Laboratório Poli-USP/Scania vai pesquisar motores de caminhões

Postado em: 19 / 04 / 2015

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A Scania e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inauguram no dia 10 de abril de 2015, o primeiro laboratório de pesquisa da indústria sobre caminhões no Parque Tecnológico de Sorocaba, interior de São Paulo. O projeto é fruto de um convênio de cooperação tecnológica assinado entre a montadora sueca e a Poli-USP em 2013, realizado por meio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia.

“Para uma empresa pioneira em inovação e tecnologia como a Scania, incentivos a parcerias com instituições de ensino são parte do negócio e da garantia de excelência nas soluções que levamos aos nossos clientes”, disse Per Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America. Ao todo foram investidos R$ 6 milhões no projeto que prevê a construção do laboratório para estudar o comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel. “Essa investigação poderá contribuir para melhorar o desempenho dos motores e o consumo e, principalmente, a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera”, explica Svedlund.

Segundo ele, o conhecimento gerado a partir dessa pesquisa também será aplicado no desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. Futuramente a ferramenta poderá ser utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na montadora sueca.

Inovação

O laboratório da Poli-USP/Scania conta com equipamentos criados exclusivamente para o projeto. “Vamos abrigar, por exemplo, uma máquina de ensaio de fluxo de ar nos cabeçotes (parte superior do motor) que precisou ser desenvolvida e montada na universidade, além de alguns sensores, que não existiam no mercado com a especificidade que o projeto exige”, explica o prof. Dr. Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, responsável pela coordenação da iniciativa.

“Essa tecnologia é completamente nova. Criada pelo grupo de especialistas reunidos para esse projeto, ela traz uma série de inovações, como a medição de deslocamentos a laser e a compactação de sensores, além de ser mais eficiente e de baixo custo.”

Além da capacidade para realizar processamento de simulações virtuais do fluxo de ar nos cabeçotes, o espaço abrigará equipamentos de escaneamento a laser, máquinas operatrizes para a fabricação de peças específicas, entre outros itens necessários para os estudos. Com apoio dessa estrutura, os pesquisadores poderão fazer ensaios, validar modelos matemáticos e simulações virtuais, fabricar e testar protótipos tridimensionais.

Mestrado profissional

Por meio do projeto, 12 engenheiros da Scania ingressaram no Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, ministrado pela Poli-USP. “O modelo de pesquisa dessa parceria é único entre os projetos em desenvolvimento na universidade”, ressalta Massarani. “A Scania trouxe o problema e nós desenvolvemos um grupo de mestrado para buscar soluções. Estamos aprendendo muito e temos como transferir esse conhecimento para a empresa, já que engenheiros da montadora estão envolvidos desde o início do mestrado.”

Svedlund observa que acordos de cooperação entre universidades e empresas são importantes, pois incentivam o aprimoramento dos engenheiros, geram conhecimento científico e promovem descobertas que podem trazer impactos positivos para o meio ambiente.

O engenheiro de produto e desenvolvimento de motores da Scania, Marcel Silva, faz parte da primeira turma do mestrado. Há um ano e meio estudando os fenômenos do fluxo de ar no cabeçote do motor, Marcel valoriza a troca de informações e métodos entre o mundo acadêmico e a iniciativa privada: “Está sendo muito importante trazer um pouco do ambiente acadêmico para a empresa. Percebemos uma distância entre esses dois mundos. Ter contato com teorias e o conhecimento dos professores durante o mestrado ajuda muito a caminhar para encontrar soluções para os problemas propostos”.

O laboratório da Poli-USP/Scania é o primeiro construído na área externa do Parque Tecnológico de Sorocaba, atendendo aos requisitos de amplo espaço para a fabricação de equipamentos e realização de ensaios.

Sobre o Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP

O Centro tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro e aumentar sua participação no contexto global. O grupo trabalha pela capacitação de estudantes, professores e engenheiros de empresas do setor automotivo, além da aplicação e do desenvolvimento de novas tecnologias e processos na área da engenharia da mobilidade.

É a única instituição da América do Sul que oferece o ciclo completo de ensino superior com ênfase em engenharia automotiva, incluindo graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também é um fórum neutro para o debate de questões do setor automotivo no Brasil e no mundo.

Para saber mais acesse:

http://www.automotiva-poliusp.org.br

http://www.scania.com.br/

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