Projetos de produtos que se movem feitos no Adams

Postado em: 21 / 05 / 2013

O Adams é um software de dinâmica de múlticorpos usado para estudar a dinâmica das partes móveis

Leslie Bodnar

Se você é engenheiro, provavelmente já ficou se perguntando sobre novas maneiras de melhorar o desenvolvimento do seu produto. Certamente prever o desempenho do produto desde o início do processo de desenvolvimento e atingir as especificações do projeto de forma precisa são importantes para você. Talvez algumas preocupações sejam encontrar o software de engenharia ideal, e isso pode ser uma tarefa difícil em função da variedade de produto disponível no mercado.

Na indústria automotiva, os engenheiros sabem o valor do Adams. Eles o utilizam para simular aspectos de desenvolvimento de veículo, incluindo dinâmica veicular, ride & handing, segurança e durabilidade associados à concepção e teste de veículos terrestres. Eles sabem que o Adams funciona, e continuamente produz resultados que otimizam o design de novos produtos.

Ajudando mais engenheiros

Adams/Machinery 2013 ganhou um novo módulo que facilita a simulação de vários tipos de  rolamentos

Enquanto engenheiros automotivos veem as melhorias de performance com o nosso novo release do Adams 2013 (por exemplo: a nova abordagem “Adaptive interpolation” aumentou a velocidade de simulação em 4 vezes para o teste de Rough Road ride, e em 10 vezes para o teste de Straight Flat Road ride, engenheiros fora da indústria automotiva recebem novas soluções customizadas que proporcionam uma economia dramática de tempo na modelagem de sistemas de máquinas.

Como o Adams pode ajudar?

Assim como Evan Yares, escritor do Design World coloca em um artigo recente, “as ferramentas de cinemática incluídas em muitos sistemas CAD são boas na modelagem de sistemas mecânicos com conexões sem atrito e comportamento idealizado. Elas funcionam bem quando todo o movimento de um modelo é prescrito, mas isso não é como as máquinas do mundo real funcionam. Mais frequentemente, você encontra sistemas movidos por forças ou momentos torsores, com atrito nas conexões e corpos flexíveis. Para modelar esses tipos de sistemas, é preciso ir além da cinemática, é preciso ir à dinâmica de multicorpos”.

Softwares de dinâmica de múlticorpos, como o Adams, são usados para estudar a dinâmica das partes móveis, e para determinar como as forças estão distribuídas em sistemas mecânicos. O Adams pode executar análises dinâmicas não lineares em uma fração do tempo que seria necessário por um software FEA. As forças calculadas pela dinâmica de multicorpos podem ser usadas como dados de entrada ao executar análise FEA em componentes críticos do sistema.

Enquanto os softwares de dinâmica de multicorpos têm estado disponíveis, principalmente, por muitos anos, têm sido mais utilizados pelos analistas do que engenheiros de projeto. A complexidade da criação de modelos dinâmicos para muitos componentes mecânicos padrões o desequilibrou para aplicações críticas de alto valor.

 

Fácil para projetistas

“A MSC lançou um novo membro da família Adams, o Adams/Machinery, que pode ser usado pelos engenheiros de projeto para fazer análises práticas de dinâmica de multicorpos, no início do ciclo de desenvolvimento do produto”, disse Yares. O Adams/Machinery é um conjunto de módulos de produtividade agrupados em um produto. O software roda em ambiente padrão do Adams/Studio (Adams/View, Adams/Solver, e Adams/Postprocessor) e pode importar geometria da maioria dos principais sistemas de CAD, ou construir um modelo do sistema mecânico a partir do zero.

Na nova versão do Adams 2013, a solução Adams/Machinery adiciona um novo módulo de simulação de rolamentos aos módulos introduzidos na versão 2012 (engrenagens, correias e correntes). O novo módulo Bearing Adams/Machinery permite ao usuário selecionar a partir de uma biblioteca de mais de 24.000 rolamentos padronizados abrangendo uma variedade de 14 tipos de rolamentos. A biblioteca fornece valores geométricos característicos de rolamento das 8 principais fabricantes. A técnica inovadora de modelagem empregada possibilita previsão de vida útil baseada em padrões da indústria amplamente aceitas.

Economia real de tempo

A tabela abaixo mostra quanto tempo pode ser economizado utilizando módulos de maquinaria customizados no Adams, ao invés de criar componentes utilizando a abordagem tradicional:

 

Método Tradicional

Usando Adams/

Machinery

Tempo Economizado

Criação do modelo básico(quadro e eixos)

0.25 dia

0.25 dia

0

Construindo a caixa de velocidades

1.0     Dia

(necessita geometria externa e opções de métodos para limites de modelamento)

0.25 dia

(geometria externa desnecessária; mais opções de métodos de modelamento)

0.75 dias

Construindo o sistema de correias

5.0 dias

1.0 dia

4 dias

Construindo o sistema de correntes

5.0 dias

1.0 dia

4 dias

Pós-processamento(definindo saída desejada)

0.5 dia

0 dia

0.5 dia

Total de tempo

11.75 dias

2.5 dias

9.25 dias

Curva de aprendizado menor

O Adams/Machinery torna a simulação de alto nível prática e acessível aos projetistas de máquinas. Eles podem utilizar os vários módulos de produtividade de modelagem para criar elementos de máquinas comuns com mais eficiência, ao encontrar uma curva de aprendizado menor.

Para saber mais cesse: www.mscsoftware.com ou mande um email para: marketing.mscbrasil@mscsoftware.com ou ligue para: 11 3146 0277

Leslie Bodnar, MSC Software

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar