Aplicativos Dassault alavancam impressão 3D na Airbus

Postado em: 21 / 07 / 2016

Airbus21

Maria Edicy Moreira

A Airbus está expandindo o uso de aplicativos da plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, voltados ao design colaborativo, simulação em modelos digitais e controle de processo produtivos, para atender às suas necessidades no segmento de manufatura aditiva (uma vertente da impressão 3D usada na fabricação de moldes, peças e componentes finais). Os softwares irão atender ao projeto industrial experimental da Airbus, “Co-Design to Target”, que envolve a fabricação de ferramentas, protótipos e peças para voos-testes e para a produção de aeronaves comerciais por meio da manufatura aditiva.

Os softwares da Dassault Systèmes trazem ao segmento de manufatura aditiva da Airbus a possibilidade de otimizar ainda mais seus projetos conceituais por meio da validação virtual de cada fase dos processos desenvolvimento podendo explorar mais opções de design e manufatura para atender aos requisitos de engenharia e fabricação por manufatura aditiva de peças e ferramentas.

A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é uma alternativa aos processos de produção tradicionais como fresagem, fusão, fundição e forjamento de precisão. Já adotada pela indústria aeroespacial para visualizar o design conceitual e gerar protótipos rápidos, a manufatura aditiva está se expandindo gradualmente para produção em larga escala de peças finais.

Depositando camadas sobre camadas até obter um modelo físico sólido, a manufatura aditiva tem várias vantagens em relação aos processos tradicionais de manufatura como a possibilidade de reproduzir formas muito complexas com paredes mais finas reduzindo o consumo de materiais e, consequentemente, os custos do produto final. “Hoje a manufatura aditiva está sendo testada apenas na produção de peças de aeronaves de pequeno porte, mas no futuro a sua utilização poderá ser generalizada na indústria aeroespacial e em vários outros segmentos da indústria mecânica”, preveem os especialistas.

Cabine conceitual construida pela Airbus com auxílio de novas tecnologias como impressão 3D e outras

A experiência industrial “Co-Design to Target” da Airbus chega para alavancar as aplicações de manufatura aditiva oferecendo alta flexibilidade no design, testes de peças e controle de processos produtivos. Além disso, ajuda a reduzir desperdícios e custos durante os processos de desenvolvimento e fabricação de peças e componentes complexos de aeronaves.

“Diversos projetos da Airbus estão sendo acelerados graças ao uso da manufatura aditiva para produzir tanto protótipos quanto componentes de aeronaves e ferramentas possibilitando a entrega de peças mais leves, reduzindo o consumo de materiais e, consequentemente, os cursos do produto final sem prejuízo para os padrões tecnológicos de desempenho e segurança”, diz Robert Nardini, vice-presidente sênior de engenharia de estrutura de aeronaves da Airbus.

Cabine conceitual  inova em tecnologias de projeto e fabricação e em novos materiais

Cabine conceitual inova em tecnologias de projeto e fabricação e em novos materiais

Segundo Nardini, há tempos a Airbus utiliza os softwares de simulação da Dassault Systèmes para acelerar a análise estrutural e o teste virtual das aeronaves e, agora passa a contar com os aplicativos de design colaborativo, simulação e controle de produção para aperfeiçoar ainda mais o design de peças e componentes aumentando seus níveis de resistência e segurança de acordo com as demandas da aviação.

“A manufatura aditiva cria novas oportunidades em diferentes áreas como a fabricação remota para suporte e manutenção de aeronaves, prototipagem rápida para obter novos conceitos e experiências e, talvez ainda mais importante, o desenvolvimento de aeronaves com formas complexas que até então eram impossíveis de fabricar”, afirma Dominique Florack, vice-presidente executivo sênior de pesquisa & desenvolvimento da Dassault Systèmes.

Com essa abordagem, a Airbus poderá utilizar a nova geração do assistente de design automatizado de peças da Dassault Systèmes, sendo elas impressas em 3D ou não, acelerando assim uma nova onda de transformação na indústria aeroespacial. “Com a plataforma 3DEXPERIENCE entregamos uma solução completa que inclui todos os softwares para diferentes aplicações de engenharia utilizando a manufatura aditiva de peças, incluindo ciência de materiais, especificação funcional, design generativo, otimização da impressão 3D e da produção”, afirma Florack.

www.3ds.com

www.airbus.com

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar