2020 terá 50 bi de dispositivos conectados e 5 mi de aplicativos

Postado em: 12 / 10 / 2016

A Integral PLM Experts tem especialistas em Internet das Coisas, PLM  entre outras especialidades

A Integral PLM Experts tem especialistas em Internet das Coisas, PLM entre outras especialidades

Maria Edicy Moreira

A empresa espanhola Integral PLM Experts, uma das maiores revendas da PTC na Europa, chegou ao Brasil em outubro de 2013, por meio da compra da revenda PTC espanhola SCA, que já que já tinha escritórios no Brasil (Porto Alegre, Curitiba e Joinville) e em Portugal, a qual reforçou a expertise da empresa em áreas como CAD/CAE/CAM e PLM; soluções para design e gestão do ciclo de vida do produto, além de plataformas ligadas a gestão de serviços e aplicativos.

Recentemente a Integral PLM reforçou ainda mais sua presença no Brasil por meio de uma parceria com a Proconsulting Consultoria e Sistemas, revenda da PTC criada em 2002, na capital paulista, por ex-funcionários da desenvolvedora de softwares.

A nova parceria tem como objetivo ampliar sua presença em outras regiões do Brasil e a oferta de soluções nas áreas de manufatura, especialmente aquelas voltadas ao ambiente de IoT – Internet das Coisas e Indústria 4.0, além de aplicações de CAD e PLM como PTC Creo e PTC Windchill, que são os carros-chefes da PTC.

Veja acima as principais features do PTC Creo e como o software apoia na criação de produtos

Diante desse novo cenário desenhado no Brasil pela Integral PLM Experts, o diretor técnico da companhia em Barcelona, Antonio Torrecillas, mais conhecido como Toni, que esteve no Brasil recentemente falou ao CADxpert sobre as estratégias da empresa para o país. Ele disse também que sua empresa não teme a crise pela qual passa o mercado brasileiro porque já aprendeu a conviver com as crises que afetaram diversos países da Europa e aprendeu a apoiar as indústrias em épocas difíceis para que elas possam voltar a ser competitivas.

Por isso, a Integral já investiu no Brasil, de 2013 a 2016, 1.9 milhão de euros e até 2020 planeja investir mais 1.2 milhão. Torrecillas falou também das soluções em softwares e serviços que a Integral traz ao Brasil para ajudar as indústrias a superar a crise, e dos cuidados que elas devem tomar na hora de adquirir software e equipamentos para alcançar o status de indústria 4.0 e também sobre os erros mais comuns cometidos pelas indústrias durante esse processo.

O executivo analisou o atual status da indústria 4.0 e fez previsões sobre os impactos que seus conceitos e novas tecnologias terão sobre o segmento de manufatura no Brasil e no mundo. Em sua opinião a indústria 4.0 começa a se tornar realidade já que muitas indústrias já usam uma ou outra das nove tecnologias que compõem o novo conceito de manufatura. Porém, a completa migração para essa nova era da indústria vai demorar um pouco. Ele observa que a IoT (Internet das Coisas), por exemplo, que tem a capacidade de integrar todos os equipamentos industriais, será uma realidade nos próximos 10 anos.

PTC Creo traz soluções para criação de produtos em diversos segmentos da indústria como o de motos

PTC Creo traz soluções para criação de produtos em diversos segmentos da indústria como o de motos

Veja a seguir a íntegra da entrevista:

CADxpert – Mesmo com a atual crise ainda vale a pena investir no Brasil?

Toni Torrecillas – Cada crise tem um perfil e cenários diferentes em cada país. A crise europeia durou cinco anos em alguns países e sete em outros. Nesse período, a Integral PLM aprendeu a apoiar as empresas em épocas difíceis, então, estamos capacitados para apoiar o mercado, que entende que terá que transformar suas industrias para que elas possam superar esse período, com base na cultura interna e nos cenários econômico e político competitivos.

CADxpert – Quais são os planos de investimento para o Brasil, atuais e nos próximos anos?

Toni Torrecillas – De 2013 a 2016 investimos 1.9 milhão de euros e até 2020 a Integral deverá desembolsar mais de 1.2 milhão de euros com aquisições e/ou parcerias.

 

CADxpert – Quais são as estratégias da companhia para o Brasil no curto e médio prazos?

Toni Torrecillas – Estratégia como empresa: Por meio da parceria com a Proconsulting, a Integral pretende aumentar sua presença geográfica no país e oferecer soluções estratégicas para a área de manufatura, especialmente aquelas voltadas para o ambiente de IoT e Indústria 4.0, além de aplicações de CAD e PLM, como PTC Creo e PTC Windchill, que são carros-chefes da PTC.

Estratégia para a indústria: A Integral PLM Experts Latin America, nome da nova empresa, tem o objetivo de atender às demandas por soluções de TI necessárias para a adoção da Indústria 4.0, estratégia que coloca a IoT no ambiente produtivo no qual equipamentos e máquinas se conectam para reduzir custos, economizar energia e  diminuir desperdícios, por exemplo; além de treinar profissionais para atuar nesse novo cenário, cujo resultado é a otimização de cadeias de valor, tornando as empresas muito mais ágeis, assertivas e competitivas. A Integral PLM entende que a adoção do modelo de negócios da Indústria 4.0 pode melhorar sensivelmente os índices de competitividade global do Brasil, determinantes para seu desenvolvimento.

Resultados da empresa: O faturamento em 2015 foi de 9 milhões de euros e em 2016 é estimada é que cheguemos a 11 milhões de euros com um planejamento de chegar em 20 milhões até 2020. A Integral PLM América Latina devera de apoiar em 20% esse objetivo corporativo.

Torrecillas: O desafio é ter um ?? que atenda às necessidades da empresa

Torrecillas: O desafio é ter um roteiro que atenda à empresa

CADxpert – Quais são os maiores desafios e quais cuidados as indústrias devem tomar para que o retorno de seus investimentos na aquisição de software e equipamentos venha rapidamente e da melhor maneira possível?

Toni Torrecillas – Hoje em dia as aplicações de software são muito abrangentes. O principal desafio para uma empresa que planeja investir em nova tecnologia é ter um roteiro que atenda às suas necessidades no curto, médio e longo prazos.  É preciso pensar “global”, “pensar grande”, mas atuar de forma “local”, “segmentada”.

Esse check list deve estabelecer um planejamento de 3 a 5 anos, de acordo com as necessidades da empresa e ter como objetivo resolver seus desafios estratégicos e não simplesmente executar as “funcionalidades” do software. Em função dos conceitos de Lean Manufacturing ou Lean Engineering (processos enxutos) e ágeis metodologias, esse planejamento deve ser segmentado em pequenos projetos, com duração de 3 a 6 meses, até o “Go Live”, início da produção utilizando a nova tecnologia. Cada projeto deve estar ligado a uma métrica, para que a empresa possa validar se os objetivos foram atingidos.

CADxpert – Quais são os erros mais comuns cometidos pelas indústrias na hora de adquirir softwares ou equipamentos?

Toni Torrecillas – Um erro comum cometido pelas empresas é decidir por uma aplicação e só depois verificar como funciona e quais são seus reais benefícios. Obviamente antes da compra é preciso analisar os softwares padrão de mercado e verificar quão amigáveis são suas funcionalidades e como elas se encaixam nas necessidades da empresa.

A aquisição de um software não pode ser baseada apenas em suas funcionalidades e sim nos projetos que deverão ser gerenciados pelo aplicativo, que deve ser amigável e intuitivo e levando em consideração a interface do usuário e a adoção desse aplicativo pelo mercado, mas não é só isso que deve ser levado em consideração.

O ritmo frenético em que vivemos (clientes e fornecedores) não permite longos processos de seleção baseados em listas com centenas de requisitos, que trazem estresse e frustração ao cliente quando conclui que as soluções, que serviram de bases a tantos benchmarks, se comportam de forma similar.

Uma lista de requerimentos mínimos focados em processos que precisam ser gerenciados e que a empresa precisa resolver parecem ser uma ótima solução. Por outro lado, a implantação de uma solução em conformidade com as boas práticas do mercado acelera o lançamento de novos produtos. Neste sentido, o mais importante é a seleção de um parceiro (integrador), com reconhecida experiência em projetos similares ao que esta empresa está gerenciando.

O enfoque em processos e seleções por meio das melhores práticas exige a seleção de um bom parceiro que atuará como um sócio tecnológico pelos anos seguintes. Um bom filtro na seleção de um integrador é conhecer o que esse futuro parceiro poderá agregar ao negócio para aumentar o valor de mercado da empresa.

Integral PLM Experts atende a todas as áreas de tecnologia e serviços da indústria 4.0

Integral PLM Experts atende a todas as áreas de tecnologias e serviços da indústria 4.0

 

CADxpert –A IoT é uma realidade?

Toni Torrecillas – Uma das nove tecnologias da Indústria 4.0, de acordo com o Boston Consulting Group, é exatamente a IoT. A integração entre todos os equipamentos industriais será uma realidade nos próximos 10 anos e trará uma enorme vantagem competitiva. Conhecer o comportamento de um dispositivo da produção, por exemplo, uma máquina de engarrafamento a qualquer momento, para antecipar uma parada ou quebra por falta de alimentação de matéria prima, permitirá as empresas otimizarem seus processos produtivos e reduzir seus custos de produção. A IoT uma tendência irreversível para todas as empresas que querem competir num cenário global. Para os fabricantes de máquinas e equipamentos, a IoT permite passar de uma manutenção reativa a uma manutenção preventiva, antecipando avarias antes que elas impactem a produção de seus clientes.

 

CADxpert – Hoje, como o senhor vê a Indústria 4.0 no Brasil e no mundo?

Toni Torrecillas – A Indústria 4.0 é uma oportunidade que envolve grandes mudanças na forma como as indústrias vão se tornar competitivas no século XXI. Ela representa mudanças nos paradigmas de tecnologia para as indústrias de tal magnitude que aquelas que atuam no mercado global, que não adotarem essas práticas nos próximos anos, correm o   risco de não sobreviverem na próxima década. Por isso, as indústrias já não podem decidir se vão ou não implantar a Indústria 4.0, mas somente quando ou como vão fazê-lo. Hoje na velocidade com que as empresas adaptam seus processos produtivos e seu portfólio de produtos aos requerimentos da economia global, esses parâmetros são muitos importantes

em uma estratégia corporativa.

CADxpert – Daqui a 10 anos, como o senhor vê a indústria 4.0 Brasil e no mundo?

Toni Torrecillas – A velocidade das mudanças é vertiginosa. O crescimento da Indústria 4.0 é exponencial. Por exemplo, até 2020 são previstos 50 bilhões de dispositivos conectados e 5 milhões de aplicativos. Segundo o McKinsey Global Institute.

Conheça as diversas soluções corporativas ofertadas pela Integral PLM Experts

Conheça as diversas soluções corporativas ofertadas pela Integral PLM Experts

CADxpert – Quais serviços sua empresa presta às indústrias?

Toni Torrecillas – A Integral é uma empresa que tem como objetivo de prestar os melhores serviços a seus clientes. Nosso foco é agregar valor aos processos produtivos e ajudá-los a melhorar o desempenho de seu negócio. Cobrimos 360 graus de serviços que possam necessitar. Desde a análise consultiva para entender seus desafios tecnológicos, até suporte contínuo aos sistemas implantados.

Serviços que prestamos com foco no cliente:

•Metodologia para gestão da configuração de produtos

•Planos de treinamento adaptados para os profissionais e necessidades da empresa

•Plano de suporte a produtividade e adoção de soluções para os usuários baseado em métricas de produtividade

Portfólio holístico de produtos e serviços:

•Diagnóstico de sistemas

•Assessoria em infraestrutura e arquitetura de soluções tecnológicas

•Instalação, configuração e customização das soluções de nosso portfólio

•Treinamento nos sistemas implantados, tanto de usuário como administrador

•Suporte “Go Live” com especial foco na adoção de sistemas implantados

•Suporte e manutenção contínua nos sistemas implantados

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar