Stratasys cria novos materiais e amplia opções de impressão 3D

Postado em: 05 / 10 / 2015

Peças e produtos produzidos com diferentes materiais desenvolvidos pela Stratasys

Peças e produtos produzidos com diferentes materiais e tecnologias de impressão 3D criados pela Stratasys

Maria Edicy Moreira

Já está provado que a impressão 3D e a manufatura rápida chegaram para ficar e revolucionar os meios de prototipagem e produção nas mais diversas áreas como avaliação de modelos conceituais na área de design, manufatura rápida nas indústrias aeroespacial, automobilística e de equipamentos industriais e também nos segmentos de arquitetura, saúde, odontologia, moda e uma infinidade de outras aplicações.

Os grandes avanços da tecnologia se deve à evolução dos equipamentos e, principalmente dos materiais usados para gerar modelos em 3D, pois são eles que determinam a textura, as cores, a resistência mecânica, térmica, química etc. do protótipo ou produto final e a aplicabilidade das soluções de impressão 3D e manufatura rápida. A Stratasys já percebeu a importância desse item para o avanço dos novos meios de prototipagem e produção e, por isso, se tornou uma das empresas que mais investe no desenvolvimento de novos materiais.

Peças produzidas com materiais de alta resistência concebidos pela Stratasys para FDM

Peças produzidas com materiais de alta resistência concebidos pela Stratasys para a tecnologia  FDM

Aliás, a evolução dos materiais talvez seja o caminho mais curto para se fazer a para impressão 3D e a manufatura rápida avançarem mais rapidamente, pois nem sempre é preciso desenvolver uma nova máquina para se utilizar um novo material. É claro que os fabricantes do setor estão sempre investindo em novas máquinas, mas a multiplicação de novos materiais parece ser mais veloz e nesse quesito a Stratasys se destaca com centenas de materiais e constantes os esforços para divulga-los, inclusive no Brasil.

No dia 23 de setembro de 2015, a empresa reuniu no “Seminário Aplicações e Materiais Avançados”, realizado em parceria com sua revenda, SKA, em São Paulo, seus maiores especialistas em materiais e impressoras 3D para mostrar aos brasileiros as potencialidades e tendências de seu portfólio de materiais para impressão 3D e manufatura rápida.

Conheça todas as impressoras Stratasys classificadas por aplicações

Conheça as diversas impressoras Stratasys classificadas pelos tipos de aplicações a que se destinam

Participaram do evento Bret Bjerken, gerente do grupo de negócios globais na área de materiais da Stratasys; Uri Masch, gerente de aplicações da Stratasys para a tecnologia PolyJet; Yoran Levanon, gerente de negócios da Stratasys no Brasil; Anderson Soares, gerente de pós-venda na área de materiais da Stratasys e Wilson do Amaral Neto, engenheiro de aplicações da SKA.

Focando nas duas tecnologias desenvolvidas pela Stratasys (FDM-Fused Deposition Modeling e PolyJet) os palestrantes apresentaram as últimas novidades e tendências em equipamentos para impressão em 3D e manufatura rápida e os respectivos materiais  desenvolvidos para atender desde a produção de protótipos para avaliação do design de um produto até materiais avançados voltados às indústrias aeroespacial, automobilística e de equipamentos industriais, e também às áreas de arquitetura, saúde, odontologia etc. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ainda os processos de remoção de suportes e de acabamento dos protótipos, peças ou produtos finais.

Materiais desenvolvidos pela Stratasys permitem construir modelos com extremo realismo

Materiais desenvolvidos pela Stratasys permitem construir modelos com diferentes cores e texturas

Conheça a Tecnologia FDM da Stratasys

No segmento da tecnologia FDM foram apresentadas no Seminário as últimas novidades e tendências em materiais avançados como ABSplus, Nylon 12, PPSF, Ultem 9085 e 1010, entre outros usados nas impressoras 3D e equipamentos de manufatura rápida das linhas Mojo, uPrint, Dimension e Forthus para gerar protótipos conceituais e produtos ou peças de uso final com alto desempenho.

A tecnologia FDM utiliza diferentes tipos de termoplásticos que permitem criar peças com propriedades químicas, prontas para os mais intensos testes como exposição ao calor, a produtos químicos, ambientes úmidos ou secos e estresse mecânico, podendo ser usadas desde um avião até o chão de fábrica.

Além disso, os materiais FDM oferecem propriedades como dissipação eletrostática, translucidez, biocompatibilidade e resistência à inflamabilidade. O uso de suportes solúveis torna possível usar os termoplásticos FDM para produzir geometrias complexas e cavidades que seriam difíceis de construir pelos métodos de manufatura tradicionais.

Como funciona

As impressoras 3D baseadas na tecnologia FDM produzem as peças camada por camada, de baixo para cima, ao aquecer e extrudar um filamento termoplástico. O processo é simples:

  1. Pré-processamento: O software de preparação de montagem divide e posiciona um arquivo de CAD 3D e calcula um caminho para a extrusão do termoplástico e qualquer material de suporte necessário.
  2. Produção: A impressora 3D aquece o termoplástico em um estado semilíquido e o deposita na forma de gotículas ultrafinas ao longo do caminho de extrusão. Em locais em que há necessidade de suporte ou buffering, a impressora 3D deposita um material removível que atua como andaime.
  3. Pós-processamento: O usuário quebra o material de suporte para separá-lo da peça ou então o dissolve em detergente e água, deixando a peça pronta para usar.

 

Conheça os termoplásticos para FDM

Duas tampas de combustível com arruelas incorporadasABSplus
Plástico padrão opaco em 9 cores
Um protótipo de lanterna traseira impresso em 3D possui lentes vermelhas, transparentes e âmbar.ABSi
Plástico padrão translúcido em 3 cores
Uma pá de ventilador curva impressa em 3D com partes metálicas incorporadas.ABS-M30
Plástico padrão opaco em 6 cores
Dispositivo médico impresso em 3D com alça antideslizanteABS-M30i
Plástico de engenharia biocompatível esterilizável

Um acessório de montagem impresso em 3D hospeda componentes eletrônicos.ABS-ESD7
Plástico padrão dissipador de estática

Espelho automotivo em ASAASA
Plástico padrão durável resistente a UV

Protótipo robusto de alça de pá impresso em nylon em 3DFDM Nylon 12
Plástico resistente para aplicações avançadas
Chave branca plana com entalhes impressa em 3D em policarbonatoPC
Plástico de engenharia forte em branco
Cabo de serra impresso em 3D na cor preta com alça larga e furos para parafusos.PC-ABS
Plástico de engenharia de alto impacto em preto
Molde impresso em 3D com garrafa de água moldadaPC-ISO
Plástico de engenharia mais forte, biocompatível e esterilizável

Protótipo de filtro impresso em 3D com aparência igual a um filtro usado em oficinas.PPSF/PPSU
Plástico de alto desempenho esterilizável e forte

Saída de ar de avião impressa em 3D em termoplástico ULTEM 9085.ULTEM 9085
Plástico de alto desempenho classificado pela FST
Peça de manifold em ULTEM 1010ULTEM 1010
O material FDM mais forte e resistente ao calor

Para saber mais acesse: http://www.stratasys.com/br/materiais/fdm#sthash.2QNAlPK2.dpuf

 

Conheça a tecnologia PolyJet da Stratasys

As impressoras 3D PolyJet oferecem uma grande variedade de materiais digitais permitindo combinar duas ou três resinas básicas para criar quase 1.000 materiais compostos com propriedades específicas, obtendo uma ampla gama de matizes, transparências, valores de Shore A e outras propriedades que tornam os protótipos mais criativos e com excepcional realismo de produto final.

Ao combinar digitalmente os materiais por meio da impressão 3D multimaterial da impressora Connex, os projetistas podem criar modelos realísticos que replicam as propriedades físicas de cada peça individual de um produto. Os materiais podem ser modificados durante várias rodadas de teste permitindo a otimização da ergonomia do produto antes do envio para a linha de produção.

Os materiais especiais para aplicações médicas e odontológicas oferecem o mesmo nível elevado de detalhes e precisão, além de propriedades especializadas como biocompatibilidade.

Como funciona   

A impressão 3D PolyJet é semelhante à impressão a jato de tinta, mas em vez de jatear gotas de tinta sobre o papel, as impressoras 3D PolyJet jateiam camadas de um fotopolímero líquido curável sobre uma bandeja de montagem.

O processo é simples:

  1. Pré-processamento: O software de preparação para montagem calcula automaticamente o posicionamento dos fotopolímeros e do material de suporte a partir de um arquivo de CAD 3D.
  2. Produção: A impressora 3D jateia e cura instantaneamente por UV pequenas gotículas do fotopolímero líquido. As camadas finas se acumulam na bandeja de montagem criando um modelo ou peça 3D. Quando partes suspensas ou formas complexas exigirem suporte, a impressora 3D jateia um material de suporte removível tipo gel.
  3. Remoção do suporte: O usuário remove facilmente os materiais de suporte com a mão ou com água. Os modelos e peças estarão prontos para manusear e usar fora da impressora 3D, sem necessidade de cura posterior.

Para saber mais acesse: http://www.stratasys.com/br/impressoras-3d/technologies/polyjet-technology#sthash.5lU7SYB9.dpuf

Conheça os materiais digitais PolyJet

Materiais digitais Polyjet.Digital Materials
Centenas de materiais compostos criados em tempo real

Material Digital ABS.Material Digital ABS
Simula plásticos de alta resistência mecânica e a temperaturas

Material de alta temperatura PolyJet.Alta temperatura 
Combina a funcionalidade térmica com a estabilidade dimensional
Material transparente PolyJet.Transparente
Imprime em 3D modelos e protótipos transparentes e coloridos
Material rígido opaco PolyJet.Rígido opaco
Impressão 3D em cores vívidas
Mão coloca uma tampa de lente impressa em 3D com o material Endur em uma câmeraPolipropilieno simulado
Imprime em 3D com suavidade peças de encaixe e dobradiças funcionais resistentes
Material tipo borracha PolyJet.Tipo borracha
Imprime em 3D materiais flexíveis com centenas de cores e propriedades
Material biocompatível PolyJet.Biocompatível
Imprime em 3D para aplicações médicas e odontológicas
Impressão dentária e protetor bucalMaterial odontológico
Imprima em 3D para aplicações odontológicas e ortodônticas

Para saber mais acesse: http://www.stratasys.com/br/materiais/polyjet#sthash.yvaguKRh.dpuf

Setores que usam a impressão 3D

aerospace industryAeroespacial
Modelos em túnel de vento a peças para final
architecture industryArquitetura
Modelos belos e duráveis
automotive industryIndústria automotiva
Peças robustas de prototipagem
defense industryDefesa
Ferramentaria personalizada rápida, produção de peças de baixo volume
dental industryOdontologia digital
Odontologia digital auxilia na restauração dental
education industryEducação
Aprendizado prático, ferramentas de pesquisa personalizadas
medical industryMedicina
Guias cirúrgicas, protótipos, dispositivos personalizados

Para saber mais acesse: http://www.stratasys.com/br/ind%C3%BAstrias#sthash.aXExtIFJ.dpuf 

Aplicações da impressão 3D

Estude as aplicações abaixo e transforme suas ideias avançadas em realidade. 

Furadeira impressa em 3D com materiais diferentesModelagem conceitual
Comunique ideias; dê asas à inspiração
Um homem puxa uma bandeja grande com peças idênticas de uma 900mc.Peças de uso final
Adote a manufatura rápida
Painel imitando madeira na ObjetAcabamento
Cole, faça vedação e embeleze peças impressas em 3D

Para saber mais acesse: http://www.stratasys.com/br/aplica%C3%A7%C3%B5es#sthash.9RUpjMRu.dpuf

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar