Dassault lança SolidWorks 2016 e promete duplicar mercado

Postado em: 24 / 11 / 2015

SolidWorks 2016 chega ao mercado com mais de 600 melhorias e novas features

SolidWorks 2016 chega ao mercado com mais de 600 melhorias e novas features

Maria Edicy Moreira

Apesar da crise econômica que a cada dia afeta mais o Brasil, a Dassault Systèmes anunciou diversas ações e mudanças em sua subsidiária América Latina (que atua no Brasil nos países América do Sul como Argentina, Chile, Equador, Colômbia, entre outros) para duplicar o tamanho de seu mercado na região em 2016. Para viabilizar suas novas estratégias a companhia está expandindo seu escritório em São Paulo, que em breve terá um novo endereço e uma área três vezes maior que a atual, e investindo em outras frentes para impulsionar os negócios.

 A ampliação do mercado passa também pelo aumento da presença física da Dassault Systèmes nos países vizinhos como Chile, que acaba de ganhar um escritório em Santiago. Futuramente a companhia promete marcar território com novos escritórios e revendas em países como Colômbia, Equador, entre outros, e no Brasil conquistando novas regiões como Norte e Nordeste e fortalecendo sua presença nas regiões em que já atua como Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Mario Belesi: Vamos duplicar o mercado

Mario Belesi: Vamos duplicar nosso mercado na América Latina

Durante o lançamento do SolidWorks 2016, em São Paulo, Mário Belesi Junior, diretor de professional channel da Dassault Systèmes SolidWorks para a América Latina, anunciou iniciativas que estão em andamento para fortalecer a presença da marca e as vendas dos produtos SolidWorks na região. Além de contar com o apoio dos novos escritórios que começaram a ser abertos pela Dassault Systèmes, a DS SolidWorks está reforçando suas equipes técnica, de vendas e marketing com um rearranjo nos cargos de atuais funcionários e contratando novos profissionais.

Timoteo Müller, por exemplo, deixa o cargo de gerente técnico de território da DS SolidWorks para a América Latina para assumir a posição de gerente de desenvolvimento de canal na região. Eduardo Oliveira, gerente de recrutamento de canal, tem a missão de contratar novas revendas e distribuidores, principalmente na Colômbia, Equador, Chile e regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Para reforçar o time de vendas Esteban Alfaro assume como gerente de vendas de território e Fernando Sousa como gerente de vendas de multiprodutos como SolidWorks Simulation, SolidWorks Electrical (todos os outros produtos do portfólio SolidWorks, menos o CAD 3D). A área técnica ganha conta com Thiago Amorim, que chega como gerente técnico de território da DS SolidWorks para a América Latina, e Marcelo Hendler, que era gerente técnico da DS SolidWorks para o Brasil, e agora assume como gerente técnico para a América Latina.

Além de aumentar as vendas nas áreas em que atua, a DS SolidWorks conta com essas equipes reforçadas para abrir novas fronteiras de negócios. No Brasil, Mário Belesi disse que a meta para 2016 é dobrar a área de cobertura. Hoje o país conta com 25 revendas em 15 cidades, 6 mil clientes, 8 mil licenças vendidas e mais de 800 instituições de ensino que usam os produtos SolidWorks. “Temos uma estratégia clara de levar nossa cobertura a regiões nas quais não estamos presentes e reforçar nossa posição nas regiões em que já atuamos no Brasil e nos outros  países em que atuamos na América Latina ”, disse Mario Belesi.

O executivo disse também que em 2016 a Dassault Systèmes vai intensificar sua campanha antipirataria para todas as suas marcas de produtos com a contratação de novos escritórios de advocacia especializados no Brasil e país vizinhos. Segundo ele, em 2015 a Dassault Systèmes já conseguiu trazer 150 empresas que usam cópias piratas para legalidade.

ECOSSISTEMA COM SOLUÇÕES INTEGRADAS

SolidWorks Visualiza permite usar múltiplas câmeras e aplicar diferentes cores e texturas

SolidWorks Visualize permite usar múltiplas câmeras e aplicar diferentes cores e texturas no produto

Ao apresentar o SolidWorks 2016, Marcelo Hendler, gerente técnico da DS SolidWorks para a América Latina, disse que a mensagem principal do novo release é fazer os projetos dos clientes acontecerem, seja o projeto de um garoto de 10 anos que deseja reproduzir seus super-heróis, dos estudantes que desejam construir robôs ou de uma empresa que esteja trabalhando no desenvolvimento de produtos simples ou produtos com tecnologias avançadas.

Hendler fez questão de enfatizar que o portfólio SolidWorks 2016 não é apenas um produto, mas um ecossistema de soluções integradas  para gestão dados e análises de estrutura do produto e resistência às altas temperaturas, facilidades para levar as informações geradas na engenharia a outras áreas como manufatura, controle de qualidade e inspeção e também proporcionar experiências de colaboração entre os departamentos de engenharia, marketing e vendas e com os clientes. “Se eu tenho todas as informações no modelo 3D porque não compartilhar essas informações com outras pessoas para saber se meu projeto está de acordo”, disse Hendler.

A interface do SolidWorks 2016 também chega totalmente redesenhada. Hendler disse que a última grande mudança havia acontecido entre 2003 e 2004, agora a interface do SolidWorks 2016 foi recriada a partir do zero para aproveitar todas as ferramentas do Windows 10. Com a nova interface muito mais limpa e inteligente o tempo gasto com movimentações do cursor do mouse para acessar as informações do projeto, por exemplo, foi reduzindo em 80%.

O gerente técnico chamou a atenção para uma ferramenta nova que está fazendo sucesso entre os usuários, o controlador de posicionamento, que permite fazer animação de uma montagem como o braço de um robô de forma muito simples, com uma redução de tempo de 80% para fazer aquela atividade. Além disso, quando o projetista faz a animação já pensa em como aproveitar a animação para fazer simulação e depois análise estrutural do produto.

Esquema mostra equipamento industrial e o ventilador que irá dissipar o calor do motor

Esquema da WEB mostra drive para automação industrial e o ventilador que irá refrigerar o motor interno

Segundo Hendler, as novas soluções de visualização e simulação de projetos integradas ao SolidWorks CAD chegam para democratizar essas atividades. O SolidWorks Visualize (recente aquisição da Dassault Systèmes que se chamava Bunkspeed) permite que até os engenheiros, que são contidos em emoções, possam criar conteúdo emocional com tanto realismo que quase permite tocar o produto. Para ele isso é a democratização da visualização.

Com relação à simulação ele lembrou que há 7 ou 8 anos diziam que a simulação só poderia ser feita por um PhD e a DS SolidWorks provou que é possível um não-especialista em simulação desenvolver o produto no CAD e simultaneamente realizar simulações no Simulation de forma rápida e simples.

A unidade da WEG, fabricante de drives (sistemas de energia e eletrônicos como motores, inversores de frequência, inversores de CC/CA, nobreaks, CLPs, entre outros, para automação industrial), é um exemplo de como o uso integrado das ferramentas de design, animação e simulação disponíveis no portfólio SolidWorks pode contribuir para o aprimoramento dos produtos, a redução do consumo de matéria-prima e ainda aumentar a produtividade.

Simulação feita no SolidWorks pela Unidade de Drives da WEG ajuda a melhorar produtos

Simulação no SolidWorks ajuda a melhorar o drive para automação industrial da WEG e seu ventilador interno

Utilizando o SolidWorks Simulation integrado ao SolidWorks CAD 3D os engenheiros e projetistas da Unidade de Drives da WEG simulam, por exemplo, como a geometria das aletas de um ventilador vai influenciar na dissipação de calor de um motor. Eles pegam o modelo 3D gerado no CAD criam uma animação e depois simulam no SolidWorks Simulation como o produto irá se comportar em campo, verificando como a geometria e o posicionamento das aletas do ventilador irão contribuir com a qualidade do ventilador e a redução do consumo de matéria-prima.

A parte eletrônica dos drives da WEG é projetada no Altium (plataforma ECAD voltada a projetos de layout de placas de circuito impresso, FPGA e sistemas embarcados da Altium) que funciona de forma integrada com o CAD e o Simulation SolidWorks.

Sobre as novidades do SolidWorks 2016 (ainda não adotado pela Unidade de Drives da WEG que continua com versão 2015), André Vicente da Cunha, engenheiro de produto, vê com bons olhos a nova feature que permite copiar e colar múltiplos arquivos. Ele acredita que essa novidade vai trazer um ganho de produtividade importante ao desenvolvimento de produtos assim como nova interface que vai facilitar a localização e a visualização de componentes (quem em alguns produtos da Unidade de Drives podem chegar a centenas).

MANUFATURA SEM PAPEL

Veja no vídeo acima como funciona o MDB, que elimina o papel do chão de fábrica

O módulo MBD (Model Based Definition) solução que permite aos designers e engenheiros definirem, organizarem e publicarem o processo de fabricação diretamente no modelo 3D, eliminando os desenhos em 2D impressos nas tradicionais folhas de papel que circulavam no chão de fábrica também passou por melhorias e certamente vai atrair mais usuários. “Hoje com um click é possível publicar o projeto em 3D com toda a documentação e orientações para a fabricação do produto e isso pode reduzir os erros de fabricação em até 95%”, disse Hendler.

Loja da Shutz projetada pela Viecelli  Móveis no SolidWorks que reduziu erros de fabricação em 99%

Loja da Shutz projetada pela Viecelli Móveis no SolidWorks que reduziu erros de fabricação em 99%

A Viecelli Móveis, especializada em móveis para lojas de alto padrão, é uma das empresas que já contabiliza os benefícios alcançados com a tecnologia MBD. Segundo Cristiano Lautert, do departamento de engenharia, com a eliminação total das folhas de papel na fábrica de móveis em Canoas, RS e na unidade de montagem em São Paulo fez com que os erros de projeto caíssem 99% e as dúvidas sobre projetos 90%.

Além disso, o SolidWorks permite checar 100% dos itens do projeto antes de envia-los para montagem na loja. Tudo isso fez com que o tempo de montagem dos móveis nas lojas, que antes levava em média de 4 a 5 dias, caísse para 1 ou 2 dias.

A Viecelli utiliza alguns produtos do portfólio SolidWorks como o CAD 3D, o eDrwains, entre outras soluções que possibilitaram a integração de todos os processos da empresa desde a engenharia até o cliente final, passando pela manufatura, fornecedores, arquitetos, todos com acesso online aos dados do projeto.

Assim, enquanto a manufatura recebe informações do projeto com orientações sobre a fabricação e montagem geradas a partir do CAD 3D, com o auxílio da tecnologia Model Based Definition, os fornecedores, arquitetos e clientes acompanham o projeto fazendo visualizações pelo eDrawing. Esses são apenas alguns dos benefícios obtidos com a chegada do SolidWorks que, segundo Cristiano Lautert, aumentou drasticamente a produtividade nos processos de projeto, fabricação e montagem dos móveis.

Loja da Arezzo projetada pela Viecelli no SolidWorks que reduziu erros de fabricação em 99%

Loja da Arezzo projetada pela Viecelli no SolidWorks que reduziu erros de fabricação em 99%

VEJA MAIS DETALHES DO SOLIDWORKS 2016

Baseado na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, o ambiente integrado de design 3D do SolidWorks 2016 abrange todos os aspectos de desenvolvimento do produto e traz mais de 600 melhorias solicitadas pelos usuários como facilidades para planificar qualquer superfície, visualizar e ajudar a validar o desempenho do projeto, além de ferramentas para comunicar de forma mais eficiente com o chão de fábrica, para criar rapidamente imagens com qualidade de marketing e acessar mais facilmente os comandos.

 

FOCO NO DESIGN, NÃO NO SOFTWARE

O release 2016 do SolidWorks acelera o processo de design, reduz o tempo e o esforço para alcançar a geometria desejada, melhora a flexibilidade de modelagem e facilita o acesso aos comandos graças às seguintes melhorias e novas features:

Filetes de Arestas com Curvatura Contínua – Cria transições suaves ou filetes de “curvatura contínua” de forma mais rápida para todos os tipos de filete, incluindo tamanhos assimétricos e variáveis.

Comando Varredura – Cria formas complexas com varreduras de forma mais rápida, com resultados melhores, mais confiáveis e previsíveis. Cria automaticamente perfis circulares em seções, com varreduras bidirecionais em uma ou em ambas as direções.

Assistente de Criação de Roscas – Comando rápido e fácil de usar que auxilia na criação de modelo padrão com precisão, além de rosqueamentos personalizados.

Trilhas de Seleção – Acessa qualquer modelo de forma rápida e fácil sem procurar na árvore de recursos e reduz os movimentos do cursor do mouse na localização destas informações. 

RESOLVENDO PROBLEMAS COMPLEXOS DE FORMA RÁPIDA

O SolidWorks 2016 traz soluções que tornam as análises mais eficiente ajudando a resolver problemas complexos, visualizar e verificar a funcionalidade, e encontrar erros potenciais antes que eles ocorram. Veja abaixo algumas dessas soluções:

Ferramentas inovadoras de simulação de projetos – Aumentam o controle e discernimento sobre o sequenciamento da operação, cargas, movimentos da peça, forças necessárias e resultado da qualidade de malha em dados de desempenho confiáveis.

Planificador de geometrias – Planifica de forma fácil e rápida as geometrias mais complexas para a fabricação, identifica facilmente deformações ao conformar as superfícies novamente em 3D e introduz cortes de alívio à planificação para suavizar estiramento e compressão excessivos.

SIMPLIFICANDO O PROCESSO PARALELO DE PROJETO

O SolidWorks 2016 permite comunicar, colaborar e trabalhar simultaneamente com equipes, disciplinas, clientes e fornecedores de projeto mecatrônico, projeto simultâneo e projeto simplificado entre engenharias elétrica e mecânica graças às features e melhorias abaixo:

Controlador de Posicionamentos – Semelhante a um controle de jogo, opera de forma fácil e intuitiva, permitindo criar e animar movimentos complicados com cálculo, controle e recursos de visualização.

eDrawings – Aperfeiçoa a colaboração e a comunicação dos projetos em todo o desenvolvimento do produto, permitindo avaliar consistentemente o projeto, navegando entre documentos e visualizando os modelos de forma mais precisa.

CONTROLE O PROJETO ATÉ A FABRICAÇÃO

O release 2016 permite criar resultados mais detalhados para a fabricação e encurta o processo de desenvolvimento dos produtos, poupando tempo e reduzindo erros graças às melhorias e novas features abaixo:

Melhorias no SolidWorks MBD – A solução MBD (Model Based Definition) traz ferramentas que permitem o usuário definir, organizar e publicar as especificações de fabricação diretamente em 3D, eliminando as ambiguidade e discrepâncias dos desenhos em 2D.

SolidWorks Visualize (ex-Bunkspeed) – O novo aplicativo do portfólio SolidWorks 2016 gera gráficos de alta qualidade que acompanham o produto desde a concepção até o consumidor final ajudando os usuários a tomar melhores decisões de projeto.

Para saber mais sobre o SolidWorks 2016 acesse: http://www.solidworks.com/launch

Veja também aqui no CADxpert diversos vídeos apresentando as novidades do SolidWorks 2016: http://bit.ly/1KQQZhH

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar