da mecânica para a confecção de protótipos. A versatilidade da impressora 3D possibilita a confecção de mais protótipos, em menos tempo e por um menor custo. Além disso, área de desenvolvimento de produtos ganhou mais segurança, assertividade no projeto e fabricação do produto e acelerou o lançamento de itens da unidade de cutelaria.

Utensílios apresentados na forma de protótipos (na foto no alto) agora fabricados na foto acima

Utensílios apresentados na forma de protótipos (na foto no alto) agora fabricados (na foto acima)

Facilidade de uso

A equipe de desenvolvimento de produtos da Tramontina considera a simplicidade de se trabalhar com a impressão em 3D um importante fator que modificou positivamente sua rotina de trabalho. “A impressora 3D interpreta facilmente a ideia inicial e isso facilita nosso trabalho na hora de apresentar a peça para aprovação final. Além disso, a pintura de algumas peças geradas na impressora 3D é um recurso muito utilizado para protótipos visuais, utilizados como modelo para a capa de embalagem do produto, por exemplo”, dizem os engenheiros.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar