Estudates usam SolidWorks para projetar aviões e carros na UFSM

Postado em: 16 / 08 / 2012

 

Estudantes, ao lado do prof. Gilmar (à dir.), apresentam um dos aviões que competiram na Aerodesign

Maria Edicy Moreira

Promover o conhecimento sobre aeronáutica, desenvolver constantemente a habilidade de seus alunos na área de engenharia e manter vivo o interesse pelo conhecimento eram os principais desafios quando da criação da Equipe Carancho Aerodesign, da Universidade Federal de Santa Maria, em 2004.

O principal propósito da equipe era participar da Aerodesign, uma competição da SAE Brasil para a qual estudantes de engenharia de diversas universidades do Brasil e do exterior devem apresentar protótipos de VANT (Veículo Aéreo Não–Tripulado) com capacidade para transportar a maior carga possível em um circuito proposto pela competição.

 

Estudantes da equipe Carancho Aerodesign trabalhando na construção do avião de competição

Com edições anuais, a competição Aerodesign da SAE Brasil ocorre no DCTA, em São José dos Campos, SP. Lá, além de competir, os estudantes oriundos de várias regiões do Brasil e de outros países como Venezuela, México e Índia, podem trocar ideias e experiências e gerar conhecimento.

Em 2011, o professor Gilmar Fernando Vogel, do Colégio Técnico Industrial –CTISM, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, assumiu a coordenação da Equipe Carancho Aerodesign, e procurou Max 3D para que a revenda de softwares trouxesse aos estudantes evolvidos com a competição Aerodesign a possibilidade de trabalhar com sistemas CAD/CAE/CAM, alcançando, assim, um diferencial tecnológico em seus projetos.

Ainda em 2011, a Max 3D implementou e capacitou professores no uso do CAD 3D, SolidWorks; do CAE SolidWorks Simulation (para simulação de movimentos), e do CAE SolidWorks Flow Simulation (para simulação da dinâmica defluidos). Também realizou o mesmo trabalho na área de manufatura implementando o software CAM, Esprit.

 

Segundo avião da equipe Carancho do CTISM, concebido para participar da competição SAE Aerodesign

Eficiência energética

 

Estudantes comemoram vitória com troféu que receberam na Maratona de Eficiência Energética em 2012

As tecnologias CAD/CAE/CAM chegaram para ajudar também aos estudantes da Equipe ecoCTISM, que disputa a Maratona Universitária de Eficiência Energética, quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. Apesar de não ser o coordenador da Equipe ecoCTISM, o professor Gilmar Fernando Vogel, orienta os estudantes no uso dos softwares de CAD/CAE/CAM para projetar seus carros para a Maratona de Eficiência, competição que tem como objetivo reunir protótipos automotores capazes de percorrer a maior distância possível com um único litro de combustível.

A Equipe ecoCTISM, formada por estudantes do curso Tecnologia em Fabricação Mecânica, acaba de se sagrar campeã na categoria Gasolina, da 9ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada no kartódromo Raceland, em Curitiba/PR, entre os dias 24 e 27 de julho de 2012. A equipe ecoCTISM, classificada em 1º lugar, alcançou 277km/l, contra 267km/l alcançados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, segundo colocado.

Também, em 2011, na 8ª edição Maratona, a Equipe ecoCTISM ficou bem colocada nas duas categorias em que competiu: etanol e gasolina. Foram 22 instituições de ensino e mais de 50 veículos. Na categoria Etanol, o Eco CTISM 03 obteve o 3º lugar geral, perfazendo 89,591 km/l. Na categoria Gasolina, o Eco CTISM 02 ficou em 4º lugar geral da competição, atingindo a marca de 210,993 km/l.

 

Equipe Discovery, da ecoCTISM, mostra seus dois carros que competiram na Maratona de 2012

Benefícios

Além de contribuir para os ótimos resultados e colocações obtidas nas competições em que os estudantes do CTISM tomaram parte como SAE Aerodesign e Maratona de Eficiência Energética, o professor Gilmar Fernando Vogel diz que outro grande benefício trazido pelos softwares  CAD/CAE/CAM, fornecidos pela Max 3D, é a capacitação dos alunos no uso dessas ferramentas.

Tanto os alunos dos cursos técnicos quanto dos cursos de tecnologia (superiores) saem muito bem qualificados no uso dos softwares com os quais trabalham, prontos para atuar no mercado de trabalho, desenvolvendo tarefas nas áreas de projeto, simulação e manufatura. “O investimento nas tecnologias CAD/CAE/CAM e a capacitação dos estudantes no uso dos softwares trouxe credibilidade ao CTISM junto às empresas que absorvem os egressos da nossa escola: técnicos ou tecnólogos”, afirma Vogel.

Segundo ele, a parceria do CTISM com a Max 3D foi fundamental para a construção dessa imagem perante as empresas. “Temos na Max 3D uma boa parceira, pois eles nos dão total apoio em nossos projetos e o suporte técnico sempre atende prontamente às nossas necessidades.”

  http://www.ctism.ufsm.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar